Não basta velocidade e peso, diz Ian Hill
Por Thiago Coutinho
Fonte: Wormwood Chronicles
Postado em 11 de novembro de 2005
Dr. Abner Mality, responsável pelo webzine Wormwood Chronicles, conversou com Ian Hill, baixista do JUDAS PRIEST, que falou a respeito da sonoridade do novo álbum do Priest, "Angel of Retribution", entre outros assuntos que você confere logo abaixo:
Wormwood Chronicles — Recentemente, tentei listar todas as bandas que tiraram seus nomes de alguma faixa do Judas Priest... Exciter, Steeler, Sinner, Before The Dawn, Grinder, Hellion, etc., etc. Quando ouve isso, você acha divertido, péssimo ou não se tão importante?
Ian Hill — Bem, não nos achamos tão importantes, mas ficamos muito orgulhosos de saber que alguém tem um opinião tão boa a seu respeito a ponto de nomear sua banda e ainda tocar o mesmo tipo de música que nós.
Wormwood Chronicles — Os álbuns que o Priest lançou nos anos 70 tinham uma veia estranha e eclética. E acho que no novo álbum de vocês, "Angel of Retribution", vocês tentaram recuperar essa veia. Você concordaria com isso?
Ian Hill — Bem, nós tentamos isso e também tentamos cobrir diferentes aspectos do heavy metal que são bem conhecidos ao longo dos anos, não apenas aquele heavy metal rápido e furioso. Nós também temos um catálogo de coisas mais comerciais e um outro catálogo orientado para as coisas mais produzidas. Em todos os álbuns, com exceção do ‘Painkiller’, nós colocamos uma balada. Ao longo dos 15 anos, bandas que se foram e que chegaram esqueceram deste lado do metal. Elas se concentraram apenas no lado mais pesado do heavy metal. Nós queríamos apenas lembrar as pessoas que o heavy metal não é apenas rápido e furioso, é muito mais também. É um estilo musical muito versátil.
Wormwood Chronicles — Você presta atenção na cena heavy metal hoje em dia? Sem sombra de dúvidas, o estilo mudou de forma inimaginável desde que o Priest surgiu.
Ian Hill — Acho que acertei no dia em que disse que o estilo se fragmentou. Ou você é uma banda death, speed, gótico e isso é tudo o que você faz. A versatilidade foi atirada pela janela. E você acaba diminuindo a distância entre a sua base de fãs com aqueles que só gostam de um tipo de música. Não há nada de errado com esses estilos musicais específicos, mas muitos deles acabam caindo no lugar comum. O outro lado do metal foi esquecido por um tempo. O lado mais melódico e feliz como um todo.
Wormwood Chronicles — A faixa que mais tem gerado controvérsia no novo álbum é "Lochness", que a maior parte das pessoas ou ama ou odeia. Eu, particularmente, adorei. O que você acha desta faixa
Ian Hill — Foi uma música que surgiu a partir de uma idéia de Rob. Todos nós gostamos da idéia e começamos a trabalhar nela. Ela tem quase doze minutos porque precisava ser longa assim, e não funcionaria se fosse mais curta ou mais longa ainda. É um pouco diferente das coisas que fizemos no passado.
Wormwood Chronicles — Você realmente acredita que o Nessie exista? [N. do R.: esta faixa trata da lenda do monstro do lago Nessie, que surgiu na Escócia]
Ian Hill — Não, acho que ele está morto [risos]. Gostaria de acreditar que ele existe, mas há um lado científico do meu cérebro que diz, ‘não, isso é impossível’.
Para ler a entrevista na íntegra, em inglês, clique aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Taylor Swift se parece com Dave Mustaine em fotos de bastidores da nova canção
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Novo disco do Megadeth ocupa posição intermediária em ranking da Metal Hammer
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
A polêmica música em que Ney igualou Secos e Molhados; "vão dizer que estou sendo oportunista"
A opinião de Joey Ramone, eterno vocalista dos Ramones, sobre o Kiss
O álbum dos Rolling Stones que Keith Richards rotulou como "o primeiro disco grunge"



O álbum do Judas Priest que Mikael Åkerfeldt considera subestimado
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O icônico guitarrista de heavy metal que Mustaine considera seu "Deus do Rock"
Serial Killers: As 10 melhores músicas sobre assassinos da vida real



