Peter Gabriel vê concertos do Live 8 com ambiguidade
Fonte: UOL Música
Postado em 28 de junho de 2005
Por Mike Collett-White
LONDRES (Reuters) - O músico Peter Gabriel dá todo apoio a Bob Geldof e seus concertos Live 8, que têm por objetivo conscientizar o público sobre o problema da pobreza, mas ele acha que, na corrida para garantir a participação dos maiores nomes do rock nos shows, os músicos africanos foram deixados de lado.
Ex-astro do grupo Genesis, Peter Gabriel fará um show com artistas africanos em 2 de julho, coincidindo com os oito concertos principais organizados por Geldof em várias partes do mundo para pressionar os líderes mundiais a fazerem mais para combater a miséria, especialmente na África.
Geldof vem tendo que responder a críticas feitas na Grã-Bretanha de que teria deixado de incluir bandas africanas nos shows. Mesmo elogiando os aspectos positivos do Live 8, Peter Gabriel manifesta algumas reservas.
"Falei com o 'presidente Bob', com detalhes, sobre a maneira como teríamos preferido fazer este trabalho", disse Gabriel à Reuters no domingo, fazendo referência jocosa a Bob Geldof.
"Ele acredita que artistas que não sejam conhecidos do público em regiões distantes do Ártico, da China ou de qualquer outro lugar de onde venham, não farão sucesso nos concertos. Compreendo sua posição, mas discordo.
"Pedimos a benção de Bob para o concerto africano, e ele a deu. Foi parte de seu papel, como papa", brincou o músico, acrescentando: "Sou inteiramente a favor do que ele (Geldof) e o Live 8 querem fazer."
Artista que há anos defende e promove artistas internacionais menos conhecidos, Gabriel preferiria ver mais músicos africanos dividindo palcos em Londres, Filadélfia e outros locais onde haverá concertos do Live 8 com gente como U2, Madonna, Paul McCartney e Stevie Wonder.
Mas ele afirmou que seu concerto "Africa Calling" vai conseguir dar destaque a alguns dos maiores talentos musicais africanos de hoje.
EXPECTATIVA É QUE INGRESSOS ESGOTEM
Apesar de sua divulgação menor, o concerto programado para acontecer diante das estufas gigantes do Projeto Eden, no sudoeste da Inglaterra, deverá ter seus ingressos esgotados.
Até a semana passada, 25 mil pessoas já tinham pedido ingressos (dos quais há 10 mil à venda) para assistir a artistas como Angelique Kidjo, do Benin, Ayub Ogada, do Quênia, e Daara J, do Senegal. Enquanto isso, mais de 200 mil pessoas são aguardadas para o principal concerto do Live 8 em Londres.
Ogada concordou com as reservas feitas por Peter Gabriel em relação ao Live 8, mas também saudou o evento.
"Sou africano", disse ele à Reuters, na Inglaterra. "Tudo o que queremos são resultados. As discussões não são importantes."
"Com este show no Projeto Eden, teremos uma chance de participar. Normalmente, somos deixados de fora boa parte do tempo. Durante toda nossa vida sempre houve pessoas de fora que nos disseram o que precisamos. Nunca ninguém perguntou a nós."
Peter Gabriel disse que, além de pressionar os líderes do Grupo dos Oito, que irão se reunir na Escócia entre 6 e 8 de julho, para fazer mais para combater a pobreza, ele gostaria que fosse feito mais para combater a corrupção na África.
"Eu gostaria de ver pressões sobre a Corte Internacional Criminal para que inclua a corrupção em sua pauta", disse ele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O convite de lenda que Yngwie Malmsteen recusou e hoje acha que deveria ter aceitado
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll
O guitarrista que passou pelo Guns N' Roses e Slash admitiu ser melhor do que ele
A música mais difícil do Slipknot para Eloy Casagrande: "tive que meter a bota no bumbo"
A banda de thrash cujo baterista original foi contratado como assalariado, segundo Regis Tadeu


O disco do Genesis que fez uma paródia dos Beatles, mas quase ninguém entendeu a piada
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
Steve Hackett: ele diz que compositor do século 19 inventou o heavy metal



