Rockgirls: proposta inovadora reúne cinema e rock
Por Antero Gonçalves
Fonte: Rockgirls
Postado em 14 de maio de 2005
Escrito durante as filmagens do documentário "Underground Rock", o longa-metragem ROCKGIRLS, de Rafael Fracacio, está prestes a sair do papel. Desde 2002 o diretor vem desenvolvendo o projeto, reescrevendo a estória, e lapidando o roteiro, afim de produzir um filme, até então, jamais imaginado na história do cinema brasileiro.
ROCKGIRLS é um filme voltado para o público adolescente. Conta o dia a dia de Sabrina, uma jovem de 19 anos que não tem um bom relacionamento com a maioria dos alunos de sua escola. Vítima de rejeições ao seu passado e a seu gosto musical, estilo de se vestir e forma de pensar, Sabrina se vê envolta num mundo de preconceitos, sendo incompreendida inclusive por seu pai, um homem conservador e agressivo. Descobre, através da música, uma forma de se expressar e lutar contra o mundo que sempre a excluiu. Ao lado de suas únicas amigas, Danielle e Jana, Sabrina forma um conjunto de rock, com atitude e ideais politizados.
A produção independente, prevista para ser rodada ainda esse ano, no Rio de Janeiro, está causando certa expectativa na cena musical alternativa. A grande chave da questão é que, para o elenco principal, Fracacio optou por não utilizar atrizes, mas musicistas de verdade. De acordo com o diretor, roqueiros de trejeitos característicos. Sua forma de andar, de gesticular, de falar são únicas. Por melhor que seja um ator, será sempre um ator interpretando um roqueiro. Ao recusar o uso de atrizes no filme, ele acredita estar optando por atuações verossímeis.
Além disso, Fracacio afirma que todo conteúdo mostrado será realístico e surpreendentemente convincente. Sua escolha por dar um tom documental à filmagem, seguindo os passos do movimento Dogma 95, somada ao fato de que as próprias intérpretes tocarão e cantarão de verdade em todas as músicas da trilha sonora, garantirão ao público a sensação de que eles fazem parte da narrativa do filme.
A trilha musical será um misto de diversas vertentes do rock. Ela irá evoluir no decorrer do filme. Será mostrada a banda ensaiando desde uma garagem, usando caixas amplificadas Ciclotron, guitarras Washburn Lyon, coisas típicas de músicos que estão começando, e evoluindo musicalmente e estruturalmente, com o tempo. Os instrumentos serão melhores, as músicas mais elaboradas, a sonoridade passará a ter um toque mais agressivo, e o estilo será melhor produzido. Estarão presentes também citações inúmeras a grandes personalidades do rock estarão presentes em diversos momentos da trama. Um bom exemplo disso pode ser conferido no próprio site oficial, onde um fotolog conta a história das mulheres no rock.
Para integrar o conjunto título do filme, foram chamadas Tayana Dantas, vocalista da Acústika, que dará vida à personagem principal do filme, a baixista Sabrina; Gita, a mística guitarrista da Ravana, que será a guitarrista Danielle, melhor amiga de Sabrina; Fernanda Terra, ex baterista do Food 4 Life e Hellas, atualmente baterista das bandas Touching Lips e Gutter Cats, que encarnará Jana, uma charmosa e desastrada virtuose musical. A principal exigência de Fracacio é que elas realmente gravem toda a trilha musical.
Enquanto isso, o número de pessoas curiosas a respeito da produção cresce. Um filme nacional que já consegue o fato inédito de causar barulho e ter fãs ansiosos antes mesmo de inciadas as filmagens. O que nos resta agora é esperar, e torcer para que ROCKGIRLS seja lançado o mais rápido possível.
Para maiores informações, visite o site oficial do filme: www.rockgirls.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O clipe do Linkin Park que não envelheceu bem, na opinião de Mike Shinoda
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris


Veja novas fotos do recluso John Deacon, baixista do Queen
Gessinger, como Lobão, não entende porque os anos oitenta são considerados "a década do rock"
Metallica: Robert Trujillo e seus primos, membros de gangues
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"
Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carne
Cranberries: A triste história da letra de "Zombie"



