O disco do Metallica que James Hetfield acha "um tanto trabalhoso" de se ouvir
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de fevereiro de 2025
James Hetfield, guitarrista/vocalista do Metallica, concedeu entrevista à Guitar World em 2008. O tema central do bate-papo foi "Death Magnetic", nono álbum de estúdio da banda, lançado em setembro do mesmo ano.
Metallica - Mais Novidades
"Death Magnetic" é o primeiro registro do Metallica gravado pelo baixista Robert Trujillo, escolhido como substituto de Jason Newsted. Produzido por Rick Rubin, o álbum está longe de ser um clássico, porém, apresenta temas interessantes, como "All Nightmare Long", "The Day That Never Comes", "That Was Just Your Life" e "The Unforgiven III".
Voltando a falar sobre a entrevista citada no início desta nota, James foi convidado a descrever "Death Magnetic". O frontman do Metallica disse:
"Eu acho que é um olhar para o passado — pegando a essência do nosso estilo anterior e tocando com nossas habilidades atuais. É impossível recuperar completamente sua inocência ou virgindade. Quando gravamos nossos primeiros álbuns, não tínhamos consideração pela autoridade ou pela maneira como as coisas deveriam ser. Nós entrávamos em um estúdio, tocávamos o que sabíamos e pronto.
Alguns engenheiros [de som] reclamavam e diziam coisas como: ‘Você não consegue ouvir o vocal' ou 'Você não consegue ouvir a guitarra... que som é esse?’. E nós dizíamos, 'Somos nós! Grave, por favor.' [risos] Tentamos capturar essa atitude novamente. É uma das razões pelas quais escolhemos Rick Rubin para produzir o álbum. Ele é bom em capturar a essência dos artistas com quem trabalha."
Adiante, James fez uma breve análise sobre os trabalhos do Metallica. Ele contou que ouvir um desses discos não era tarefa das mais fáceis (ao menos na época da entrevista).
"Gostaria de pensar que cada um dos álbuns tem seu próprio som único e distinto. Alguns podem ser mais difíceis de ouvir. Ouvir ‘St. Anger’ é um tanto trabalhoso para mim. [risos] É legal porque é cru e direto, mas tem apenas uma dimensão. Você sabe, ‘Isso é raiva, e aqui está’."
Lançado em 2003, "St. Anger" é um álbum controverso, que flerta com o New Metal e com o Metal Alternativo. Além de composições pouco inspiradas, o disco chama a atenção pela sua produção peculiar, que proporcionou um som de bateria irritante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Por que Yngwie Malmsteen não é tão difícil quanto dizem, segundo Zakk Wylde
A fase do Soundgarden que Kurt Cobain considerava melhor e o comentário sobre Chris Cornell
A opinião contundente de Amy Lee sobre a IA; "A coisa mais horrível que você possa imaginar"

Dave Mustaine revela hit do Metallica diretamente influenciado por "Sweet Home Alabama"
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Abrir shows do Metallica é quase como ir para a guerra, diz vocalista do Avenged Sevenfold
As duas bandas "de Metal" que derrotaram o Metallica nas buscas do Google


