Filme produzido por Bono Vox
Por Carlos Roberto Merigo Filho
Postado em 28 de maio de 2000
Estreou na sexta-feira, dia 26, o filme "O Hotel de um Milhão de Dólares" (The Million Dollar Hotel, Alemanha, Inglaterra, EUA, 2000), vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim. Considerado um dos filmes mais curiosos dos últimos tempos, é estrelado por Mel Gibson (Coração Valente), um dos mais bem pagos atores de Hollywood, e dirigido pelo cineasta alemão Win Wenders, um dos diretores mais cults da atualidade, que ficou conhecido por produções como 'O Amigo Americano'' e ''Paris, Texas".
O roteiro foi escrito pelo líder do U2, Bono Vox. Que produziu também a trilha sonora do filme, incluindo a inédita "The Ground Beneath Her Feet". As parcerias entre Wim Wenders e Bono não são novidades. Há dez anos, Wenders dirigiu o clipe da canção "Night and Day", de Cole Porter, gravada por Bono no disco beneficente Red Hot + Blue, e usou as músicas do U2 em três filmes: "Até o Fim do Mundo", "Tão longe, Tão Perto" e "Fim da Violência". Bono ainda aparece como figurante no filme.
Bono começou a pensar no roteiro quando o U2 estava gravando o clip de ''Where the Streets Have no Name'' no telhado do Hotel Million Dollar, que fica no centro de Los Angeles. Ele ficou impressionado com o prédio antigo, principalmente por causa do enorme letreiro de ferro instalado na cobertura com os dizeres ''Million Dollar Hotel''.
''Eu e 'The Edge' ficamos no telhado sem conseguir acreditar que aquele hotel chamou mesmo The Million Dollar Hotel. É típica coisa de americano, pensamos''. conta Bono.
''Mais parecia nome de livro, de poema, ou de uma peça. Entre um prédio e outro havia o espaço de três metros. E nós acreditávamos que podíamos pular'', acrescenta o líder do U2.
Depois disso Bono começou a colocar suas idéias no papel e apresentou para Win Wenders, que tinha acabado de realizar o documentário ''Buena Vista Social Club'', indicado ao Oscar 2000. Mel Gibson gostou da história e entrou no elenco tornando-se também co-produtor do projeto, através da sua produtora, a Icon.
Na elaboração do roteiro, Bono contou com ajuda de Nicholas Klein (o mesmo de ''O Fim da Violência''). Inicialmente a história seria uma ficção científica, mas os custos inviabilizariam o projeto, que passou por várias transformações até chegar em seu resultado final. Um filme de baixo orçamento, rodado em 35 dias, e que apesar da presença de Mel Gibson é um filme distanciado dos grandes públicos, podendo ser considerado um "cult"
O filme conta a história de um detetive que vai investigar uma morte misteriosa num hotel chamado ''The Million Dollar Hotel''. O hotel propriamente dito é um ambiente caótico onde vivem loucos, vagabundos, prostitutas, bandidos, bêbados e toda uma leva de pobres-diabos abandonados a própria sorte. Nesse ambiente, mora um artista plástico, filho de boa família, que aparece morto, caindo da sacada do prédio.
Suspeita-se de homicídio e um agente do FBI, protagonizado por Mel Gibson, vai tentar desvendar o mistério. Para isso o personagem de Gibson terá que investigar o caso nesse cenário sórdido, entre todos os lunáticos que vivem no hotel. Entre eles o maluquinho, e narrador da história, Tom Tom (Jeremy Davis, de o "O Resgate do Soldado Ryan) e Eloise, uma prostituta de bom coração (Mila Jovovich, de o "O Quinto Elemento" e "Joana d'Arc").
Um dos personagens que chama atenção é o louco Dixie (Peter Stormare, de "Fargo"). Confinado num dos pequenos quartos do hotel, ele acredita piamente que é o quinto "beatle", vestindo-se, cantando e falando com um hilário sotaque britânico como se fosse John Lennon em pessoa. Ele diz ser o "The Walrus" (A Morsa), afirmando ter composto todas as músicas dos Beatles e nunca ter recebido um centavo de direitos autorais. Em uma das cenas, quando Gibson vai interroga-lo, o agente pega o álbum "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" e Dixie pergunta para o investigador: "Me explica...como é que não colocaram minha foto nesse disco?"
No final do filme ele ainda faz um cover da canção "I Am The Walrus", algo como "Eu sou a Morsa", que possui uma letra simplesmente incompreensível e encaixa perfeitamente no enredo do filme.
Nesse vigésimo filme de Win Wenders, como sempre acontece em suas produções, não se deve esperar uma interpretação simples e clara dos fatos. O que se vê é uma mistura de policial noir, comédia maluca e romantismo juvenil. Requer um pouco de paciência extra, pois em certos momentos a trama acaba se tornando enfadonha. Foi estigmatizado pela crítica, mas apesar de suas limitações "O Hotel De Um Milhão de Dólares" é um filme para ser curtido de coração aberto e sem esperar uma história certinha com começo, meio e fim. Abra sua mente e se deixa levar até o limiar da loucura.
O HOTEL DE UM MILHÃO DE DÓLARES
Título Original: The Million Dollar Hotel
País de Origem: EUA/Alemanha/Inglaterra
Ano: 2000
Duração: 122 minutos
Diretor: Wim Wenders
Roteiro: Bono Vox
Elenco: Jeremy Davies, Mel Gibson, Milla Jovovich, Jimmy Smits, Peter Stormare, Amanda Plummer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps