Morre fundador da gravadora que lançou Stones

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 15/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Nova York, 15 dez (EFE).- O turco Ahmed Ertegun, que teve um grande papel no desenvolvimento do jazz e que lançou músicos do porte de Ray Charles e Rolling Stones, entre outros, morreu na noite dessa quinta-feira aos 83 anos, informou seu porta-voz.

1737 acessosVlog Rock: o significado dos símbolos do Led Zeppelin5000 acessosBayley, Wilson e Cherone: grandes erros na história de grandes bandas

Ertegun, como co-fundador da empresa fonográfica Atlantic Records, ajudou ainda a alçar ao estrelato "a rainha do soul", Aretha Franklin, além de outros artistas de pop e rock.

O empresário sofreu ferimentos e lesões na cabeça quando caiu, no dia 29 de outubro, em um show dos Rolling Stones em Nova York.

Posteriormente, Ertegun entrou em coma, vindo a falecer na noite dessa quinta-feira, segundo o médico que o atendia em um hospital de Nova York.

Ertegun, filho de um diplomata turco, contratou para a Atlantic Records, gravadora fundada por ele em 1947 juntamente com Herb Armstrong, mitos do jazz como Dizzy Gillespie e Duke Ellington.

O empresário lançou também astros do rock, como o Led Zeppelin, e do pop, como Bobby Darin, Sonny and Cher, Bette Midler, Roberta Flack e Abba.

Posteriormente, a gravadora se fundiu com a Warner.

Ertegun, que era grande amigo de mitos do jazz como Charles Mingus e Ornette Coleman, também tinha boas relações com artistas modernos como Kid Rock ou Lil' Kim.

Sob o pseudônimo A. Nugetre (seu nome ao contrário), compôs doze canções, incluindo o sucesso "Chains of Love" (Correntes do Amor) gravada por Big Joe Turner.

Os restos mortais de Ertegun serão repatriados à Turquia, terra natal do empresário, para o enterro. Também haverá um serviço religioso em memória do empresário em Nova York depois do Ano Novo.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Led ZeppelinLed Zeppelin
Robert Plant acha horríveis seus vocais no começo da carreira

1737 acessosVlog Rock: o significado dos símbolos do Led Zeppelin212 acessosEm 24/02/1975: Led Zeppelin lança o álbum Physical Graffiti478 acessosRobert Plant: unboxing do novo álbum, "Carry Fire"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Álbuns ao vivoÁlbuns ao vivo
10 grandes registros da história do rock

KissKiss
Banda toca clássico do Led Zeppelin em versão acústica

Robert PlantRobert Plant
A vida de rockstar é uma aflição

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"


VocalistasVocalistas
Três grandes erros na história de três grandes bandas

BateristasBateristas
Os dez músicos mais loucos de todos os tempos

Phil AnselmoPhil Anselmo
Vocalista explica e se retrata por episódio racista

5000 acessosNirvana: Krist Novoselic comenta o suicídio de Cobain5000 acessosMas afinal... o que é rock progressivo?5000 acessosCovers inusitados: COB tocando Britney? Shakira tocando ACDC?5000 acessosJourney: o famoso erro geográfico em "Don't Stop Believin'"5000 acessosVarg Vikernes: vídeo de ensaio nos tempos do Old Funeral5000 acessosLady Gaga: veja mais fotos do ensaio com camisa do Iron Maiden

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online