Morre fundador da gravadora que lançou Stones

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 15/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Nova York, 15 dez (EFE).- O turco Ahmed Ertegun, que teve um grande papel no desenvolvimento do jazz e que lançou músicos do porte de Ray Charles e Rolling Stones, entre outros, morreu na noite dessa quinta-feira aos 83 anos, informou seu porta-voz.

5000 acessosLed Zeppelin: 24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"5000 acessosDonald Trump: Yoko Ono resume tudo em um único tweet

Ertegun, como co-fundador da empresa fonográfica Atlantic Records, ajudou ainda a alçar ao estrelato "a rainha do soul", Aretha Franklin, além de outros artistas de pop e rock.

O empresário sofreu ferimentos e lesões na cabeça quando caiu, no dia 29 de outubro, em um show dos Rolling Stones em Nova York.

Posteriormente, Ertegun entrou em coma, vindo a falecer na noite dessa quinta-feira, segundo o médico que o atendia em um hospital de Nova York.

Ertegun, filho de um diplomata turco, contratou para a Atlantic Records, gravadora fundada por ele em 1947 juntamente com Herb Armstrong, mitos do jazz como Dizzy Gillespie e Duke Ellington.

O empresário lançou também astros do rock, como o Led Zeppelin, e do pop, como Bobby Darin, Sonny and Cher, Bette Midler, Roberta Flack e Abba.

Posteriormente, a gravadora se fundiu com a Warner.

Ertegun, que era grande amigo de mitos do jazz como Charles Mingus e Ornette Coleman, também tinha boas relações com artistas modernos como Kid Rock ou Lil' Kim.

Sob o pseudônimo A. Nugetre (seu nome ao contrário), compôs doze canções, incluindo o sucesso "Chains of Love" (Correntes do Amor) gravada por Big Joe Turner.

Os restos mortais de Ertegun serão repatriados à Turquia, terra natal do empresário, para o enterro. Também haverá um serviço religioso em memória do empresário em Nova York depois do Ano Novo.

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Led ZeppelinLed Zeppelin
24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"

473 acessosDanilo Vicari: Top 10 Riffs do Led Zeppelin2717 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Oops!Oops!
Dez erros eternizados em gravações

Led ZeppelinLed Zeppelin
Algumas ótimas versões do clássico "Rock And Roll"

PoeiraPoeira
A fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"

Donald TrumpDonald Trump
Yoko Ono resume tudo em um único tweet

SlashSlash
Sem palavras após ouvir pequena guitarrista tocando

SlayerSlayer
Ouça "Seasons In The Abyss" com Corey Taylor no vocal

5000 acessosPropriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"5000 acessosIron Maiden: Nicko caiu de joelhos e rezou por Bruce5000 acessosKorn: "Estava viciado e com Deus encontrei uma saída"5000 acessosLed Zeppelin: "não espero que haja mais shows", diz Page5000 acessosRush: Lee "quis matar" Lifeson durante discurso no RRHoF5000 acessosGwar: "não haveria Slipknot sem o Gwar'"

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online