A resposta de Roger Waters para as críticas do Genesis ao Pink Floyd nos anos 70
Por André Garcia
Postado em 01 de junho de 2024
Pioneiro do progressivo, o Pink Floyd foi formado em 1966 — antes mesmo do Yes e King Crimson. Embora não fosse lá exatamente prog, acabava sendo considerado como tal por suas faixas longas, experimentações sonoras e letras e capas cabeças.
Pink Floyd - Mais Novidades
Em 1975, o rock progressivo já estava em declínio quando Peter Gabriel deixou o Genesis. Enquanto isso, desde "The Dark Side of the Moon" Pink Floyd era disparadamente o nome do gênero que mais vendia (o que acabava gerando uma certa dor de cotovelo).
Conforme publicado pela Far Out Magazine, naquele ano Roger Waters respondeu a supostas críticas que havia recebido do Genesis.
"Tinha muita coisa [na mídia] sobre como, se você pega um álbum do Genesis, você realmente tem que sentar e ouvir [com atenção]. [Diziam que a música deles] não era só decoração, não era só uma música de elevador metida a besta, como Pink Floyd ou Tubular Bells."
"Eu pensava: 'Lembro daquele papo anos atrás, quando ninguém comprava o que gente fazia'. Estávamos todos muito agarrados à ideia de que [o que a gente fazia] era música boa, e com B maiúsculo. E, é claro, que as pessoas não compravam [nossos discos] porque elas não compravam música boa."
"Minha teoria é que, se o Genesis começar a vender muitos álbuns agora que Peter Gabriel (o Syd Barrett deles) foi embora, o jovem que deu aquela entrevista perceberá que chegou a algum tipo de beco sem saída em relação ao que ele buscava; e que toda aquele papo de boa música não passava de uma baboseira do c*ralho."
A profecia de Roger Waters acabou se realizando e, ironicamente, na época em que ele saiu do Pink Floyd: em meados da década de 80. Entre 1985 e 86, tanto com o Genesis quanto em carreira solo, Phil Collins virou uma máquina de comprar discos — e muitos fãs torceram o nariz para sua sonoridade pop, dizendo que a banda só prestou quando foi liderada por Peter Gabriel.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Troy Sanders, do Mastodon, diz que não ficou surpreso com morte de Brent Hinds
Novo disco do Anthrax recebe nota 8 de 10 em resenha do Blabbermouth
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Amorphis traz turnê Bordeland ao Brasil em outubro; confira datas, cidades e mais informações
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos

O álbum do Pink Floyd que David Gilmour gostaria de apagar completamente da memória
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
O sujeito que se passou por David Gilmour para escapar de uma conta de 500 mil
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
Os 83 anos de Roger Waters: gênio criativo ou o destruidor do Pink Floyd?
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse


