40 anos do "Isle of Wight Festival" passam em branco
Por Vitor Bemvindo
Fonte: MOFODEU
Postado em 16 de julho de 2008
Até a organização do "The Isle of Wight Festival" de 2008 esqueceu que, nesse ano, se comemora o quadragésimo aniversário deste tradicionalíssimo festival inglês de rock. Nós do MOFODEU, não esquecemos e trazemos aqui um retrospecto do que foi esse evento em seus primórdio. No nosso site (www.mofodeu.com) fizemos um programa especial só com gravações originais da edição de 1970 do festival.
(Publicado originalmente no www.mofodeu.com)
KAISER CHIEFS, SEX PISTOLS e THE POLICE foram os headliners do apagado "The Isle of Wight Festival", de 2008. Mas pouquíssimo, ou quase nada, se falou sobre o evento, já que hoje em dia trata-se de um festival de segundo escalão, se comparado com outros do circuito do verão europeu como o Rock Am Ring, na Alemanha, Download Donington Park Festival,na própria Inglaterra e até mesmo o Rock in Rio, que anda perdido por Lisboa e Madri.
Mas quando essas bandas nem pensavam em nascer, o "Isle of Wight Festival" era o mais prestigiado festival europeu do fim da década de 1960. Na época em que surgiu, 1968, não existia a tradição de festivais de rock no velho continente. Era nos Estados Unidos onde esses grandes eventos começam a se disseminar junto com a contracultura e o movimento hippie.
O primeiro festival de grande porte aconteceu em Monterey, California, em 1967. Este foi seguido pelo Miami Pop Festival (1968), Atlanta International Pop Festival (1969 e 1970), Altamont Speedway Free Festival (1969) e pelo mais conhecido deles, o Woodstock (1969), todos na América.
Na Europa, em 1967, o único festival de música importante era o Moutreaux Jazz Festival, que só passou a receber bandas de rock a partir de 1970, com a presença de artistas como DEEP PURPLE e SANTANA. Mesmo assim, o festival suíço continuou tento características de um evento de jazz, sendo realizado num cassino e para um público seleto.
O "Isle of Wight" foi o primeiro festival europeu a céu aberto, de grande porte e reunindo bandas de rock de expressão. A primeira edição foi realizada em 1968 tendo em seu line-up bandas como JEFFERSON AIRPLANE, SMILES, TYRANNOSAURUS REX de MARC BOLAN e foi, até então, o maior festival já realizado na Inglaterra. Só houve um dia de shows, assistido por aproximadamente 10.000 pessoas.
No ano seguinte, o festival já contava com algum prestígio e conseguiu reunir nomes de mais peso como: THE WHO, JOE COCKER, THE BAND, THE MOODY BLUES, FREE, RICHIE HAVENS e BOB DYLAN. O sucesso foi ainda maior do que o da primeira edição, e finalmente a Europa entrava no circuito dos grandes festivais de rock. Em dois dias de shows, o festival conseguiu reunir cerca de 150.000 pessoas, um aumento considerável de público.
O auge do Isle of Wight Festival foi em 1970, quando contou com a participação de cerca 50 artistas durante cinco dias consecutivos, reunindo um público de quase 600.000 pessoas, sendo que a população da ilha não chegava a 100.000 habitantes. A grande confusão feita pelos visitantes aterrorizou os moradores de Wight. Foi uma grande movimentação para aquela pacata ilha.
Essa movimentação pode ser vista no documentário "Message to Love – The Isle of Wight Festival", lançado em 1997. Além disso, o filme mostra trechos de shows antológicos da edição de 1970.
É difícil destacar momentos altos do festival, já que um sem-número de grandes bandas fizeram parte do line-up. Tentarei aqui destacar alguns dos muitos inesquecíveis shows.
O festival foi aberto numa quarta-feita, dia 26 de agosto de 1970, por artistas não muito conhecidos como JUDAS JUMP, MIGHTY BABY e KRIS KRISTOFFERSON (mais conhecido por ser o compositor de "Me and Bobby McGee", mundialmente conhecida na voz de JANIS JOPLIN). Fechou a noite a banda californiana REDBONE.
O segundo dia teve como destaques as bandas emergentes do rock progressivo SUPERTRAMP, BLACK WIDOW e o cantor estadunidense TONY JOE WHITE. Nesse dia, tocaram ainda TERRY REID (hoje conhecido como o cara que recusou convites para cantar no LED ZEPPELIN e DEEP PURPLE), além do brasileiro GILBERTO GIL, convidado como representante do Tropicalismo.
A partir da sexta-feira, as grandes bandas começaram a se apresentar. É certo que em 1970, bandas como CACTUS, FAMILY, CHICAGO, TASTE e PROCOL HARUM não eram tão famosas ainda. Mas todas elas alcançaram relativo sucesso, algumas delas sendo consideradas grandes mitos da história do rock.
O festival esquentou de vez no quarto dia, quando se apresentaram EMERSON LAKE AND PALMER, MILES DAVIS, SLY & THE FAMILY STONE, o FREE de PAUL RODGERS e SIMON KIRKE, TEN YEARS AFTER e JONI MITCHELL. Mas o grande destaque deste sábado foram as apresentações do THE WHO e do THE DOORS. PETE TOWNSHEND e companhia executaram, na íntegra, a recém-lançada ópera-rock "Tommy", além de alguns sucessos antigos e músicas inéditas como "I Don’t Even Know Myself" que acabou nunca sendo lançada em álbuns oficiais da banda.
A apresentação do THE DOORS no Isle of Wight Festival é considerada uma das mais antológicas da banda e ficou marcada como uma das últimas aparições de JIM MORRISON, que viria a falecer menos de um ano depois.
O Festival foi encerrado num domingo, 30 de agosto, com shows de JETHRO TULL, THE MOODY BLUES, JOAN BAEZ, entre outros. O Grand Finale ficou por conta de JIMI HENDRIX, anunciado ainda como seu trio EXPERIENCE, mas se apresentando já com sua nova banda, com BILLY COX, no baixo, mas ainda com MITCH MITCHELL na batera. Um show antológico, destaque para a inédita "Ezy Rider". Bela forma de se encerrar um festival.
Depois disso, foram longuíssimos 32 anos até que o rock voltasse a pequena ilha inglesa. O festival foi retomado no início desse século, mas sem o mesmo brilho. O maior destaque das novas edições do Isle of Wight foi o grandioso show dos ROLLING STONES, em 2007. Fora isso, nunca mais aquela ilhota recebera shows com a magia característica de fins dos anos 1960 e início dos 70.
Esse ano o festival completa 40 anos em agosto. A edição de 2008 foi realizada em meados do mês passado e nada foi comentado. Passou em branco.
Mas nós do MOFODEU (www.mofodeu.com), o Programa que tira o MOFO do ROCK, não poderia deixar que tal esquecimento se estabelecesse. No MOFODEU #033, selecionamos algumas gravações originais do "Isle of Wight Festival" de 1970. Muitas raridades e momentos históricos nesse grande programa.
Para ouvir, basta acessar: www.mofodeu.com.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Silenoz diz que ex-membros "pegaram carona" no nome do Dimmu Borgir
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
O desafio que Cazuza fez Paulo Ricardo cumprir para provar que não tinha medo de sua AIDS
As atitudes do metaleiro que impedem estilo de crescer, segundo influencer Raphael Casotto
O guitarrista que foi chamado para os Stones por Mick Jagger mas rejeitado por Keith Richards


Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
A lenda do rock que foi mais influenciada por Carlos Santana que por Jimi Hendrix
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
A virada de bateria com base nos Beatles que impressionou Jimi Hendrix
O que Frank Zappa achava que faltava a Jimi Hendrix
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Tiros, tempestade e motociclistas; o caos no último show de Jimi Hendrix
A música que Jimi Hendrix gostaria de ter escrito - e que foi inspirada num encontro com ele
Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rock
O maior guitarrista da história na opinião do mestre Neil Young



