O guitarrista "lento" que o inocente Marcelo Barbosa achava que era fácil de tocar
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de setembro de 2023
Jeff Beck foi um lendário guitarrista britânico que se destacou no mundo da música desde a década de 1960. Ele é conhecido por sua técnica, interpretação única e habilidades inovadoras na guitarra elétrica, influenciando uma geração de músicos com seu estilo eclético que abrange o rock, blues e jazz.
Já Marcelo Barbosa é um renomado guitarrista brasileiro, mais conhecido por seu trabalho como membro da banda de power metal progressivo Angra. Com habilidades excepcionais na guitarra, Marcelo contribuiu significativamente para o som distintivo da banda.
Angra - Mais Novidades
Em entrevista ao Prática na Prática, Marcelo Barbosa explicou que quando era mais jovem achava Jeff Beck fácil de tocar na guitarra porque ele próprio era mais inocente.
"Jeff Beck, ele realmente se destacou na interpretação e no timbre, e depois seguiu por um caminho onde, quando você ouve uma nota, sabe que é ele. Ele é realmente único e especial nesse sentido.
E também de uma outra perspectiva, acho que são coisas difíceis, mas diferentes agora, dentro do contexto de música. Há uma diferença em termos de velocidade, há pessoas que o fazem bem e outras que não o fazem tão bem.
Então, não se trata da quantidade de notas, a questão não é essa. Acredito que você pode escolher qualquer uma dessas abordagens, e existem muitas outras. Você sempre encontrará coisas incrivelmente belas e bem executadas, e também coisas que você pode pensar ‘não chegou lá ainda’.
Eu acho que, quando somos mais jovens, somos mais ingênuos em relação a algumas coisas, e essa ingenuidade às vezes faz você ouvir alguém como Jeff Beck e pensar "isso é fácil, né?". Eu era inocente nesse sentido. Mas à medida que você aprimora sua audição, começa a entender o que está acontecendo ali, e percebe que há muito mais por trás disso".
Quem é o melhor guitarrista para Marcelo Barbosa?
De tempos em tempos, surgem enquetes que buscam eleger o "melhor guitarrista de todos os tempos". No entanto, Marcelo Barbosa, membro do Angra, compartilhou sua reflexão sobre o assunto em uma postagem no Instagram oficial.
Ele expressou seu entendimento limitado desses rankings e sua falta de interesse neles, apesar de ter conquistado o primeiro lugar no Brasil em algumas ocasiões. Marcelo levantou questões intrigantes: o que define o melhor guitarrista? É aquele que mais gostamos, o que tem a maior base de fãs para votar, o mais veloz, o que compõe as músicas mais belas ou aquele que improvisa com maestria em harmonias complexas?
Ele enfatizou a necessidade de definir critérios claros em primeiro lugar. Além disso, destacou que a arte não deve ser encarada como uma competição esportiva na qual um vencedor implica necessariamente perdedores.
Embora reconheça e admire muitos guitarristas, tendo os seus favoritos, Marcelo ressaltou que ser o melhor, mesmo aos seus olhos, não implica automaticamente ser o melhor de forma geral, destacando que a música não deve ser criada com o objetivo de superar os outros, mas sim de expressar a individualidade artística. Essas reflexões questionam a validade e a relevância dessas classificações, enfatizando a subjetividade e diversidade da apreciação musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Derrick Green posta foto pra lá de aleatória, em que aparece ao lado de Felipe Dylon
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera

Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro


