Rockgirls: proposta inovadora reúne cinema e rock
Por Antero Gonçalves
Fonte: Rockgirls
Postado em 14 de maio de 2005
Escrito durante as filmagens do documentário "Underground Rock", o longa-metragem ROCKGIRLS, de Rafael Fracacio, está prestes a sair do papel. Desde 2002 o diretor vem desenvolvendo o projeto, reescrevendo a estória, e lapidando o roteiro, afim de produzir um filme, até então, jamais imaginado na história do cinema brasileiro.
ROCKGIRLS é um filme voltado para o público adolescente. Conta o dia a dia de Sabrina, uma jovem de 19 anos que não tem um bom relacionamento com a maioria dos alunos de sua escola. Vítima de rejeições ao seu passado e a seu gosto musical, estilo de se vestir e forma de pensar, Sabrina se vê envolta num mundo de preconceitos, sendo incompreendida inclusive por seu pai, um homem conservador e agressivo. Descobre, através da música, uma forma de se expressar e lutar contra o mundo que sempre a excluiu. Ao lado de suas únicas amigas, Danielle e Jana, Sabrina forma um conjunto de rock, com atitude e ideais politizados.
A produção independente, prevista para ser rodada ainda esse ano, no Rio de Janeiro, está causando certa expectativa na cena musical alternativa. A grande chave da questão é que, para o elenco principal, Fracacio optou por não utilizar atrizes, mas musicistas de verdade. De acordo com o diretor, roqueiros de trejeitos característicos. Sua forma de andar, de gesticular, de falar são únicas. Por melhor que seja um ator, será sempre um ator interpretando um roqueiro. Ao recusar o uso de atrizes no filme, ele acredita estar optando por atuações verossímeis.
Além disso, Fracacio afirma que todo conteúdo mostrado será realístico e surpreendentemente convincente. Sua escolha por dar um tom documental à filmagem, seguindo os passos do movimento Dogma 95, somada ao fato de que as próprias intérpretes tocarão e cantarão de verdade em todas as músicas da trilha sonora, garantirão ao público a sensação de que eles fazem parte da narrativa do filme.
A trilha musical será um misto de diversas vertentes do rock. Ela irá evoluir no decorrer do filme. Será mostrada a banda ensaiando desde uma garagem, usando caixas amplificadas Ciclotron, guitarras Washburn Lyon, coisas típicas de músicos que estão começando, e evoluindo musicalmente e estruturalmente, com o tempo. Os instrumentos serão melhores, as músicas mais elaboradas, a sonoridade passará a ter um toque mais agressivo, e o estilo será melhor produzido. Estarão presentes também citações inúmeras a grandes personalidades do rock estarão presentes em diversos momentos da trama. Um bom exemplo disso pode ser conferido no próprio site oficial, onde um fotolog conta a história das mulheres no rock.
Para integrar o conjunto título do filme, foram chamadas Tayana Dantas, vocalista da Acústika, que dará vida à personagem principal do filme, a baixista Sabrina; Gita, a mística guitarrista da Ravana, que será a guitarrista Danielle, melhor amiga de Sabrina; Fernanda Terra, ex baterista do Food 4 Life e Hellas, atualmente baterista das bandas Touching Lips e Gutter Cats, que encarnará Jana, uma charmosa e desastrada virtuose musical. A principal exigência de Fracacio é que elas realmente gravem toda a trilha musical.
Enquanto isso, o número de pessoas curiosas a respeito da produção cresce. Um filme nacional que já consegue o fato inédito de causar barulho e ter fãs ansiosos antes mesmo de inciadas as filmagens. O que nos resta agora é esperar, e torcer para que ROCKGIRLS seja lançado o mais rápido possível.
Para maiores informações, visite o site oficial do filme: www.rockgirls.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps