Pete Townshend diz que Cobain era 'de uma estupidez heróica'
Fonte: UOL Música
Postado em 06 de novembro de 2002
O guitarrista Pete Townshend, do Who, publicou em 2002 um texto no jornal inglês The Observer no qual rebate o comentário pejorativo feito sobre ele por Kurt Cobain em seus diários, lançados com o nome "Journals".
Em um trecho em que fala sobre seu vício em heroína, Cobain termina o texto com a afirmação: "espero morrer antes de me tornar o Pete Townshend".
"Por que? Porque eu errei em não morrer jovem? Ou simplesmente porque fiquei velho?", pergunta-se Townshend no texto publicado no Observer, entitulado "por quê ele morreu antes de envelhecer" ("Why he died before he got old").
Para o guitarrista, a declaração de Cobain foi motivada por um "desejo ressentido, infantil, petulante e egoísta de acusar, culpar e repreender o mundo por todos os seus erros".
"É terrível que alguém tão visivelmente doente, tão perturbado, tão raivoso e instável, não tenha recebido ajuda para continuar seu trabalho maravilhoso com a banda", lamenta Townshend. "A publicação (desses diários) agora, tem o efeito de injustamente acusar aqueles ao redor dele (Cobain) de ignorância".
Townshend, que enfrentou problemas com alcoolismo e uso de cocaína, lamenta-se também por não ter tentando ajudar Cobain em 93, quando o cantor teve overdose de heroína.
O guitarrista conta que, na época, seu amigo Michael Azerrad, autor do livro "Come As You Are: The Story of Nirvana" pediu que ele entrasse em contato com Cobain, mas ele não o fez.
"Já é tão difícil salvar-nos a nós mesmos, mas é preciso assumir a responsabilidade de que mortes como a de Cobain enviam a seus fãs a mensagem de que, de alguma forma, é heróico berrar para o mundo, arrebentar uma guitarra e depois ter uma overdose".
Townshend conclui o texto dizendo: "Estou de luto por Kurt, que uma vez foi lindo, depois virou um garoto patético, perdido e de uma estupidez heróica. Rock pesado, de fato".
Aos 27 anos, Cobain foi encontrado morto em sua casa, em Seattle, com um tiro na cabeça, no dia 5 de abril de 1994.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
Andreas Kisser explica por que arte e cultura são as primeiras a sofrer no fascismo
Max Cavalera relembra o enteado Dana Wells, morto há 30 anos
Festival Online Metal com Batata celebra 10 anos reunindo 25 atrações de oito países
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Quando bandas de Hard Rock lançaram discos "grunge".
Bruce Dickinson assume a culpa por álbum do Maiden que foi terrivelmente mal gravado
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"



A lenda do rock mais jovem cuja morte deixou Pete Townshend profundamente abalado
A música que o The Who abandonou nos shows porque não conseguia parar de rir na hora de tocar
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
O álbum dos anos 60 que Neil Peart disse reunir tudo o que amava na música
A maior banda ao vivo de todos os tempos, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam



