Wingspan estréia nos EUA
Por Márcio Ribeiro
Postado em 12 de maio de 2001
Ontem, sexta-feira, dia 11 de maio, o público americano pôde assistir a estréia mundial de Wingspan, o documentário sobre Wings, banda de Paul e Linda McCartney, durante a década de setenta. Com produção e direção de Alistair Donald, marido de Mary McCartney Donald, filha mais velha do casal, que assina a co-produção do projeto. Paul e Linda McCartney recebem crédito por produção executiva.
O documentário, a princípio, é um artifício para ajudar a promover a coletânea dos melhores sucessos dos Wings, compilados em um CD duplo, também chamado Wingspan. Porém o filme oferece, de uma forma simples, uma conversa entre Paul e Mary, pai e filha, onde se conta toda a história do encontro entre Paul e Linda, a saída dos Beatles, e a idéia inicial atrás do surgimento dos Wings. A narrativa também inclui entrevistas antigas onde Linda McCartney também pode participar "ativamente" do projeto.
Um filme obrigatório para Beatlemaníacos e Paul aficcionados de plantão, mas é também um agradável passeio pela música da banda pelos anos 70. Em pouco mais de 60 minutos de sua duração, pode-se assistir dezenas de cenas inéditas do casal, da família e da banda, ora conversando com a imprensa, ora tocando em ensaios ou ao vivo.
Embora várias das músicas evidentemente serão encontradas no CD, as versões em quase 90% dos casos são alternativas, a maioria sendo ao vivo. Evidente para comportar tanta música em tão pouco tempo e ainda manter uma narrativa, as canções tem duração de aproximadamente 15 segundos cada. Nelas podemos ver um pedaço de um clip raro de "My Carnaval", a gravação de voz de 1985, a banda ensaiando "The Mess", ao vivo como Big Barn Bed, um dueto no jardim entre Paul e Linda cantando I Am Your Singer, e muito, muito mais.
Wingspan, o documentário, é possivelmente o melhor trabalho de Paul McCartney, feito especialmente para televisão, desde o seu primeiro, o James Paul McCartney de 1973, feito para promover "Red Rose Speedway". Resta torcer que algum canal brasileiro retransmita sem perder muito na dublagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Apoio de Fred Durst à Rússia faz Limp Bizkit ter show cancelado na Estônia
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Dave Mustaine acha que último disco do Megadeth é o melhor da banda em décadas
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Os três baixistas que influenciaram o saudoso Canisso, do Raimundos
"Tínhamos limitações nas músicas que poderíamos colocar em nosso set", afirma Mustaine
A música do Iron Maiden que não fez sucesso por tema ser desconhecido fora da Inglaterra

A banda feminina que foi grande fonte de inspiração para os primeiros anos dos Beatles
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
A música de Frank Sinatra que é a favorita de Paul McCartney dos Beatles
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O que Ringo Starr dizia de seu antecessor; "nunca senti que ele fosse um grande baterista"
Paul McCartney morreu mesmo em 1966? O próprio - ou seu sósia - responde
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
O hit dos Beatles de John Lennon que Paul McCartney se recusou a cantar: "Ah, vá se..."
A banda punk que foi o "Beatles de sua geração", para Anthony Kiedis



