Van Halen: Eddie fala sobre a sua parceria com a Fender
Por Felipe Augusto Rosa Miquelini
Fonte: BraveWords
Postado em 26 de fevereiro de 2009
Phil Gallo do Variety.com reporta:
É intenso, e prazerosamente visceral estar ao lado do Eddie Van Halen enquanto ele toca uma série de riffs numa velocidade alucinante, sendo que cada nota é articulada com clareza e propósito. O som e a força da música são inconfundíveis; ele olha pra cima enquanto move os dedos pela guitarra em um acorde comprido, gritando que ele toca o que outros guitarristas não conseguiam decifrar nos anos 70. Eu presumo que ele esteja se referindo ao seu uso de harmônicos no meio de um riff com um bend ocasional.
A música que ele está tocando é uma nova, uma possibilidade para o próximo álbum do VAN HALEN, trabalho que, espera-se, começará no verão. A canção faz uso efetivo do seu desafinador patenteado, uma peça de metal do tamanho de uma alavanca, na ponte da guitarra, que altera a afinação que ele está usando. Ele usa o instrumento, e o tom se altera e eu definitivamente ouço uma influência de Pete Townshend. Quando ele termina, o seu comentário é "tem algo meio WHO ali". É bom saber que nós estamos sintonizados.
Van Halen, o maior guitarrista de hard rock desde Jimmy Page, finalmente não está falando sobre cantores solo, reuniões ou vida pessoal. O assunto é a guitarra, especificamente a introdução da linha EVH pela Fender. As famosas guitarras do VAN HALEN, especialmente sua "Frankenstrat" com as listras vermelhas, pretas e brancas, foram duplicadas pelos fabricantes, mas o novo instrumento - chamado de Wolfgang - é o primeiro a ser desenhado por Eddie Van Halen com a equipe de projetistas da Fender.
Ele levou quatro protótipos pra estrada durante a última turnê do Van Halen, alterando, redesenhando, e trabalhando sobre o instrumento até que ele colocasse seu selo de aprovação nelas. A Fender diz que trabalhou mais extensivamente com Van Halen para desenhar sua guitarra elétrica de seis cordas do que qualquer outro instrumento no seu catálogo; Eddie disse que ele quer oferecer aos consumidores o instrumento exato que ele toca nos palcos.
"O que eles fazem com elas é decisão deles", ele disse. "Ele não irão necessariamente soar como eu. Eu espero que eles façam algo diferente.
"Muitas empresas confiam no que produziam nos anos 50. Não que haja qualquer coisa de errado com isso, mas eu gosto de tirar o máximo que eu posso de cada idéia. Eu tenho o maior cuidado de fazer funcionar. É como compor uma música - porque eu (ouço na minha cabeça) coisas que são mais difíceis de tocar do que solfejar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
Site cita Alírio Netto como novo vocal do Angra mas depois apaga matéria
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
O que significa "Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa" no hit da Legião
A "injustiça eterna" de Freddie Mercury que Brian May levou anos para superar no Queen
Gregório Duvivier: "Perto de Chico Buarque, Bob Dylan é uma espécie de Renato Russo!"
Wolfgang Van Halen se tornou menos espiritual após a morte de Eddie
Alex Van Halen escrevendo novo livro sobre o Van Halen
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
Haverá novo álbum do Van Halen com membros clássicos? Wolfgang explica
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A resposta de Wolfgang Van Halen sobre se ele é ou não um "nepo baby"
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1
Bayley, Wilson e Cherone: grandes erros na história de grandes bandas



