Guitarrista Nuno Mindelis lança novo trabalho
Por Silvia Aguggia
Postado em 24 de novembro de 2005
(Press-release)
Trabalho começa a contar a história MPB-pop-rock do artista e tem Zélia Duncan e Rappin' Hood como convidados especiais. Faixas registram desde criações próprias, com ingredientes diversos que lembram Itamar Assumpção, Tom Zé, Walter Franco, Lenine, Erasmo Carlos e Caetano Veloso, às releituras de Jorge Ben Jor, Alceu Valença e da banda 365, de pop-rock paulistana dos anos 80 – uma redescoberta.
O guitarrista, compositor e cantor NUNO MINDELIS, conhecido pelo público e reconhecido por especialistas como uma das celebridades do blues no mundo, lança o CD "Outros Nunos", marcado pela variedade estilística. "Faz tempo que queria mostrar outros jeitos meus. Agora, acho que chegou o momento, e vejo que tudo ficou bem resolvido. Este disco diz mais de mim próprio do que todos os outros que até hoje fiz juntos", diz ele. O CD sai no final de novembro pela gravadora Eldorado e terá distribuição nacional. A temporada de shows de seu lançamento vem logo em seguida.
Nos arranjos, além de efeitos típicos de trance e acid music, há piano ao lado de sampling de trompa, além da guitarra blues característica de Nuno, ou solos mais suaves, também uma novidade. A amplitude inclui ainda o contraponto dos comentários de Rappin' Hood com sapateado e percussão corporal na faixa de abertura "Tenho medo", candidata a hit logo na primeira audição – condição de outras músicas do trabalho.
Outros Nunos tem a participação também de Zélia Duncan e as "não-participações" de Lenine, Arnaldo Antunes e Nando Reis, citados na curiosa e bem-humorada faixa "Fica para o próximo disco" que relata a tentativa, descontinuada, de Nuno tê-los como parceiros.
Nas investidas lítero-musicais cabe espaço até mesmo para uma aventura neo-concreta na faixa Siglas, composição que enumera INPS, IMETRO, IBGE, ONU, SERPRO, FEBRABAN e por aí vai.
A história blueseira de Nuno é conhecida. Nasceu em Angola, saiu de lá exilado e veio parar em São Paulo, com breve passagem pelo Canadá e Rio de Janeiro. Ganhou palcos internacionais, onde é presença obrigatória dos principais festivais do gênero. A história MPB-pop-rock começa a ser contada agora. Retrata um cidadão assumidamente paulistano que decidiu morar retirado do agito do centro, sistemático em suas locomoções, leitor voraz, amante da música erudita, pintor esporádico e preocupado com a política, com a economia, com o futuro dos filhos jovens adultos e com a inconsistência dos sistemas culturais existentes. Trata-se mesmo de um outro Nuno.
A mistura revelada no CD retrata o caldo cultural do cidadão Nuno Mindelis. No campo da música, suas lembranças incluem as primeiras audições de canções francesas, seguem por Otis Redding, The Beatles, The Shadows, Jimmi Hendrix, vários da geração Woodstock e enveredam pelos primórdios do blues-rock, rock progressivo, free e fusion jazz, MPB e hard rock. Nos outros campos, também componentes de suas criações, entram desde as primeiras leituras de Camões, Fernando Pessoa, Almeida Garrett e Eça de Queiroz, até abstrações provocadas por pintores clássicos e modernos, como Matisse, Monet, Picasso e Van Gogh, autores contemporâneos como Andrew Solomon, Howard Sounes e Érico Veríssimo, conceitos de livros de Psicologia, além de um mosaico variado, nada ortodoxo, que junta interesse por futebol, enchentes de New Orleans e maracutaias de Brasília.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
A música que Lennon compôs durante seu "quase caso de amor" com um homem
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Jim Root explica semelhança do novo álbum do Slipknot com Pink Floyd
A frase dita por Brent Hinds em 2021 que ganhou outro significado após sua morte
Os dois Beatles que poderiam ter entrado nos Rolling Stones segundo Keith Richards
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que para David Gilmour "deveria estar numa coletânea de Roger Waters"
O ex-beatle que Chris Cornell cresceu tendo como uma figura paterna
A maior música da história dos anos 1980, segundo o lendário Rod Stewart

Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida
Paul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?
Courtney Love: "Essa música é sobre minha vagina, sabia?"
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A pulada de cerca que originou uma das músicas mais populares do Século XXI



