O disco do Metallica que James Hetfield acha "um tanto trabalhoso" de se ouvir
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de fevereiro de 2025
James Hetfield, guitarrista/vocalista do Metallica, concedeu entrevista à Guitar World em 2008. O tema central do bate-papo foi "Death Magnetic", nono álbum de estúdio da banda, lançado em setembro do mesmo ano.
Metallica - Mais Novidades
"Death Magnetic" é o primeiro registro do Metallica gravado pelo baixista Robert Trujillo, escolhido como substituto de Jason Newsted. Produzido por Rick Rubin, o álbum está longe de ser um clássico, porém, apresenta temas interessantes, como "All Nightmare Long", "The Day That Never Comes", "That Was Just Your Life" e "The Unforgiven III".
Voltando a falar sobre a entrevista citada no início desta nota, James foi convidado a descrever "Death Magnetic". O frontman do Metallica disse:
"Eu acho que é um olhar para o passado — pegando a essência do nosso estilo anterior e tocando com nossas habilidades atuais. É impossível recuperar completamente sua inocência ou virgindade. Quando gravamos nossos primeiros álbuns, não tínhamos consideração pela autoridade ou pela maneira como as coisas deveriam ser. Nós entrávamos em um estúdio, tocávamos o que sabíamos e pronto.
Alguns engenheiros [de som] reclamavam e diziam coisas como: ‘Você não consegue ouvir o vocal' ou 'Você não consegue ouvir a guitarra... que som é esse?’. E nós dizíamos, 'Somos nós! Grave, por favor.' [risos] Tentamos capturar essa atitude novamente. É uma das razões pelas quais escolhemos Rick Rubin para produzir o álbum. Ele é bom em capturar a essência dos artistas com quem trabalha."
Adiante, James fez uma breve análise sobre os trabalhos do Metallica. Ele contou que ouvir um desses discos não era tarefa das mais fáceis (ao menos na época da entrevista).
"Gostaria de pensar que cada um dos álbuns tem seu próprio som único e distinto. Alguns podem ser mais difíceis de ouvir. Ouvir ‘St. Anger’ é um tanto trabalhoso para mim. [risos] É legal porque é cru e direto, mas tem apenas uma dimensão. Você sabe, ‘Isso é raiva, e aqui está’."
Lançado em 2003, "St. Anger" é um álbum controverso, que flerta com o New Metal e com o Metal Alternativo. Além de composições pouco inspiradas, o disco chama a atenção pela sua produção peculiar, que proporcionou um som de bateria irritante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista


O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Dave Mustaine diz que som da guitarra do Metallica mudou o mundo
O álbum do Metallica que impactou negativamente o metal, segundo baixista do Testament
Max Cavalera cortou o cabelo para ganhar cópia de clássico do Metallica


