Polêmicas: as listas de melhores e maiores

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Eric Rafael Alves
Enviar correções  |  Ver Acessos

Uma das coisas que mais geram controvérsia no mundo do Rock/Metal são as famosas listas de maiores e melhores. Nunca vi uma cujos comentários a respeito tenham sido de plena satisfação, sempre falta "aquele" ou é injusto "esse" na frente "desse". Pior ainda é quando essas listas se julgam definitivas, praticamente todos discordam de pelo menos metade delas. Elas nunca estarão completamente certas, mas nem por isso estão completamente erradas, é preciso analisá-las, acima de tudo, pela proposta e pelos critérios utilizados.

Fotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do SepulturaJohnny Depp: a banda que poderia ter desbancado o Guns

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pra exemplificar algumas diferenças que geralmente ocorrem nelas, vou usar o saudoso Ronnie James Dio para fazer comparação com outros artistas. Além de ser meu músico preferido, sempre gerou protestos nas listas de vocalistas (seja por estar entre os primeiros, seja por estar entre os últimos). Gostaria de acrescentar que os demais que vou citar não estou julgando como melhores ou piores que ele, todos possuem sua importância, mas me baseio nas próprias reclamações que vejo em comentários de tais listas e no que entendo do assunto pra poder comparar.

Antes de qualquer coisa, é preciso saber de onde vem a lista. Tem uma grande diferença se ela foi feita por uma revista especializada, um site, uma rádio ou um programa de TV. Em segundo lugar, saber quem fez a lista: críticos do veículo em questão, especialistas no assunto que foram consultados a respeito ou simplesmente votação do público através de enquetes. Levemos em consideração que através de votação do público Dio só figurará entre os melhores se for um veículo de nicho ou de temática mais underground, pois se for mainstream e aberto a qualquer um participar esqueçam de ver ele no Top Ten (e com certeza algum vocalista de banda do momento estará na frente).

Digamos que a lista é feita pelo público/leitores/assinantes. Tenham em mente que nenhuma lista que envolva participação do público em geral vai ter Dio nos primeiros lugares. Mesmo que seja feita por fãs fiéis e conhecedores da história do Heavy Metal (esses consequentemente lembrarão a importância de Dio, mesmo não sendo em primeiro lugar), terá também parcela significativa daqueles que recém estão conhecendo a cena, bem como "posers que só ouvem música comercial" e talvez até uns pagodeiros. Ah, sem esquecer os trolls que vão votar em Jonas Brothers e Justin Bieber como ícones do Heavy Metal nos anos 80.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bem, a lista é feita por especialistas no assunto e sem participação de público. Nesse caso a primeira coisa (antes de começar a reclamar) é ver qual o título da lista. É de melhores do Rock ou melhores do Metal? Se for do Metal é quase essencial que Dio apareça entre os 20 primeiros, se for do Rock ela fica mais abrangente, e não se torna uma heresia quando aparece Mick Jagger antes dele (O quê? Mick Jagger melhor que Dio? Lista de pagodeiros!). Mas aí entram em questão os critérios escolhidos para julgar (e a maioria das listas diz quais foram antes da divulgação). Além, claro, do gosto pessoal dos "especialistas".

Caso seja uma lista de melhores com critério a potência e técnica vocal, Dio certamente irá aparecer, embora provavelmente não seja em primeiro. Bruce Dickinson, Rob Halford, Ian Gillan e Robert Plant costumam encabeçar as listas desse tipo. Se o critério for presença de palco Dio talvez não figure nos 10 primeiros pois, mesmo que ele dominasse o show com carisma e simpatia, o showman Fred Mercury ou o Madman Ozzy Osbourne são justificáveis na frente dele. Se os critérios forem a obra musical e sua importância pra história do Rock/Metal Dio obrigatoriamente deve aparecer no Top 10 de qualquer pessoa lúcida. Não digo isso apenas por ser fã, mas baseado em fatos, devido a sua carreira primorosa (o que ele fez no Rainbow, Sabbath e no DIO é essencial pra qualquer Banger que se preze).

Entretanto, os critérios que mais geram rebuliço levam em consideração aspectos comerciais, reconhecimento na grande mídia e polêmicas marketeiras. Se for uma lista de artistas do Rock/Metal com relação a vendas de álbuns ou números dos shows, é pouco provável que Dio apareça, pois nunca foi campeão nesses aspectos. Isso explica, por exemplo, se Axl Rose aparecer na frente dele, mesmo que qualquer fã com um pouco de conhecimento saiba que Dio era muito superior em técnica vocal (isso não exclui as qualidades vocais do Senhor Rose, mas não dá pra dizer que ele é melhor nesse embate, convenhamos...).

Se o critério for reconhecimento na mídia ou influência no mainstream, Dio toma uma lavada de muitos vocalistas de bandas consideradas inferiores pelos fãs do Metal. Com sorte ele aparece entre os 50 melhores. Isso quer dizer que Kurt Cobain do Nirvana ou Billie Joe do Green Day estarão na frente dele, mesmo que não haja comparação na qualidade vocal que distancia Dio desses dois (novamente, não estou desmerecendo esses vocalistas, são apenas exemplos contraditórios).

Todos os critérios que citei são os geralmente utilizados pra fazer uma lista de maiores ou melhores vocalistas, mas estão longe de serem os únicos. Há muitos outros aspectos para levar em consideração, e se forem listas de melhores bandas/guitarristas/tecladistas/rodies eu faria um texto de 100 páginas. É bem mais complexo do que aparenta, não se resume a juntar as pessoas numa mesa e falarem aleatoriamente nomes.

Nunca existirá uma lista definitiva de maiores ou melhores, são questões muito subjetivas e que variam entre cada um, de acordo com o gosto pessoal. Pra mim Dio figura em primeiro lugar na lista de melhores vocalistas de todos os tempos, pra você que está lendo este texto ele talvez nem chegue nos 50 melhores. E, se acha a lista da "revista tal" uma porcaria sem sentido, muito provavelmente outras pessoas pensariam a mesma coisa se você divulgasse a sua lista pessoal de melhores.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Fotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do SepulturaFotos de Infância
Max e Igor Cavalera, do Sepultura

Johnny Depp: a banda que poderia ter desbancado o GunsJohnny Depp
A banda que poderia ter desbancado o Guns


Sobre Eric Rafael Alves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline