Pete Townshend diz que Cobain era 'de uma estupidez heróica'

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 06/11/02. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O guitarrista Pete Townshend, do Who, publicou em 2002 um texto no jornal inglês The Observer no qual rebate o comentário pejorativo feito sobre ele por Kurt Cobain em seus diários, lançados com o nome "Journals".

5000 acessosBlend Guitar: os dez solos de guitarra mais fáceis da história5000 acessosVanessa Frehley: amor sem limites ao Kiss

Em um trecho em que fala sobre seu vício em heroína, Cobain termina o texto com a afirmação: "espero morrer antes de me tornar o Pete Townshend".

"Por que? Porque eu errei em não morrer jovem? Ou simplesmente porque fiquei velho?", pergunta-se Townshend no texto publicado no Observer, entitulado "por quê ele morreu antes de envelhecer" ("Why he died before he got old").

Para o guitarrista, a declaração de Cobain foi motivada por um "desejo ressentido, infantil, petulante e egoísta de acusar, culpar e repreender o mundo por todos os seus erros".

"É terrível que alguém tão visivelmente doente, tão perturbado, tão raivoso e instável, não tenha recebido ajuda para continuar seu trabalho maravilhoso com a banda", lamenta Townshend. "A publicação (desses diários) agora, tem o efeito de injustamente acusar aqueles ao redor dele (Cobain) de ignorância".

Townshend, que enfrentou problemas com alcoolismo e uso de cocaína, lamenta-se também por não ter tentando ajudar Cobain em 93, quando o cantor teve overdose de heroína.

O guitarrista conta que, na época, seu amigo Michael Azerrad, autor do livro "Come As You Are: The Story of Nirvana" pediu que ele entrasse em contato com Cobain, mas ele não o fez.

"Já é tão difícil salvar-nos a nós mesmos, mas é preciso assumir a responsabilidade de que mortes como a de Cobain enviam a seus fãs a mensagem de que, de alguma forma, é heróico berrar para o mundo, arrebentar uma guitarra e depois ter uma overdose".

Townshend conclui o texto dizendo: "Estou de luto por Kurt, que uma vez foi lindo, depois virou um garoto patético, perdido e de uma estupidez heróica. Rock pesado, de fato".

Aos 27 anos, Cobain foi encontrado morto em sua casa, em Seattle, com um tiro na cabeça, no dia 5 de abril de 1994.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 17 de dezembro de 2012
Post de 18 de dezembro de 2012

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez solos de guitarra mais fáceis da história

296 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!1514 acessosNirvana: entrevistas em vídeo no Brasil surgem completas424 acessosKurt Cobain: outros insights a partir de algumas de suas pinturas1683 acessosNirvana: vídeo raro de 1988, com Dale Crover na bateria, surge0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

GrungeGrunge
O top cinco dos membros substitutos

NirvanaNirvana
Os álbuns da banda, do pior para o melhor

Rock In RioRock In Rio
Tominaga sempre confunde Metallica com Nirvana

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Who"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Collectors RoomCollectors Room
Uma coleção impressionante de ítens do Kiss

Pearl JamPearl Jam
Banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desiste

Sexo AnalSexo Anal
Saiba onde encontrar esse prazer no Rock

5000 acessosTotal Guitar: os melhores e piores covers da história5000 acessosReligião: os rockstars que se converteram5000 acessosAs I Lay Dying: Banda cristã explica a proximidade com o Behemoth5000 acessosNightwish: Steve Harris novamente se declara fã da banda5000 acessosRush: Análise vocal de Geddy Lee5000 acessosRockstars: algumas imagens de momentos pessoais emocionantes

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online