Flores e músicas marcam 25 anos sem Lennon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 08/12/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Liverpool e Nova York, as cidades onde o ícone pop John Lennon nasceu e morreu lembram na quinta-feira com música e flores os 25 anos do seu assassinato. Perto do local do crime, em Nova York, haverá uma vigília com velas.

982 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosMotorhead: Lemmy conta seu segredo com as mulheres

Em uma cerimônia no centro de Liverpool, norte da Inglaterra, fãs e autoridades inauguram um memorial sob uma estátua do lendário Beatle, morto a tiros em Nova York por um fã diante da sua mulher, Yoko Ono.

Ainda na quinta-feira, a cidade inglesa realiza um culto em homenagem ao homem que criou algumas das canções mais conhecidas do pop e que é considerado um dos compositores mais influentes de todos os tempos.

Em Nova York, centenas de pessoas devem se reunir na parte do Central Park conhecida como Strawberry Fields e acenderão velas às 22h50 (1h50 de sexta em Brasília), o horário em que Lennon foi baleado.

Os amigos de Liverpool lembraram de Lennon com carinho, mas também sentem que ele se distanciou depois de conhecer Yoko, a mulher a quem muitos fãs atribuem o fim dos Beatles, em 1970.

"Não dava para se aproximar de John no final e, olhando para trás, foi do momento em que ele conheceu Yoko Ono", disse o amigo e também músico Billy Kinsley, que conheceu Lennon e Paul McCartney na década de 1960.

"Foi triste. Ele era meu herói quando eu era um garoto de 15 anos, e ele era sempre acessível, sempre dizia oi e batia um papinho. Mas depois que conheceu Yoko, sumiu de vista completamente."

Sua avaliação de Lennon e dos Beatles como músicos, porém, nunca mudou. "Realmente me impressionou muito ver os Beatles naquela primeira noite no Cavern, porque simplesmente mudou a minha perspectiva", disse ele à Reuters em um estúdio de gravação improvisado em seu jardim, mencionando uma noite de 1962.

"Pensei: "Meu Deus, acabo de ver a melhor coisa que poderia ver", e desde então foi ladeira abaixo, porque nunca vi nada tão bom quanto os Beatles."

DEVOÇÃO
Durante a homenagem em Liverpool, Kinsley cantará Beautiful Boy, que Lennon dedicou a seu segundo filho, Sean, no disco Double Fantasy.

Em Nova York, Ayrton dos Santos estará no mosaico Imagine, batizado em alusão a uma das músicas mais conhecidas de Lennon, para repetir o ritual que realiza quase diariamente há 13 anos, usando pétalas, maçãs e bagels para formar o símbolo da paz.

"Isso tudo tem a ver com paz, amor e felicidade. É para o irmão John", disse Santos, 41. "Quando você vem aqui sente o espírito dele. O espírito dele está vivo demais aqui."

Mas o homem que deu tanto prazer a uma geração com músicas inesquecíveis, como Strawberry Fields Forever, Give Peace a Chance e Imagine, ainda causa dor aos que o amavam.

Sua primeira mulher, Cynthia, e o filho mais velho, Julian, recentemente disseram que se sentiram rejeitados quando Lennon os trocou por Yoko.

Cynthia disse à Reuters neste ano que ela e Julian foram "apagados" da história dos Beatles e que Yoko deixou claro que não a queria em Nova York depois da morte de Lennon.

Em nota publicada em seu site, Julian acrescentou: "Sempre tive sentimentos muito ambíguos sobre papai. Ele foi o pai que eu amei, (mas) que me decepcionou em muitos aspectos. É doloroso pensar que sua morte prematura me roubou a chance de nos conhecermos melhor."

O assessor de imprensa de Yoko, Elliot Mintz, disse ter recebido mais de 500 pedidos de entrevistas com a viúva japonesa de Lennon. Todas negadas. "É doloroso demais para ela comentar", afirmou.

Reuters

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

982 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?308 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro975 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados1061 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

LegoLego
Bandas que amamos (e outras nem tanto) em versão Lego

MestresMestres
Os dez maiores guitarristas canhotos do Rock

RockstarsRockstars
Veja algumas fotos antes da fama - parte 2

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


Lenda do SexoLenda do Sexo
Lemmy conta seu segredo para conquistar mulheres

SonhoSonho
Os 10 palcos de shows mais desejados

Collectors RoomCollectors Room
Uma coleção impressionante de ítens do Kiss

5000 acessosReb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"5000 acessosMetallica: Conheça a lista de exigências do camarim da banda5000 acessosTotal Guitar: os melhores e piores covers da história3740 acessosEm 25/07/1980: Eric Carr subia ao palco pela primeira vez com o Kiss5000 acessosTwisted Sister: "Nós inventamos o Hair Metal", diz Snider5000 acessosEm 09/12/2004: Dimebag Darrel é assassinado a tiros durante show

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online