Lollapalooza está de volta depois de 6 anos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar Correções  

LOS ANGELES (Reuters) - Depois de seis anos do festival de música itinerante Lollapalooza tocar sua última nota, alguns dos maiores nomes do rock contemporâneo vão colocar o pé na estrada no próximo verão norte-americano para mais uma edição do evento. O anúncio foi feito na segunda-feira pelos organizadores do festival.

publicidade

O Lollapalooza versão 2003 será encabeçado pela banda Jane's Addiction --o quarteto de rock alternativo que concebeu o evento em 1991 para divulgar seu próprio som-- e pelos grupos Audioslave, Incubus, Queens of the Stone Age e Jurassic 5.

Integrantes das bandas se reuniram numa loja de discos de Hollywood para anunciar detalhes do Lollapalooza, e o Jane's Addiction cantou três músicas para a imprensa e para várias centenas de fãs reunidos no local.

publicidade

Nos vários anos em que aconteceu, o Lollapalooza reuniu no mesmo palco e no mesmo show grupos e artistas tão diferentes quanto Pearl Jam e Ice-T (1993), Smashing Pumpkins e Nick Cave (1994) e Metallica e Devo (1996). Os fãs podiam assistir a uma dúzia de bandas no mesmo dia, além de ver várias exposições.

Festivais como o Lollapalooza são comuns na Europa, mas demoraram a fazer sucesso nos Estados Unidos.

publicidade

"Quando o Lollapalooza surgiu, ele transformou por completo a face da música popular", disse o guitarrista do Audioslave, Tom Morello, que, no Lollapalooza de 1996, fez shows com sua banda antiga, Rage Against the Machine.

"O festival pegou muitas bandas de vanguarda e as uniu numa comunidade musical que transformou a música na América. Deve ter sido a turnê mais importante a já ter atravessado o país", disse Morello.

publicidade

Mas o Lollapalooza perdeu força em 1997, quando era encabeçado pelas bandas de hard rock Korn e Tool. Alguns fãs e críticos reclamaram, dizendo que o evento estava ficando comercial demais.

"Nunca é má idéia fazer um descanso, afastar-se um pouco, especialmente quando você está exausto, para refletir sobre tudo, repensar sua estratégia e aguardar algo que eu poderia chamar de a onda perfeita", disse Perry Farrell, surfista e cantor do Jane's Addiction que é um dos proprietários do nome Lollapalooza.

publicidade

As datas e os locais dos shows serão anunciados em breve, informou uma porta-voz de festival. Entre julho e agosto, o Lollapalooza vai passar por 27 cidades norte-americanas e Toronto. Outras bandas também devem fazer parte do festival.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1982

Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosOops!
10 erros eternizados em gravações de clássicos


WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin