Joan Baez se muda para árvore em Los Angeles
Fonte: Folha Online
Postado em 24 de maio de 2006
A cantora folk Joan Baez, 65, e uma mulher --que passou dois anos pendurada no topo em uma sequóia canadense gigante-- "fixaram residência" em uma árvore que fica em um jardim de uma comunidade nos Estados Unidos. O motivo: o local está sendo ameaçado de demolição.
Baez, que deu voz aos protestos contra a guerra do Vietnã, e Julia "Butterfly" Hill, cujo protesto contra o corte de árvores no fim da década de 1990 chamou a atenção da opinião pública, disseram que ocupariam a árvore em turnos.
O jardim de cerca de 56 mil metros quadrados fica no meio de uma área arenosa ao sul de Los Angeles administrada por cerca de 350 fazendeiros, muitos deles imigrantes, que cultivam frutas e vegetais desde 1992.
Os fazendeiros foram ameaçados de despejo após o departamento de terras públicas falhou em seus esforços de comprar área de seu proprietário, que planeja construir um armazém no local.
Um pequeno grupo de pessoas se reuniu no local, na tentativa de prevenir a destruição do jardim.
Julia "Butterfly" Hill encerrou seu período de ocupação da sequóia no norte da Califórnia em dezembro de 1999, após a companhia Pacific Lumber ter concordado em preservar a árvore --que ela apelidou de Luna-- e uma área de 60 metros quadrados ao redor da área. Para tanto, Hill e seus correligionário concordaram em pagaram US$50 mil pela ação da empresa.
Joan Baez tem uma longa trajetória de ativismo político. No ano passado, ela se juntou a manifestante contrários à guerra do Iraque próximo ao rancho do presidente americano George W. Bush, onde se reuniram com famílias de militares que exigiam a retirada das tropas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps