O disco do Metallica que James Hetfield acha "um tanto trabalhoso" de se ouvir
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de fevereiro de 2025
James Hetfield, guitarrista/vocalista do Metallica, concedeu entrevista à Guitar World em 2008. O tema central do bate-papo foi "Death Magnetic", nono álbum de estúdio da banda, lançado em setembro do mesmo ano.
Metallica - Mais Novidades
"Death Magnetic" é o primeiro registro do Metallica gravado pelo baixista Robert Trujillo, escolhido como substituto de Jason Newsted. Produzido por Rick Rubin, o álbum está longe de ser um clássico, porém, apresenta temas interessantes, como "All Nightmare Long", "The Day That Never Comes", "That Was Just Your Life" e "The Unforgiven III".
Voltando a falar sobre a entrevista citada no início desta nota, James foi convidado a descrever "Death Magnetic". O frontman do Metallica disse:
"Eu acho que é um olhar para o passado — pegando a essência do nosso estilo anterior e tocando com nossas habilidades atuais. É impossível recuperar completamente sua inocência ou virgindade. Quando gravamos nossos primeiros álbuns, não tínhamos consideração pela autoridade ou pela maneira como as coisas deveriam ser. Nós entrávamos em um estúdio, tocávamos o que sabíamos e pronto.
Alguns engenheiros [de som] reclamavam e diziam coisas como: ‘Você não consegue ouvir o vocal' ou 'Você não consegue ouvir a guitarra... que som é esse?’. E nós dizíamos, 'Somos nós! Grave, por favor.' [risos] Tentamos capturar essa atitude novamente. É uma das razões pelas quais escolhemos Rick Rubin para produzir o álbum. Ele é bom em capturar a essência dos artistas com quem trabalha."
Adiante, James fez uma breve análise sobre os trabalhos do Metallica. Ele contou que ouvir um desses discos não era tarefa das mais fáceis (ao menos na época da entrevista).
"Gostaria de pensar que cada um dos álbuns tem seu próprio som único e distinto. Alguns podem ser mais difíceis de ouvir. Ouvir ‘St. Anger’ é um tanto trabalhoso para mim. [risos] É legal porque é cru e direto, mas tem apenas uma dimensão. Você sabe, ‘Isso é raiva, e aqui está’."
Lançado em 2003, "St. Anger" é um álbum controverso, que flerta com o New Metal e com o Metal Alternativo. Além de composições pouco inspiradas, o disco chama a atenção pela sua produção peculiar, que proporcionou um som de bateria irritante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
Com ex-membros do Evanescence, We Are the Fallen quer retomar atividades
A atual opinião de Tarja Turunen sobre turnê de reunião com Nightwish e Marko Hietala
11 supergrupos prog de qualidade que muita gente certamente nunca ouviu falar
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
De Metallica a Ramones: como "Os Simpsons" virou um dos maiores palcos do rock na cultura pop
Será que é tão difícil assim respeitar o gosto musical alheio?
Solo de guitarra de "One" surgiu "do nada", segundo Kirk Hammett
Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
Ex-baixista do Metallica insinua que Mustaine mentiu ao falar que era o machão da banda
A sensata estratégia de James Hetfield para não deixar fama subir à cabeça


