Cannibal Corpse: o segredo para se fazer música obscura
Por Fabio Kuriyama
Fonte: Metal Maniacs
Postado em 27 de janeiro de 2009
A edição de fevereiro de 2009 da Metal Maniacs trouxe uma entrevista com o baixista Alex Webster do CANNNIBAL CORPSE, onde ele explicou a legendária escala com 5ª diminuta.
Cannibal Corpse - Mais Novidades
Metal Maniacs: Qual é a escala mais "obscura" do Metal?
Alex Webster: "Acredite, nós temos nos perguntando sobre esta questão. Eu posso dizer que a escala que mais utilizamos para fazer um riff pesado e sinistro é a escala diminuta com semi tom / tom ou tom / semi tom. Acredito que você esteja pensando que esta simetria adotada de escala seja o oposto das utilizadas pela maioria das igrejas tradicionais, que tocam de forma diatônica ou coisas em escala maior / menor. Nós podemos tocar em qualquer escala que iremos explorá-la e encontraremos uma forma de deixá-la pesada, porem a escala diminuta é muito mais garantida para se conseguir este tipo de resultado. Continuaremos a explorá-la por algum tempo..."
Metal Maniacs: Porque você acredita que seja isto?
Alex Webster: "São os intervalos. O que torna a música obscura é a ordem que se põe às notas e se estas tocadas juntas, soam desta maneira. Quando você toca com a terça maior, geralmente soa mais 'feliz' do que a terça menor. A escala diminuta traz ambos. Se tentar fazer um riff pesado, você terá que ter cautela com a tonalidade maior. Temos a tríade com a quinta diminuta que é o intervalo encontrado que soa mais pesado. Se estiver buscando por sons muitos pesados e intervalos com sons mais misteriosos, se tem a terça menor e a sexta maior, a qual você pode trocar pela terça menor, encontrando este resultado. É isto que te traz para o Death Metal. Se algum músico quiser estudar nossa banda ou outras de Death, eles provavelmente verão isto em todos os lugares, porque esta escala soa bem para este tipo de trabalho".
Metal Maniacs: É esta a escala utilizada em "Black Sabbath" do BLACK SABBATH?
Alex Webster: "Sim, acredito que seja um arpejo diminuto e aposto que voce esteja imaginando o 'Bomp, Boomp, BAAA'. Esta é a raiz, uma tríade com a oitava indo para quinta diminuta - a terceira nota é a quinta diminuta com o arpejo em oitava. Basicamente é o que se tem nesta música. Isto a torna única, com um dos riffs mais demoníacos da história do Metal e também liderando disparadamente como uma das musicas mais pesadas do rock".
Metal Maniacs: Eu espero que o papo não esteja tão técnico, mas de qualquer forma é muito interessante...
Alex Webster: "Honestamente, mesmo que o CANNIBAL CORPSE seja uma banda reconhecida por suas letras controversas, arte-final e diversas outras coisas, o que estamos realmente focados é na música. Provavelmente nós sejamos mais músicos de uma banda do que qualquer outra coisa que venha na cabeça das pessoas quando se pensa sobre nós no primeiro instante. Quando me perguntam sobre intervalos, escalas, ritmos e coisas parecidas, leva um tempo até que consigam me fazer parar de falar..."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Nova perícia privada contesta suicídio e diz que Kurt Cobain pode ter sido assassinado
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Rage confirma três shows no Brasil em maio
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
O álbum gigante dos anos 1970 que só não agradeceu a traficante por que ele foi morto
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
O hit dos Beatles que Paul McCartney escreveu inspirado em uma guarda de trânsito
A única música do Metallica que Lars Ulrich divide os vocais com James Hetfield
King Diamond: As opiniões do rei sobre Satanismo


Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
Baixista do Cannibal Corpse cita Slayer como grande influência para o death metal
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
As 13 músicas mais assustadoras do heavy metal, em lista do Heavy Consequence



