Marcelo Yuka oficialmente fora do grupo O Rappa
Fonte: Clique Music
Postado em 15 de novembro de 2002
O baterista Marcelo Yuka está fora do grupo O Rappa. Depois dos rumores e boatos que surgiram ao longo da última semana, dando conta de um conflito interno da banda - por causa dos projetos paralelos do ex-baterista - foi divulgado hoje (dia 12), pelo jornal carioca O Dia, que Yuka desligou-se para valer do grupo. Consta que Marcelo, principal compositor do grupo e atualmente dedicando-se aos teclados (depois de ter ficado impossibilitado de tocar bateria, após ser baleado em novembro de 2000), já teria acertado sua saída da banda há cerca de duas semanas; entretanto, até agora, O Rappa não havia se manifestado claramente sobre o assunto, gerando a boataria. A banda deve emitir um comunicado oficial sobre a saída de Yuka por meio de sua gravadora, a Warner, nos próximos dias. Ainda segundo fontes ligadas à banda, Yuka pode lançar-se em breve em carreira solo.
Yuka sempre manteve outros interesses fora d'O Rappa, notadamente em movimentos de ação social como a ONG FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), que atua junto à juventude de comunidades carentes no Rio de Janeiro. Depois de seu afastamento forçado do cotidiano da banda (da qual é um dos fundadores), o ex-baterista passou a desenvolver intensa colaboração com outros artistas, participando de discos de nomes como Elza Soares, Max de Castro e Ivo Meirelles. Também começaram, em 2002, suas primeiras experimentações solo, que intensificam o lado dub e viajante do próprio Rappa. Yuka faria a estréia ao vivo de seu projeto solo em um show em agosto, num festival de dub em São Paulo, mas acabou cancelando a apresentação em cima da hora. O último show com O Rappa completo foi no Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro.
A anunciada saída de Marcelo Yuka põe um ponto final no debate gerado na semana passada envolvendo o ex-baterista, o resto da banda e a gravadora Warner. Notas divulgadas na imprensa chegaram a afirmar que os outros integrantes d'O Rappa deram "ultimatos" a Yuka, e que advogados do selo multinacional já tinham sido acionados para intermediar as discussões. Mesmo com Yuka fora do grupo, O Rappa, agora "oficialmente" liderado pelo vocalista Falcão (que era quem mais fazia objeções às atividades paralelas de Marcelo), pretende lançar seu quinto disco em abril do ano que vem. O ex-baterista era o principal letrista e compositor da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps