A resposta de Roger Waters para as críticas do Genesis ao Pink Floyd nos anos 70
Por André Garcia
Postado em 01 de junho de 2024
Pioneiro do progressivo, o Pink Floyd foi formado em 1966 — antes mesmo do Yes e King Crimson. Embora não fosse lá exatamente prog, acabava sendo considerado como tal por suas faixas longas, experimentações sonoras e letras e capas cabeças.
Pink Floyd - Mais Novidades
Em 1975, o rock progressivo já estava em declínio quando Peter Gabriel deixou o Genesis. Enquanto isso, desde "The Dark Side of the Moon" Pink Floyd era disparadamente o nome do gênero que mais vendia (o que acabava gerando uma certa dor de cotovelo).
Conforme publicado pela Far Out Magazine, naquele ano Roger Waters respondeu a supostas críticas que havia recebido do Genesis.
"Tinha muita coisa [na mídia] sobre como, se você pega um álbum do Genesis, você realmente tem que sentar e ouvir [com atenção]. [Diziam que a música deles] não era só decoração, não era só uma música de elevador metida a besta, como Pink Floyd ou Tubular Bells."
"Eu pensava: 'Lembro daquele papo anos atrás, quando ninguém comprava o que gente fazia'. Estávamos todos muito agarrados à ideia de que [o que a gente fazia] era música boa, e com B maiúsculo. E, é claro, que as pessoas não compravam [nossos discos] porque elas não compravam música boa."
"Minha teoria é que, se o Genesis começar a vender muitos álbuns agora que Peter Gabriel (o Syd Barrett deles) foi embora, o jovem que deu aquela entrevista perceberá que chegou a algum tipo de beco sem saída em relação ao que ele buscava; e que toda aquele papo de boa música não passava de uma baboseira do c*ralho."
A profecia de Roger Waters acabou se realizando e, ironicamente, na época em que ele saiu do Pink Floyd: em meados da década de 80. Entre 1985 e 86, tanto com o Genesis quanto em carreira solo, Phil Collins virou uma máquina de comprar discos — e muitos fãs torceram o nariz para sua sonoridade pop, dizendo que a banda só prestou quando foi liderada por Peter Gabriel.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"


