Wingspan estréia nos EUA
Por Márcio Ribeiro
Postado em 12 de maio de 2001
Ontem, sexta-feira, dia 11 de maio, o público americano pôde assistir a estréia mundial de Wingspan, o documentário sobre Wings, banda de Paul e Linda McCartney, durante a década de setenta. Com produção e direção de Alistair Donald, marido de Mary McCartney Donald, filha mais velha do casal, que assina a co-produção do projeto. Paul e Linda McCartney recebem crédito por produção executiva.
O documentário, a princípio, é um artifício para ajudar a promover a coletânea dos melhores sucessos dos Wings, compilados em um CD duplo, também chamado Wingspan. Porém o filme oferece, de uma forma simples, uma conversa entre Paul e Mary, pai e filha, onde se conta toda a história do encontro entre Paul e Linda, a saída dos Beatles, e a idéia inicial atrás do surgimento dos Wings. A narrativa também inclui entrevistas antigas onde Linda McCartney também pode participar "ativamente" do projeto.
Um filme obrigatório para Beatlemaníacos e Paul aficcionados de plantão, mas é também um agradável passeio pela música da banda pelos anos 70. Em pouco mais de 60 minutos de sua duração, pode-se assistir dezenas de cenas inéditas do casal, da família e da banda, ora conversando com a imprensa, ora tocando em ensaios ou ao vivo.
Embora várias das músicas evidentemente serão encontradas no CD, as versões em quase 90% dos casos são alternativas, a maioria sendo ao vivo. Evidente para comportar tanta música em tão pouco tempo e ainda manter uma narrativa, as canções tem duração de aproximadamente 15 segundos cada. Nelas podemos ver um pedaço de um clip raro de "My Carnaval", a gravação de voz de 1985, a banda ensaiando "The Mess", ao vivo como Big Barn Bed, um dueto no jardim entre Paul e Linda cantando I Am Your Singer, e muito, muito mais.
Wingspan, o documentário, é possivelmente o melhor trabalho de Paul McCartney, feito especialmente para televisão, desde o seu primeiro, o James Paul McCartney de 1973, feito para promover "Red Rose Speedway". Resta torcer que algum canal brasileiro retransmita sem perder muito na dublagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
The Cure: 5 bandas que o vocalista Robert Smith já declarou odiar
O álbum do Iron Maiden considerado por Bruce Dickinson fraco e por Steve Harris forte
Bandas Iniciantes: 17 maneiras de assassinar sua carreira musical
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio
O megahit dos Beatles que inspirou Bon Jovi a lançar novo álbum: "Por que não?"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
Quando Michael Jackson traiu a amizade que tinha com Paul McCartney
O motivo pelo qual George Harrison odiava o movimento hippie: "Vagabundos hipócritas"



