Guitarrista Nuno Mindelis lança novo trabalho
Por Silvia Aguggia
Postado em 24 de novembro de 2005
(Press-release)
Trabalho começa a contar a história MPB-pop-rock do artista e tem Zélia Duncan e Rappin' Hood como convidados especiais. Faixas registram desde criações próprias, com ingredientes diversos que lembram Itamar Assumpção, Tom Zé, Walter Franco, Lenine, Erasmo Carlos e Caetano Veloso, às releituras de Jorge Ben Jor, Alceu Valença e da banda 365, de pop-rock paulistana dos anos 80 – uma redescoberta.
O guitarrista, compositor e cantor NUNO MINDELIS, conhecido pelo público e reconhecido por especialistas como uma das celebridades do blues no mundo, lança o CD "Outros Nunos", marcado pela variedade estilística. "Faz tempo que queria mostrar outros jeitos meus. Agora, acho que chegou o momento, e vejo que tudo ficou bem resolvido. Este disco diz mais de mim próprio do que todos os outros que até hoje fiz juntos", diz ele. O CD sai no final de novembro pela gravadora Eldorado e terá distribuição nacional. A temporada de shows de seu lançamento vem logo em seguida.
Nos arranjos, além de efeitos típicos de trance e acid music, há piano ao lado de sampling de trompa, além da guitarra blues característica de Nuno, ou solos mais suaves, também uma novidade. A amplitude inclui ainda o contraponto dos comentários de Rappin' Hood com sapateado e percussão corporal na faixa de abertura "Tenho medo", candidata a hit logo na primeira audição – condição de outras músicas do trabalho.
Outros Nunos tem a participação também de Zélia Duncan e as "não-participações" de Lenine, Arnaldo Antunes e Nando Reis, citados na curiosa e bem-humorada faixa "Fica para o próximo disco" que relata a tentativa, descontinuada, de Nuno tê-los como parceiros.
Nas investidas lítero-musicais cabe espaço até mesmo para uma aventura neo-concreta na faixa Siglas, composição que enumera INPS, IMETRO, IBGE, ONU, SERPRO, FEBRABAN e por aí vai.
A história blueseira de Nuno é conhecida. Nasceu em Angola, saiu de lá exilado e veio parar em São Paulo, com breve passagem pelo Canadá e Rio de Janeiro. Ganhou palcos internacionais, onde é presença obrigatória dos principais festivais do gênero. A história MPB-pop-rock começa a ser contada agora. Retrata um cidadão assumidamente paulistano que decidiu morar retirado do agito do centro, sistemático em suas locomoções, leitor voraz, amante da música erudita, pintor esporádico e preocupado com a política, com a economia, com o futuro dos filhos jovens adultos e com a inconsistência dos sistemas culturais existentes. Trata-se mesmo de um outro Nuno.
A mistura revelada no CD retrata o caldo cultural do cidadão Nuno Mindelis. No campo da música, suas lembranças incluem as primeiras audições de canções francesas, seguem por Otis Redding, The Beatles, The Shadows, Jimmi Hendrix, vários da geração Woodstock e enveredam pelos primórdios do blues-rock, rock progressivo, free e fusion jazz, MPB e hard rock. Nos outros campos, também componentes de suas criações, entram desde as primeiras leituras de Camões, Fernando Pessoa, Almeida Garrett e Eça de Queiroz, até abstrações provocadas por pintores clássicos e modernos, como Matisse, Monet, Picasso e Van Gogh, autores contemporâneos como Andrew Solomon, Howard Sounes e Érico Veríssimo, conceitos de livros de Psicologia, além de um mosaico variado, nada ortodoxo, que junta interesse por futebol, enchentes de New Orleans e maracutaias de Brasília.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Anette Olzon diz que gostaria de ser amiga dos integrantes do Nightwish
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A canção do Led Zeppelin que Geddy Lee usa para mostrar o talento de John Paul Jones
Como era letra original do refrão "Eu perguntava Do You Wanna Dance", do Roupa Nova
O álbum icônico dos anos 1980 que foi escrito em menos de uma hora
O hit dos Titãs que só foi batizado após banda confirmar informação com dentista

Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida
Paul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?
Courtney Love: "Essa música é sobre minha vagina, sabia?"
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A pulada de cerca que originou uma das músicas mais populares do Século XXI



