Morre fundador da gravadora que lançou Stones
Fonte: UOL Música
Postado em 15 de dezembro de 2006
Nova York, 15 dez (EFE).- O turco Ahmed Ertegun, que teve um grande papel no desenvolvimento do jazz e que lançou músicos do porte de Ray Charles e Rolling Stones, entre outros, morreu na noite dessa quinta-feira aos 83 anos, informou seu porta-voz.
Ertegun, como co-fundador da empresa fonográfica Atlantic Records, ajudou ainda a alçar ao estrelato "a rainha do soul", Aretha Franklin, além de outros artistas de pop e rock.
O empresário sofreu ferimentos e lesões na cabeça quando caiu, no dia 29 de outubro, em um show dos Rolling Stones em Nova York.
Posteriormente, Ertegun entrou em coma, vindo a falecer na noite dessa quinta-feira, segundo o médico que o atendia em um hospital de Nova York.
Rolling Stones - Mais Novidades
Ertegun, filho de um diplomata turco, contratou para a Atlantic Records, gravadora fundada por ele em 1947 juntamente com Herb Armstrong, mitos do jazz como Dizzy Gillespie e Duke Ellington.
O empresário lançou também astros do rock, como o Led Zeppelin, e do pop, como Bobby Darin, Sonny and Cher, Bette Midler, Roberta Flack e Abba.
Posteriormente, a gravadora se fundiu com a Warner.
Ertegun, que era grande amigo de mitos do jazz como Charles Mingus e Ornette Coleman, também tinha boas relações com artistas modernos como Kid Rock ou Lil' Kim.
Sob o pseudônimo A. Nugetre (seu nome ao contrário), compôs doze canções, incluindo o sucesso "Chains of Love" (Correntes do Amor) gravada por Big Joe Turner.
Os restos mortais de Ertegun serão repatriados à Turquia, terra natal do empresário, para o enterro. Também haverá um serviço religioso em memória do empresário em Nova York depois do Ano Novo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps