Jimi Hendrix: Segundo Carmine Appice, ele não gostava do Led
Por Vitor Rangel
Fonte: Classic Rock Revisited
Postado em 13 de agosto de 2006
Jeb Wright do Classic Rock Revisted entrevistou em agosto de 2006 o lendário baterista de rock Carmine Appice (VANILLA FUDGE, CACTUS, BECK, BOGERT & APPICE, ROD STEWART, KING KOBRA, OZZY OSBOURNE). Alguns trechos da entrevista seguem abaixo:
Classic Rock Revisted: Você me deixa curioso com as notícias do "The Song Almost Remains the Same" (o próximo álbum do VANILLA FUDGE de covers do LED ZEPELIN). Você vai fazer esse álbum com o estilo do VANILLA FUDGE e mudar os arranjos?
Carmine: Algumas delas estarão mais lentas, como ‘Immigrant Song’. Colocaremos uma introdução estilo Viking nela. Na ‘Dancing Days’ nós faremos algo estranho que possui o estilo do VANILLA FUDGE. Estamos fazendo ‘Fool in the Rain’ com harmonias de três partes.
Carmine: LED ZEPPELIN era bastante similar ao VANILLA FUDGE de certo modo. Tim e eu nunca tentamos tocar músicas do LED antes e agora que estamos tocando nós descobrimos que a maneira como tocamos é muito parecida com o que John Bonham e John Paul Jones tocavam em termos de sentimento. Estou achando essas músicas muito fáceis de tocar para mim por causa disso. Realmente sinto a mesma coisa e isso é muito legal pra mim. Já toquei algumas músicas do ZEPPELIN em algumas clínicas com caras como Tony Franklin, mas não tinha o mesmo sentimento que ocorreu com Tim e eu.
Classic Rock Revisted: O ZEPPELIN foi pego pegando coisas emprestadas de outras bandas antigamente.
Carmine. Eles abriam o nosso show. Nós os tínhamos como primeiro ato. Robert Plant estava verde. Eles nem tinham um nome quando começamos a fazer turnê com eles. No primeiro show deles nós que pagamos o cachê. O promotor nem queria eles na turnê, já que estava tudo esgotado para os shows do VANILLA FUDGE e SPIRIT. Ele não queria pagar pelo LED ZEPPELIN, então nós pagamos os seus cachês. Eu, na verdade, acho que pagamos metade do cachê deles. Eu ajudei John Bonham a conseguir o patrocínio da Ludwig. Nós éramos próximos e os vimos crescerem.
Carmine: Mas o ZEPPELIN realmente pegou coisas emprestados de outros. Jimi Hendrix pessoalmente me disse que ele não gostava de ZEPPELIN pois eles roubavam de todo mundo. ‘You Shook Me’ era do álbum do JEFF BECK. ‘Dazed & Confused’ tinha um pouco de VANILLA FUDGE e tem também partes de ‘Beck’s Bolero' nela. Eu acho que algum membro da banda me disse que o riff de ‘Good Times Bad Times’ veio de uma linha de baixo de Tim Bogart. Quando eu escuto isso, soa como Tim. Quando escutei pela primeira vez John Bonham fazer aquela coisa tripla com a bateria, eu fui até ele e disse, ‘John, isso é incrível. Eu tenho que admitir que eu peguei isso de você.’ Ele olhou pra mim e disse, ‘O que você está falando? Eu peguei de você!’ Eu respondi, ‘Eu não faço isso. Você não poderia ter pego de mim.’ Ele continuou me dizendo onde eu tinha feito aquilo no primeiro álbum do VANNILA FUDGE e ele estava certo. Eu tinha feito apenas num momento no álbum e ele pegou isso e transformou numa coisa maior ainda e melhor. Nós costumávamos ficar sentados do lado do palco do ZEPPELIN. Conversávamos nos camarins e construímos uma grande relação com eles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
O cantor que Bono disse ter voz de anjo e ser um homem muito sábio
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
A música do Rush que virou um pesadelo para Geddy Lee
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado


Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O momento marcante de Woodstock que resumiu todos os anos sessenta
O guitarrista que mudou a vida de Steve Vai até ele descobrir um ainda mais revolucionário
Como uma foto de Jimi Hendrix ajudou Angus Young a criar sua própria imagem
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
O maior guitarrista de todos os tempos para Jeff Beck, que questionou o próprio futuro
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore


