Morre fundador da gravadora que lançou Stones

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 15/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Nova York, 15 dez (EFE).- O turco Ahmed Ertegun, que teve um grande papel no desenvolvimento do jazz e que lançou músicos do porte de Ray Charles e Rolling Stones, entre outros, morreu na noite dessa quinta-feira aos 83 anos, informou seu porta-voz.

4423 acessosBlend Guitar: os dez álbuns de Rock mais vendidos nos EUA5000 acessosAC/DC - Perguntas e Respostas

Ertegun, como co-fundador da empresa fonográfica Atlantic Records, ajudou ainda a alçar ao estrelato "a rainha do soul", Aretha Franklin, além de outros artistas de pop e rock.

O empresário sofreu ferimentos e lesões na cabeça quando caiu, no dia 29 de outubro, em um show dos Rolling Stones em Nova York.

Posteriormente, Ertegun entrou em coma, vindo a falecer na noite dessa quinta-feira, segundo o médico que o atendia em um hospital de Nova York.

Ertegun, filho de um diplomata turco, contratou para a Atlantic Records, gravadora fundada por ele em 1947 juntamente com Herb Armstrong, mitos do jazz como Dizzy Gillespie e Duke Ellington.

O empresário lançou também astros do rock, como o Led Zeppelin, e do pop, como Bobby Darin, Sonny and Cher, Bette Midler, Roberta Flack e Abba.

Posteriormente, a gravadora se fundiu com a Warner.

Ertegun, que era grande amigo de mitos do jazz como Charles Mingus e Ornette Coleman, também tinha boas relações com artistas modernos como Kid Rock ou Lil' Kim.

Sob o pseudônimo A. Nugetre (seu nome ao contrário), compôs doze canções, incluindo o sucesso "Chains of Love" (Correntes do Amor) gravada por Big Joe Turner.

Os restos mortais de Ertegun serão repatriados à Turquia, terra natal do empresário, para o enterro. Também haverá um serviço religioso em memória do empresário em Nova York depois do Ano Novo.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez álbuns de Rock mais vendidos nos EUA

68 acessosEm 08/11/1971: Led Zeppelin lança o seu clássico quarto álbum1383 acessosJohn Frusciante: Carta manuscrita para Jimmy Page colocada à venda1673 acessosRobert Plant: ouça "Bones of Saints", do álbum "Carry Fire"718 acessosLed Zeppelin: em vídeo, análise vocal de Robert Plant797 acessosYardbirds: álbum de 1968 produzido por Jimmy Page sai em novembro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Led ZeppelinLed Zeppelin
Site elege melhores performances de John Bonham

Led ZeppelinLed Zeppelin
Jimmy Page eternizado em embalagens de aveia?

Led ZeppelinLed Zeppelin
A origem do anjo símbolo da banda

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"

AC/DCAC/DC
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Guns N RosesGuns N' Roses
Pobreza, sexo, drogas e Rock n' Roll em nova biografia

Contra-baixoContra-baixo
As melhores introduções do Heavy Metal

5000 acessosDave Mustaine: "há bandas cujo nome me ofende"5000 acessosKiss: "Rock and roll é um trabalho para otários!"5000 acessosExcessos: como os rockstars gastam os seus milhões5000 acessosPaixão nacional: o futebol e os roqueiros britânicos5000 acessosMax: o Cavalera Conspiracy é mais Sepultura que o Sepultura5000 acessosDef Leppard: Phil Collen comenta audição para o Iron Maiden

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online