Evanescence: Comentários sobre "The Open Door" na revista Kerrang
Por Gustavo Hermann
Fonte: Kerrang
Postado em 28 de setembro de 2006
Agendado para chegar às lojas em 3 de outubro, "The Open Door", novo trabalho do EVANESCENCE, já pode ser escutado na íntegra no AOL; clique aqui para conferir.
Segue abaixo a tradução de uma resenha do disco, publicada na revista Kerrang, e que pode ser vista neste link:
"Quando Ben Moody saiu do Evanescence em 2004 para seguir carreira como compositor profissional, parecia que com isso havia mandado Amy Lee em uma viagem só de ida para a ilha dos condenados, levando consigo todos os remos disponíveis. Como guitarrista ele era de certa maneira uma comodidade dispensável, mas como principal compositor por trás do álbum 'Fallen' de 2003, que vendeu 14 mil cópias, ele era uma engrenagem vital na máquina do Evanescence, sendo portanto insubstituível. Ou assim se poderia pensar, já que o novo álbum 'The Open Door' não é apenas um bom álbum que supera o 'Fallen' de fato, ele é também um salto massivo de criatividade em um território muito mais épico, excitante e musicalmente completo que o de seu predecessor, que soava de alguma forma restrito.
Toda a atmosfera no decorrer do álbum é de um peso elegante. As guitarras estão MUITO mais pesadas que antes por um lado - com riffs ocassionais que remetem até mesmo aos níveis de escuridão melódica do My Dying Bride -, enquanto por outro há inflências clássicas muito mais proeminentes nesse trabalho, com maior destaque para cordas e coros, e em todos os momentos mantendo firme a marca registrada da banda com versos e refrões que seguem uma linha pop-dark.
Opondo-se a esse brilhantismo clássico há a apropriação de um novo elemento eletrônico à la Björk, que cria uma atmosfera difícil de se descrever. Batidas eletrônicas, baixo sujo e distorcido, vocais esquálidos, todos esses elementos aparecem no decorrer dos momentos mais reservados de 'Cloud Nine' e 'Lose Control', antes de ambas faixas explodirem em riffs excelentes e grandiosos acompanhados de floreios orquestrais. Durante os momentos nos quais esta pompa atinge tons febris, como ocorre em 'Snow White Queen' e 'Your Star', os vocais de Amy Lee são esplêndidos; em parte uma vocalista de rock humana, em parte uma sirene operística com garganta privilegiada. E isso soa brilhante, particularmente na faixa central do álbum, 'Lacrymosa', onde as partes clássicas e o peso das ótimas guitarras se entrelaçam perfeitamente para criar um estonteante coro majesticamente dark num estilo wagneriano.
Não que o Evanescence tenha se tornado um Nightwish, mas ainda assim há uma forte e inegável linha clássica permeando o metal gótico que é marca registrada da banda.
Muito antes de uma nota das novas músicas ter sido escrita, críticos de língua afiada escreveram que o Evanescence sem Ben Moody seria como um Bavid Beckham perneta, um Ron Jeremy após a operação, ou como a parte da frente de uma fantasia de cavalo para duas pessoas, a parte fotogênica e com voz de anjo.
É irônico, diante disso, que 'The Open Door' é um ótimo álbum e leva a especular se a saída de Moody não foi a melhor coisa que já aconteceu à banda.
Para fàs de: Within Temptation, Lacuna Coil.
Por Nick Ruskell"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
O guitarrista que não sabia que gravou maior sucesso de Chitãozinho & Xororó
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Paulo Ricardo lembra os dois primeiros nomes do RPM: "Decidimos usar esse número antes"
U2: as 10 melhores músicas de todos os tempos da banda
Steve Harris e a maneira genial do Iron Maiden se vingar das acusações de satanismo
Amy Lee odiava um dos grandes hits do Evanescence - que superou 1 bilhão de plays no YouTube
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Os 25 melhores discos de rock lançados nos últimos 25 anos, segundo o Loudwire
Insuportáveis: 15 rocks de adolescente lançados neste século que já deram no saco
Evanescence: Amy Lee anuncia novo álbum - mas não exatamente...



