Galeria exibe fotos lendárias de ídolos do rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: BBC Brasil
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 17/09/03. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A fotógrafa inglesa Jane Bown acompanhou como poucos a história do rock mundial, especialmente o britânico. Trabalhando no jornal inglês The Observer desde 1949, Bown clicou nomes como os Beatles, Mick Jagger, Keith Richards, Sting, Morrissey e U2.

3542 acessosUlrich no U2: ele perdeu para McCartney a chance de tocar bateria5000 acessosUltimate Guitar: as 28 canções mais sombrias de todos os tempos

Uma parte da história da carreira de Bown está sendo contada em Londres na exposição Rock - organizada pela fotógrafa e pelo diretor de redação do Observer, Luke Dodd.

Com mais de 40 fotos, a mostra foi resultado da doação, realizada por Jane Bown no ano passado, de todas as suas fotos para o arquivo do jornal, que mantém uma galeria no centro da cidade.

Momentos históricos como o show dos Beatles em East Ham, Londres, em 1963, estão registrados na exposição. Na época, a banda estourava nas paradas com Love Me Do e Bown estava lá para registrar a turnê.

Ringo Starr

"Ela estava nos bastidores quando um segurança queria tirá-la de lá. Mas o próprio Ringo Starr disse que era para ela ficar, alegando que os Beatles gostavam de tê-la por perto", conta Dodd.

O resultado foram fotos que rodaram o mundo: John Lennon fumando, Paul McCartney dormindo, Ringo Starr com o olhar preocupado e George Harrison em frente ao espelho.

Jane Bown, no entanto, guardou em seus arquivos uma imagem de Lennon sem olhar para a câmera - foto que o grande público pode apreciar pela primeira vez na mostra.

Há também fotos inéditas de Morrissey, ex-líder da banda The Smiths, de Sting (na época, do The Police) e de astros do rock da atualidade: David Gray e Thom Yorke, vocalista do Radiohead.

As fotos de Yorke e Gray foram feitas por Jane durante o Festival de Glastonbury este ano.

"Fiquei impressionado com a vitalidade dela, ela corre de um lado para o outro, usa apenas duas câmeras, nada de material digital e é ela mesma quem faz a sua própria luz", conta Dodd, que acompanhou a fotógrafa ao festival deste ano para, segundo ele, "saber melhor como ela trabalha".

Para Dodd, o que mais impressiona no trabalho de Jane Bown é o fato de ela deixar os músicos bem à vontade, como se ela fosse invisível.

"Vai ver que é por isso que ela consegue fotos diferentes, ela realmente conecta com as pessoas que fotografa", acredita Dodd.

Um exemplo disso, conta o diretor de redação do Observer, é uma história envolvendo Jane Bown e a banda irlandesa U2.

'Jornada sentimental'

O jornal foi a Dublin entrevistar a banda em 1987 para o lançamento de The Joshua Tree.

"O prórprio Bono falou para os demais integrantes da banda fazerem tudo o que Jane pedisse", conta Dodd.

O U2 foi clicado na Baía de Dublin e levaram Jane para tomar uma cerveja Guiness. "Fiquei com pena de não usar uma foto de Bono no pub, mas não tínhamos mais espaço para tantas imagens de qualidade", afirma Dodd.

O casal Derek e Sheila Barnett aprovou a exposição. "É uma jornada sentimental. Vivemos os anos 70 e Jane está intimamente ligada à história da música nesse país e no mundo", diz Derek.

A exposição fica em cartaz até o fim de outubro.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

2270 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1402 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento266 acessosVersões: Clássicos que você talvez não saiba, ou não lembre que são0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

The BeatlesThe Beatles
O xingamento de Paul McCartney em "Hey Jude"

Paul McCartneyPaul McCartney
Um baita susto pregado por George Harrison

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
A semelhança entre Paul McCartney e Kiko

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "U2"

Ultimate GuitarUltimate Guitar
As 28 canções mais sombrias de todos os tempos

Marilyn MansonMarilyn Manson
Vocalista revela suas estranhas fobias sexuais

Sexo e RockSexo e Rock
Músicas com conotação sexual

5000 acessos"Mascotes" de bandas: GigWise elege os 14 mais famosos5000 acessosO Whiplash.Net é um site lucrativo?5000 acessosHuntress: foto pelada após um caso brutal de infecção alimentar4822 acessosHalloween: 21 bandas e artistas sempre prontos para este dia5000 acessosMetallica: A influência de Cliff está estampada no grupo5000 acessosNirvana: O equipamento de Kurt Cobain

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online