Bono, do U2, elogia iniciativas do Brasil contra a aids
Fonte: Terra Música
Postado em 09 de junho de 2005
Carolina Cimenti
de Bruxelas
O vocalista do U2, Bono, elogiou nesta quinta-feira, em Bruxelas, a liderança que o Brasil exerceu na quebra de patentes e uso de medicamentos genéricos para os tratamentos contra o vírus HIV. "Eu observo a América do Sul principalmente pela forma como a região lida com a aids, porque o que aconteceu no Brasil foi uma ótima liderança em relação aos medicamentos genéricos", disse Bono.
No dia 2 de julho, o U2 participará no dia do Live 8, um show que reunirá várias estrelas da música pop com o objetivo de chamar atenção para os problemas da África. "Um senso de que esta luta é possível é o fato de que pessoas estão morrendo pelas mais estúpidas razões. Milhões de pessoas morrem todos os dias na África por causa de picada de mosquito", lembrou Bono.
União Européia e G-8
O U2 se apresenta em Bruxelas nesta sexta-feira, e o cantor aproveitou a coincidência de passar pela cidade dias antes de uma reunião dos chefes de Estado europeus para fazer um apelo aos líderes do bloco. "A minha mensagem para os líderes é: Não estraguem isso! Não estraguem isso! Esse tipo de interesse crescente não acontece todos os anos".
"Este é o momento e esta é uma geração que quer fazer alguma coisa pela qual será lembrada. Pelo que mais, daqui a 50 anos, seremos lembrados? A internet, a guerra contra o terrorismo e... poderia ser esta a geração que disse 'não' à pobreza burra, à pobreza extrema?", questionou Bono. E repetiu seu apelo: "É como parte desta geração que eu gostaria de ser lembrado e é isso que eu gostaria de dizer para os ministros da economia: não estraguem isso!"
Os presidentes e primeiro-ministros se reúnem na capital belga nos dias 16 e 17 para, além de discutir os problemas internos da União Européia, se preparar para o próximo encontro do G-8 (grupo formado pelos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia), que acontece em julho na Escócia. A agenda da reunião é voltada para a África e a luta contra a pobreza.
O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, lembrou que a UE vive um momento de crise, mas disse que nem por isso a África deve ser retirada da agenda política do bloco. "Pelo contrário, nós estamos convencidos de que todos os problemas que temos são ligados à falta de visão. As pessoas não estão sentindo a Europa, não estão vendo o que a Europa está fazendo, mas a UE está fazendo muito, e fará ainda muito mais, principalmente para a África", disse Barroso.
BBC Brasil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Behemoth cancela shows na Índia após ameaças de grupos religiosos
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Regis Tadeu detona Rock in Rio 2026: "Avenged é metal? Você está de brincadeira"
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela
O intelectual francês que liga Eloy Casagrande do Slipknot a Humberto Gessinger
Motorhead: as 10 melhores, segundo a Loudwire


O gênero que revolucionou o rock, mas The Edge achava insuportavelmente tedioso
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Bono aponta aquela que considera "possivelmente a maior canção do U2"



