Tony Iommi fala sobre os primeiros clássicos do Black Sabbath
Por Thiago Coutinho
Fonte: Blabbermouth.com
Postado em 30 de maio de 2006
O guitarrista Tony Iommi, do BLACK SABBATH, falou am maio de 2006 com a revista Guitar One acerca do clássico "Paranoid" e as curiosidades que envolveram a construção deste álbum. Confira os principais excertos do bate-papo logo a seguir:
Black Sabbath - Mais Novidades
Guitar One — Você se lembra do momento exato em que o som do BLACK SABBATH começou a tomar forma?
Tony Iommi — Eu tinha uma banda com o Bill Ward [baterista] chamada MYTHOLOGY, que era uma coisa mais voltada para o blues e o jazz. Mas acabou enveredando para um lado mais pesado e diferente, também. Lembro-me de uma vez em que toquei este riff que fez o cabelo da minha nuca arrepiar. Era uma vibração diferente, sabia que era isso. E aquele riff me levou para 'Wicked World', 'Black Sabbath' veio logo em seguida. A ‘Wicked World’ ainda tem uma veia bem jazz. Mas ‘Black Sabbath’ virou tudo completamente, nos deixou estarrecidos. Foi quando escrever nessa veia mais ‘dark’.
Guitar One — Você fez essas mudanças, pelo menos em parte, por razões comerciais? Você viu uma possível oportunidade?
Iommi — Não, nunca. Nunca pensamos nesse lado comercial. O que rolou foi que esse estilo nos deixou realmente estarrecidos. Nós testamos esse som em um clube de blues, e foi interessante chocar todas as pessoas em meio a um repertório blues. Mas eles pareciam ter sacado a idéia, ou nós os fizemos entender. De qualquer modo, nós havíamos gostado disso.
Guitar One — Quando foi que o material que faria parte do "Paranoid" começou a aparecer?
Iommi — Nós saímos em turnê após lançarmos o primeiro álbum. Ficamos seis semanas em um clube de Zurique, onde começávamos a tocar às três da tarde um repertório de 45 minutos — e isso por seis semanas! Bem, não tínhamos canções suficientes, então continuávamos a tocar as mesmas coisas, o que realmente estava ficando chato pra caramba, como você pode imaginar. Então, começamos a usar este tempo para fazermos umas jams e dar forma às coisas, especialmente nas horas de folga, quando havia apenas algumas pessoas no clube. Foi quando ‘War Pigs’ nasceu. Ao fim deste período de seis semanas, já tinha duas ou três faixas prontas para pôr no álbum.
Guitar One — Foi quando vocês caíram de cabeça em "Paranoid"...
Iommi — Exato. A gravação do ‘Paranoid’ foi bem rápida. Entramos em estúdio e cinco dias depois já estava tudo pronto. Muitas das minhas idéias vieram dos shows — eu me inspirava neles, um pequeno riff aqui, outro acolá. Mas isso também era um problema, porque naqueles dias você tinha que se lembrar de tudo, não havia pequenos aparelhos de gravação. Muitas idéias foram estruturadas nos shows, e quando chegou a hora de gravar o álbum, tive que me lembrar de todas as idéias e juntá-las.
Guitar One — Deve ter havido muita pressão em cima de você para aparecer com o material.
Iommi — Eles me esperavam aparecer com a música em si. Se eu não aparecia com nada, não fazíamos nada. Você não podia começar com a bateria, isso não funcionava conosco. A guitarra era o principal elemento da banda, então tudo se conectava com ela.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
David Ellefson não faz mais parte da banda Dieth
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
Como Kerry King, do Slayer, foi parar em clipe do Beastie Boys
James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Randy Blythe não foi avisado sobre mudança de logotipo do Lamb of God


Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk
As melhores bandas de heavy metal de 30 países, segundo lista do Loudwire


