O guitarrista "lento" que o inocente Marcelo Barbosa achava que era fácil de tocar
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de setembro de 2023
Jeff Beck foi um lendário guitarrista britânico que se destacou no mundo da música desde a década de 1960. Ele é conhecido por sua técnica, interpretação única e habilidades inovadoras na guitarra elétrica, influenciando uma geração de músicos com seu estilo eclético que abrange o rock, blues e jazz.
Já Marcelo Barbosa é um renomado guitarrista brasileiro, mais conhecido por seu trabalho como membro da banda de power metal progressivo Angra. Com habilidades excepcionais na guitarra, Marcelo contribuiu significativamente para o som distintivo da banda.
Angra - Mais Novidades
Em entrevista ao Prática na Prática, Marcelo Barbosa explicou que quando era mais jovem achava Jeff Beck fácil de tocar na guitarra porque ele próprio era mais inocente.
"Jeff Beck, ele realmente se destacou na interpretação e no timbre, e depois seguiu por um caminho onde, quando você ouve uma nota, sabe que é ele. Ele é realmente único e especial nesse sentido.
E também de uma outra perspectiva, acho que são coisas difíceis, mas diferentes agora, dentro do contexto de música. Há uma diferença em termos de velocidade, há pessoas que o fazem bem e outras que não o fazem tão bem.
Então, não se trata da quantidade de notas, a questão não é essa. Acredito que você pode escolher qualquer uma dessas abordagens, e existem muitas outras. Você sempre encontrará coisas incrivelmente belas e bem executadas, e também coisas que você pode pensar ‘não chegou lá ainda’.
Eu acho que, quando somos mais jovens, somos mais ingênuos em relação a algumas coisas, e essa ingenuidade às vezes faz você ouvir alguém como Jeff Beck e pensar "isso é fácil, né?". Eu era inocente nesse sentido. Mas à medida que você aprimora sua audição, começa a entender o que está acontecendo ali, e percebe que há muito mais por trás disso".
Quem é o melhor guitarrista para Marcelo Barbosa?
De tempos em tempos, surgem enquetes que buscam eleger o "melhor guitarrista de todos os tempos". No entanto, Marcelo Barbosa, membro do Angra, compartilhou sua reflexão sobre o assunto em uma postagem no Instagram oficial.
Ele expressou seu entendimento limitado desses rankings e sua falta de interesse neles, apesar de ter conquistado o primeiro lugar no Brasil em algumas ocasiões. Marcelo levantou questões intrigantes: o que define o melhor guitarrista? É aquele que mais gostamos, o que tem a maior base de fãs para votar, o mais veloz, o que compõe as músicas mais belas ou aquele que improvisa com maestria em harmonias complexas?
Ele enfatizou a necessidade de definir critérios claros em primeiro lugar. Além disso, destacou que a arte não deve ser encarada como uma competição esportiva na qual um vencedor implica necessariamente perdedores.
Embora reconheça e admire muitos guitarristas, tendo os seus favoritos, Marcelo ressaltou que ser o melhor, mesmo aos seus olhos, não implica automaticamente ser o melhor de forma geral, destacando que a música não deve ser criada com o objetivo de superar os outros, mas sim de expressar a individualidade artística. Essas reflexões questionam a validade e a relevância dessas classificações, enfatizando a subjetividade e diversidade da apreciação musical.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Silenoz diz que ex-membros "pegaram carona" no nome do Dimmu Borgir
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"


Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Fabio Lione revela característica que não curte nas vozes de Andre Matos e Tarja Turunen
Medicina, Direito e Comunismo: Rafael Bittencourt explica a origem de seu nome artístico


