Canadá quer preservar o álbum 2112, do Rush
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Jam! Music
Postado em 29 de outubro de 2006
O site JAM! Music informa que as experiências com o prog-rock da banda Rush estão entre as obras de arte que devem ser preservadas para as futuras gerações, diz um comitê encarregado de preservar o que há de melhor da cultura canadense na televisão, no rádio, no cinema e na música.
O álbum "2112", de 1976, uma mistura única de rock clássico com sintetizadores que tornou o RUSH uma sensação, tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos, é um dos trabalhos escolhidos como "MasterWorks" [Obras Primas] pela fundação "Audio-Visual Preservation Trust".
Essa associação do setor privado cuida da proteção da arte clássica canadense e seleciona, a cada ano, uma dúzia de trabalhos para serem preservados, oferecendo fundos para aqueles que estão em perigo de serem perdidos.
Entre os escolhidos deste ano está também aquele que é considerado o primeiro hit "caseiro" da TV, "The Pig & Whistle". "Estamos empolgados coma seleção deste ano e aplaudimos os jurados por terem redescoberto estas importantes jóias de nosso passado", diz Stephen Ellis, presidente em 2006 da comissão MasterWorks, num comunicado à imprensa. "A preservação dessas obras escolhidas é muito importante para a cultura canadense. Sem os MasterWorks, as futuras gerações poderiam perder essas extraordinárias janelas para o passado", acrescentou o presidente da fundação David Novek.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps