Café com Ócio pergunta: cadê o rock brasileiro?
Por Carlos Eduardo Garrido
Fonte: Café com Ócio
Postado em 24 de outubro de 2010
Sabe aquele velho Rock nacional? Aquele que fez sucesso nos anos 70, 80 e até 90? Então, gostaria de saber onde ele foi parar. Hoje em dia o que se vê dentro desse cenário são apenas bandas Emo ou Coloridas (que no fim das contas, dá na mesma). Mas nosso país já foi prolifero em boas bandas do estilo. Como ULTAJE A RIGOR, LEGIÃO URBANA, IRA!, RAUL SEIXAS, MUTANTES, TITÃS, PARALAMAS DO SUCESSO, BARÃO VERMELHO, TAFFO, PLEBE RUDE, etc... Esse pessoal fazia música com mais profundidade do que as atuais, com mais conteúdo. Algumas mais psicodélicas e progressivas, outras mais punk ou mais puxadas pro bom e velho rock n roll. Independente do estilo em si, todas tinham algo a dizer.
Hoje, nomes como FRESNO, NXZERO, RESTART, CINE, HEVO 84 e tantas outras tão genéricas quanto estas, fazem letras com somente um tema. Todas sobre amor. Mas de uma forma brega e superficial. Escrever músicas com essa temática é sempre válido, pois, esse é um sentimento pelo qual todos procuramos e crescemos com ele, você admitindo ou não. Porém, o que essas bandas da moda fazem não passa de choradeira. Não é algo profundo, nem belo. De qualquer forma, há muitas outras coisas para expressar numa canção, principalmente dentro do rock, mas não é o que parece.
Aquele rock brasileiro, cantado em português, feito com honestidade e garra parece mesmo ter sumido. Mas ainda existe esperança. Entretanto, como tudo o que é bom, culturalmente falando, você não encontrará mais na grande mídia e sim no underground. Já que nos últimos anos vem surgindo alguns bons nomes com propostas bastante interessantes. Como é o caso dos cariocas do MATANZA, que conseguem surpreender tanto musicalmente, como em suas letras. O som é um hardcore que beira o heavy metal, misturado com música caipira estadunidense. Já as letras possuem temática de faroeste, cerveja e briga, e caem como uma luva na sonoridade do grupo.
A banda EXXÓTICA é mais uma com letras inteligentes e som bem trabalhado. Nas músicas são abordados temas dos mais diversos. Existem letras que te fazem pensar, letras de protesto, canções de amor, histórias de terror, cotidiano e até de curtição. Todas bem compostas. Musicalmente o que se ouve é um hard rock vigoroso de primeira linha.
Outros nomes muito bem falados na cena underground são MOTOROCKER, ADRENZALIZE, CARRO BOMBA e BARANGA. Todos com um som muito legal e letras bem sacadas, que na maioria das vezes seguem por caminhos como mulher, bebedeira, carros e diversão em geral. Bandas muito boas e que valem à pena conhecer. É diversão na certa, pode ter certeza.
Como se já não estivesse extremamente explicito que nosso rock brazuca tem salvação, temos grandes nomes na cena cristã também. Como OFICINA G3, METAL NOBRE e ROSAS DE SARÓN. Que mostram que nossa cena roqueira é muito forte, mesmo que longe dos holofotes, que se estende até às canções religiosas.
É uma pena que a mídia fique longe das coisas boas que nosso Rock n Roll tem para oferecer. Se continuar do jeito que vai, nossos bitolados jovens nunca vão ter acesso a essas músicas, pois, escutam apenas aquilo que está em na moda. E não chegam a conhecer nem mesmo aquelas bandas grandes do passado. A não ser aquelas que estão na ativa até hoje, mas que atualmente também não mantém a mesma qualidade. Azar o deles.
PS: o texto se refere apenas ao Rock Nacional propriamente dito. Já que no chamado Rock Pesado (Heavy Metal), nosso país está muito bem servido e representado mundialmente.
Veja e ouça algumas dessas novas bandas nos vídeos abaixo:
Motorocker – Igreja Universal do Reino do Rock
Exxótica – Boca do Lixo (Rua Aurora, 72)
Carro Bomba – Punhos de Aço
Oficina G3 – Incondicional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Whiplash divulga "Bullet Train", faixa de seu próximo disco de estúdio
O grupo vocal dos anos 1980 que perdeu espaço para a onda do rock nacional
Morre aos 79 anos Angry Anderson, vocalista do Rose Tattoo
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel
Metal Hammer ranqueia todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor
James Hetfield enviou mensagem de apoio quando Dave Mustaine estava com câncer
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os profundos arrependimentos de Davild Gilmour em relação ao saudoso Syd Barrett
Quem é o Jack citado na música "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones?

Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Onde vende a régua para medir se uma música é boa ou ruim?
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O heavy metal continua proporcionando momentos inesquecíveis
A difícil arte de escolher os melhores discos de Heavy Metal
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?



