George Harrison (*1943 +2001)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 30/11/01. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


É com muita tristeza que nós do Whiplash noticiamos que GEORGE HARRISON infelizmente perdeu sua luta contra o câncer de pulmão, e faleceu ontem (29/11) às 13:30, na residência de um amigo em Los Angeles, Gavin De Becker, ao lado da mulher, Olivia, e do filho, Dhani.
5000 acessosIntrigas: Bandas em família que terminaram mal5000 acessosBeatles: Quais as pessoas e objetos da capa do Sgt. Peppers?

George Harrison era o caçula dos Beatles; nascido em 25 de fevereiro de 1943 em Liverpool, filho de um motorista de ônibus e uma dona de casa, teve dois irmãos e uma irmã. Conheceu Paul McCartney na escola, e aos 14 anos de idade, passou a acompanhar a banda The Quarrymen, que contava também com John Lennon, no qual acabaria ingressando poucos meses depois, quando já se chamavam Johnny & The Moondogs.


Em 1962, com o ingresso de Ringo Starr e já como Beatles, George passa a dividir os vocais com John e Paul. Com o tempo, apesar do monopólio das canções escritas por Lennon e McCartney, Harrison emplaca alguns clássicos, principalmente "Something", única música do quarteto gravada por Frank Sinatra. Com o tempo, se aprofundou na música indiana, tendo composto várias canções com influência daquela cultura.

Durante as filmagens de "A Hard Day's Night", conhece a modelo Patty Boyd, com o qual viria a se casar em janeiro de 1966, união esta que duraria até 1977, quando Patty resolve trocá-lo por seu amigo, Eric Clapton. No ano seguinte, se casa com Olivia Arias, que o acompanharia até a morte.


Logo após a separação dos Beatles, edita um álbum triplo, o "All Things Must Pass", composto basicamente de canções não aproveitadas pela sua ex-banda, e que foi seu maior sucesso comercial. No ano seguinte, organiza em Nova Iorque um mega-concerto a favor do povo de Bangladesh, que contou com a participação de astros como Eric Clapton, Bob Dylan e outros.


Em 1973 lança o álbum "Living In The Material World", que emplacaria o hit "Give Me Love". Em 1976, cria sua própria gravadora, a Dark Horse, e em 1979 a Hand Made, produtora de filmes que lançou títulos como "A Vida de Brian", do grupo Monty Python.


Em 1988, lança dois discos com o Traveling Wilburys, supergrupo caipira que contava com Bob Dylan, Tom Petty, Roy Orbison e Jeff Lyne. E em 1995 se junta aos seus ex-companheiros de banda para lançar "The Beatles Anthology", pacote com vídeo-documentário e três CDs com canções inéditas e versões alternativas de clássicos do grupo.

Há dois anos, Harrison sofreu uma tentativa de assassinato, quando foi esfaqueado por um homem que invadiu sua casa em Henley on Thames, situada a oeste de Londres. Em 2000, junto com Paul McCartney e Ringo Starr, lança a biografia oficial da banda, o livro "The Beatles Anthology"

O último projeto de Harrison foi o relançamento do "All Things Must Pass" em fevereiro deste ano, em CD duplo e com cinco faixas inéditas. Em julho deste ano, anunciou que havia sido operado de câncer, e que estava se tratando na Suíça, tendo supostamente superado a doença...


Em "My Sweet Lord", Harrison canta os seguintes versos:

(...)I really wanna see you
Really want to be with you
Really want to see you lord
But it takes so long, my lord(...)

Infelizmente ele estava enganado, e não levou tanto tempo assim...

Rest in Peace, George! We all know that all things must pass...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Morte de George Harrison

1019 acessosEstado de George Harrison é grave383 acessosMick Jagger fala sobre George Harrison2275 acessosViúva de George Harrison fala sobre morte do ex-beatle700 acessosGeorge Harrison deixou US$ 153 milhões em testamento259 acessosFamília de ex-Beatle George Harrison processa médico637 acessosViúva de George Harrison afirma que vai vê-lo de novo5000 acessosEm 29/11/2001: George Harrison, guitarrista dos Beatles, morre de câncer no pulmão2020 acessosGeorge Harrison: viúva recusa homenagem ao marido1175 acessosGeorge Harrison: jardim memorial em homenagem ao ex-Beatle0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de George Harrison"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de George Harrison"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

IntrigasIntrigas
Bandas em família que terminaram mal

Sgt. PeppersSgt. Peppers
Quem são as pessoas e quais os objetos da capa?

Pink FloydPink Floyd
As 10 melhores escolhidas pela UCR

5000 acessosHeavy Metal: cinco discos necessários dos anos setenta5000 acessosChinese Democracy: de 1994 a 2008, a saga do álbum mais caro da história5000 acessosMetallica: a regressão técnica de Lars Ulrich5000 acessosLoudwire: Krisiun na lista dos dez power trios mais pesados da história5000 acessosRonnie James Dio: quando os heróis são imortais5000 acessosSepultura: Paulo Junior detesta falar sobre "reunião'

Sobre Marcos A. M. Cruz

Editor do Whiplash.Net.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online