O disco do Metallica que James Hetfield acha "um tanto trabalhoso" de se ouvir
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de fevereiro de 2025
James Hetfield, guitarrista/vocalista do Metallica, concedeu entrevista à Guitar World em 2008. O tema central do bate-papo foi "Death Magnetic", nono álbum de estúdio da banda, lançado em setembro do mesmo ano.
Metallica - Mais Novidades
"Death Magnetic" é o primeiro registro do Metallica gravado pelo baixista Robert Trujillo, escolhido como substituto de Jason Newsted. Produzido por Rick Rubin, o álbum está longe de ser um clássico, porém, apresenta temas interessantes, como "All Nightmare Long", "The Day That Never Comes", "That Was Just Your Life" e "The Unforgiven III".
Voltando a falar sobre a entrevista citada no início desta nota, James foi convidado a descrever "Death Magnetic". O frontman do Metallica disse:
"Eu acho que é um olhar para o passado — pegando a essência do nosso estilo anterior e tocando com nossas habilidades atuais. É impossível recuperar completamente sua inocência ou virgindade. Quando gravamos nossos primeiros álbuns, não tínhamos consideração pela autoridade ou pela maneira como as coisas deveriam ser. Nós entrávamos em um estúdio, tocávamos o que sabíamos e pronto.
Alguns engenheiros [de som] reclamavam e diziam coisas como: ‘Você não consegue ouvir o vocal' ou 'Você não consegue ouvir a guitarra... que som é esse?’. E nós dizíamos, 'Somos nós! Grave, por favor.' [risos] Tentamos capturar essa atitude novamente. É uma das razões pelas quais escolhemos Rick Rubin para produzir o álbum. Ele é bom em capturar a essência dos artistas com quem trabalha."
Adiante, James fez uma breve análise sobre os trabalhos do Metallica. Ele contou que ouvir um desses discos não era tarefa das mais fáceis (ao menos na época da entrevista).
"Gostaria de pensar que cada um dos álbuns tem seu próprio som único e distinto. Alguns podem ser mais difíceis de ouvir. Ouvir ‘St. Anger’ é um tanto trabalhoso para mim. [risos] É legal porque é cru e direto, mas tem apenas uma dimensão. Você sabe, ‘Isso é raiva, e aqui está’."
Lançado em 2003, "St. Anger" é um álbum controverso, que flerta com o New Metal e com o Metal Alternativo. Além de composições pouco inspiradas, o disco chama a atenção pela sua produção peculiar, que proporcionou um som de bateria irritante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
O guitarrista que poderia ensinar Slash a fazer um solo decente, segundo Sérgio Martins
A banda esquecida na história que Kurt Cobain queria ver mais gente ouvindo
O cantor que fez Elton John ficar nervoso no próprio estúdio
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Primavera Sound Brasil divulga seu Line-up para 2026
Kam Lee (Massacre, ex-Death) será o vocalista do Benediction no show em São Paulo
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A música que até o Led Zeppelin achou complicada demais para levar ao palco
A banda que fez Sharon den Adel, vocalista do Within Temptation, entrar no mundo da música pesada

Solo de guitarra de "One" surgiu "do nada", segundo Kirk Hammett
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
O solo de guitarra gravado por Kirk Hammett que o assombrou por quase 20 anos
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica


