Mais sombrio, Iron lança disco sobre a guerra
Fonte: Terra Música
Postado em 05 de setembro de 2006
Trinta anos de carreira e mais de duas dezenas de álbuns lançados não amenizaram a agressividade da banda britânica Iron Maiden. Em seu 14º disco de estúdio, A Matter of Life And Death, tanto a música quanto as letras mostram peso e um clima sombrio. Não é à toa: o tema principal é a guerra.
Não que a banda tenha assumido alguma postura pró ou contra o conflito no Iraque ou no Líbano, por exemplo. "Esses são temas antigos. Falamos de uma maneira geral, e não necessariamente específica", explica o guitarrista Dave Murray, o membro mais antigo do grupo depois de seu fundador, o baixista e principal compositor Steve Harris.
O álbum não chega a ser conceitual, mas a maior parte das faixas trata da guerra, seja analisando as motivações dos soldados, como em These Colors Don't Run, como narrando uma ofensiva sangrenta, como em The Longest Day.
Apesar do tema pesado, a produção do álbum foi pacífica. "As gravações foram ótimas. Tanto que agendamos quatro meses de estúdio e só precisamos de três", conta Murray. A banda preferiu gravar as músicas ao vivo, e não gravando cada instrumento individualmente. O resultado desse processo é uma sonoridade mais natural e, também, o álbum mais longo da carreira do Iron Maiden: cerca de 1h12 de música. O primeiro single, por exemplo, The Reincarnation of Benjamim Breeg, tem 7 minutos e 22 segundos de duração.
Show no Brasil?
Como se tornou praxe entre os grandes lançamentos, o álbum vazou na internet cerca de uma semana antes de seu lançamento oficial. Dave, no entanto, se mostrou surpreso com a notícia. "Sério? Mas como eles conseguem baixar as músicas antes do lançamento?", perguntou. "De qualquer forma, os verdadeiros fãs do Iron Maiden esperam pelo lançamento do disco para comprá-lo", disse.
E "esperar" é mesmo a palavra de ordem para o público da Donzela de Ferro. "Até o final do ano não temos perspectiva de tocarmos no Brasil. Mas no ano que vem devemos passar por aí", disse o guitarrista.
A banda pode passar pela América do Sul em janeiro de 2007. A rádio argentina Rock & Pop anunciou que o grupo toca no país durante o Quilmes Rock Festival, e logo em seguida se apresenta no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Steve Vai: "Eu não posso tocar como Yngwie Malmsteen; ninguém pode tocar como ele"
Qual era a opinião de Tony Iommi sobre Ozzy Osbourne solo e Randy Rhoads em 1984?
Restart: após uma década, como está garota do meme "puta falta de sacanagem"

Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
Steve Harris queria ser baterista, mas optou pelo baixo; "Eu não sabia tocar bateria"
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"
A música que para Steve Harris seria "a canção ideal do Iron Maiden"



