Raul Seixas - Baú do Raul: homenagem em CD e DVD
Fonte: Terra Música
Postado em 29 de dezembro de 2004
Raul Seixas (1945-1989) manda lembranças. Desta vez, com o CD e DVD O Baú do Raul, gravados ao vivo dia 31 de agosto na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, numa parceria do canal Multishow, a gravadora Som Livre e Kika Seixas, viúva do mito e responsável pela administração do legado do cantor e compositor baiano.
Uma carreta de roqueiros e um fusquinha de emepebistas interpretam a obra de Raulzito: Toni Garrido, CPM 22, Marcelo Nova, Zélia Duncan, Marcelo D2, B-Negão, Pitty, Gabriel O Pensador, Sandra de Sá, Nasi, Detonautas, Lobão, Pedro Luís e A Parede, Arnaldo Brandão (diretor musical do evento) Baia, Érika e Autoramas, Raimundos, AfroReggae e Rick Ferreira.
Kika Seixas fala sobre a idéia do projeto: "Desde o último Baú, em 1999, eu saquei que o próximo passo seria registrar o evento que, naquela época, já contava com diversos artistas consagrados. Zé Ramalho, Barão Vermelho e Marcelo D2 já haviam participado com versões lindíssimas das músicas de Raul. Em novembro de 2003, o ano anterior aos 15 anos da morte dele, comecei a procurar gravadoras e parceiros para concretizar o projeto. Finalmente, o Multishow e a Som Livre compraram a idéia. Trabalhamos um ano inteiro na realização".
Como todo tributo com convidados tão variados, O Baú do Raul tem momentos convincentes e outros menos inspirados. As participações de Baia (Ouro de Tolo), Marcelo Nova (Pastor João e a Igreja Invisível, Não Fosse o Cabral), Caetano Veloso (Maluco Beleza), Nasi (Sociedade Alternativa), B-Negão (ótimo em É Fim do Mês), B-Negão e D2 (Como Vovó Já Dizia) e Zélia Duncan (Metamorfose Ambulante) são maneiras.
Outros convidados ou fazem o básico (Pitty/Eu Sou Egoísta, Raimundos/Não Pare na Pista, Sandra de Sá/Tente Outra Vez) ou soam deslocados (Toni Garrido/Gita, AfroReggae/Mosca na Sopa). Kika diz que selecionou as músicas a partir do estilo de cada artista: "A maioria aceitou a minha sugestão. A única condição era que gostassem e conhecessem a obra de Raul".
Embora Raul seja o melhor intérprete de sua obra, a música pop agradeceria se os convidados tivessem a inventividade de B-Negão e D2 ou a sinceridade de Nasi. Surpresas do bem são as participações eletrônicas que vêm como bonus tracks: a DJ Vivi Seixas, filha de Raul, recria Como Vovó Já Dizia (com a versão original da letra, censurada em 1975 e descoberta recentemente), e Marlboro põe acento funk em Rock das "Aranha".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Produtor do Kiss, Bob Ezrin lamenta morte de Ace Frehley
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos
Jô Soares comprou uma obra de arte do Rock por causa do Regis Tadeu
O dia que Paul McCartney questionou apelido: "Bon Jovi, por que você me chama assim?"
A versão original em inglês de "Maluco Beleza", segundo parceiro de Raul Seixas
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas



