George Harrison (*1943 +2001)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 30/11/01. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


É com muita tristeza que nós do Whiplash noticiamos que GEORGE HARRISON infelizmente perdeu sua luta contra o câncer de pulmão, e faleceu ontem (29/11) às 13:30, na residência de um amigo em Los Angeles, Gavin De Becker, ao lado da mulher, Olivia, e do filho, Dhani.
5000 acessosSlipknot: veja a evolução das máscaras de cada integrante da estreia aos dias atuais5000 acessosVídeo: ex-rockeiro explica o real significado da mão chifrada

George Harrison era o caçula dos Beatles; nascido em 25 de fevereiro de 1943 em Liverpool, filho de um motorista de ônibus e uma dona de casa, teve dois irmãos e uma irmã. Conheceu Paul McCartney na escola, e aos 14 anos de idade, passou a acompanhar a banda The Quarrymen, que contava também com John Lennon, no qual acabaria ingressando poucos meses depois, quando já se chamavam Johnny & The Moondogs.


Em 1962, com o ingresso de Ringo Starr e já como Beatles, George passa a dividir os vocais com John e Paul. Com o tempo, apesar do monopólio das canções escritas por Lennon e McCartney, Harrison emplaca alguns clássicos, principalmente "Something", única música do quarteto gravada por Frank Sinatra. Com o tempo, se aprofundou na música indiana, tendo composto várias canções com influência daquela cultura.

Durante as filmagens de "A Hard Day's Night", conhece a modelo Patty Boyd, com o qual viria a se casar em janeiro de 1966, união esta que duraria até 1977, quando Patty resolve trocá-lo por seu amigo, Eric Clapton. No ano seguinte, se casa com Olivia Arias, que o acompanharia até a morte.


Logo após a separação dos Beatles, edita um álbum triplo, o "All Things Must Pass", composto basicamente de canções não aproveitadas pela sua ex-banda, e que foi seu maior sucesso comercial. No ano seguinte, organiza em Nova Iorque um mega-concerto a favor do povo de Bangladesh, que contou com a participação de astros como Eric Clapton, Bob Dylan e outros.


Em 1973 lança o álbum "Living In The Material World", que emplacaria o hit "Give Me Love". Em 1976, cria sua própria gravadora, a Dark Horse, e em 1979 a Hand Made, produtora de filmes que lançou títulos como "A Vida de Brian", do grupo Monty Python.


Em 1988, lança dois discos com o Traveling Wilburys, supergrupo caipira que contava com Bob Dylan, Tom Petty, Roy Orbison e Jeff Lyne. E em 1995 se junta aos seus ex-companheiros de banda para lançar "The Beatles Anthology", pacote com vídeo-documentário e três CDs com canções inéditas e versões alternativas de clássicos do grupo.

Há dois anos, Harrison sofreu uma tentativa de assassinato, quando foi esfaqueado por um homem que invadiu sua casa em Henley on Thames, situada a oeste de Londres. Em 2000, junto com Paul McCartney e Ringo Starr, lança a biografia oficial da banda, o livro "The Beatles Anthology"

O último projeto de Harrison foi o relançamento do "All Things Must Pass" em fevereiro deste ano, em CD duplo e com cinco faixas inéditas. Em julho deste ano, anunciou que havia sido operado de câncer, e que estava se tratando na Suíça, tendo supostamente superado a doença...


Em "My Sweet Lord", Harrison canta os seguintes versos:

(...)I really wanna see you
Really want to be with you
Really want to see you lord
But it takes so long, my lord(...)

Infelizmente ele estava enganado, e não levou tanto tempo assim...

Rest in Peace, George! We all know that all things must pass...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Morte de George Harrison

1022 acessosEstado de George Harrison é grave392 acessosMick Jagger fala sobre George Harrison2321 acessosViúva de George Harrison fala sobre morte do ex-beatle702 acessosGeorge Harrison deixou US$ 153 milhões em testamento267 acessosFamília de ex-Beatle George Harrison processa médico642 acessosViúva de George Harrison afirma que vai vê-lo de novo5000 acessosEm 29/11/2001: George Harrison, guitarrista dos Beatles, morre de câncer no pulmão2022 acessosGeorge Harrison: viúva recusa homenagem ao marido1179 acessosGeorge Harrison: jardim memorial em homenagem ao ex-Beatle0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de George Harrison"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de George Harrison"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

SlipknotSlipknot
Veja a evolução das máscaras de cada integrante da estreia aos dias atuais

VídeoVídeo
Ex-rockeiro explica o real significado da mão chifrada

David BowieDavid Bowie
Conheça 60 fatos da vida do cantor, ator e artista britânico

5000 acessosVocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock5000 acessosPink Floyd: a história por trás de "Animals"5000 acessosFotos de Infância: Cliff Burton, do Metallica5000 acessosCorey Taylor: a geração atual é um bando de fedelhos5000 acessosKiss: 10 fatos loucos que você provavelmente não sabia5000 acessosPhil Anselmo: "sempre toquei guitarra nas bandas"

Sobre Marcos A. M. Cruz

Editor do Whiplash.Net.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online