A resposta de Roger Waters para as críticas do Genesis ao Pink Floyd nos anos 70
Por André Garcia
Postado em 01 de junho de 2024
Pioneiro do progressivo, o Pink Floyd foi formado em 1966 — antes mesmo do Yes e King Crimson. Embora não fosse lá exatamente prog, acabava sendo considerado como tal por suas faixas longas, experimentações sonoras e letras e capas cabeças.
Pink Floyd - Mais Novidades
Em 1975, o rock progressivo já estava em declínio quando Peter Gabriel deixou o Genesis. Enquanto isso, desde "The Dark Side of the Moon" Pink Floyd era disparadamente o nome do gênero que mais vendia (o que acabava gerando uma certa dor de cotovelo).
Conforme publicado pela Far Out Magazine, naquele ano Roger Waters respondeu a supostas críticas que havia recebido do Genesis.
"Tinha muita coisa [na mídia] sobre como, se você pega um álbum do Genesis, você realmente tem que sentar e ouvir [com atenção]. [Diziam que a música deles] não era só decoração, não era só uma música de elevador metida a besta, como Pink Floyd ou Tubular Bells."
"Eu pensava: 'Lembro daquele papo anos atrás, quando ninguém comprava o que gente fazia'. Estávamos todos muito agarrados à ideia de que [o que a gente fazia] era música boa, e com B maiúsculo. E, é claro, que as pessoas não compravam [nossos discos] porque elas não compravam música boa."
"Minha teoria é que, se o Genesis começar a vender muitos álbuns agora que Peter Gabriel (o Syd Barrett deles) foi embora, o jovem que deu aquela entrevista perceberá que chegou a algum tipo de beco sem saída em relação ao que ele buscava; e que toda aquele papo de boa música não passava de uma baboseira do c*ralho."
A profecia de Roger Waters acabou se realizando e, ironicamente, na época em que ele saiu do Pink Floyd: em meados da década de 80. Entre 1985 e 86, tanto com o Genesis quanto em carreira solo, Phil Collins virou uma máquina de comprar discos — e muitos fãs torceram o nariz para sua sonoridade pop, dizendo que a banda só prestou quando foi liderada por Peter Gabriel.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco que Paul McCartney considerava um fiasco até David Bowie fazê-lo cair na real

A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
Quando o Pink Floyd tentou repetir uma fórmula e gerou "um fracasso notável", conforme Waters
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música pop perfeita de acordo com David Gilmour, ex-guitarrista do Pink Floyd


