Van Halen: Eddie fala sobre a sua parceria com a Fender
Por Felipe Augusto Rosa Miquelini
Fonte: BraveWords
Postado em 26 de fevereiro de 2009
Phil Gallo do Variety.com reporta:
É intenso, e prazerosamente visceral estar ao lado do Eddie Van Halen enquanto ele toca uma série de riffs numa velocidade alucinante, sendo que cada nota é articulada com clareza e propósito. O som e a força da música são inconfundíveis; ele olha pra cima enquanto move os dedos pela guitarra em um acorde comprido, gritando que ele toca o que outros guitarristas não conseguiam decifrar nos anos 70. Eu presumo que ele esteja se referindo ao seu uso de harmônicos no meio de um riff com um bend ocasional.
A música que ele está tocando é uma nova, uma possibilidade para o próximo álbum do VAN HALEN, trabalho que, espera-se, começará no verão. A canção faz uso efetivo do seu desafinador patenteado, uma peça de metal do tamanho de uma alavanca, na ponte da guitarra, que altera a afinação que ele está usando. Ele usa o instrumento, e o tom se altera e eu definitivamente ouço uma influência de Pete Townshend. Quando ele termina, o seu comentário é "tem algo meio WHO ali". É bom saber que nós estamos sintonizados.
Van Halen, o maior guitarrista de hard rock desde Jimmy Page, finalmente não está falando sobre cantores solo, reuniões ou vida pessoal. O assunto é a guitarra, especificamente a introdução da linha EVH pela Fender. As famosas guitarras do VAN HALEN, especialmente sua "Frankenstrat" com as listras vermelhas, pretas e brancas, foram duplicadas pelos fabricantes, mas o novo instrumento - chamado de Wolfgang - é o primeiro a ser desenhado por Eddie Van Halen com a equipe de projetistas da Fender.
Ele levou quatro protótipos pra estrada durante a última turnê do Van Halen, alterando, redesenhando, e trabalhando sobre o instrumento até que ele colocasse seu selo de aprovação nelas. A Fender diz que trabalhou mais extensivamente com Van Halen para desenhar sua guitarra elétrica de seis cordas do que qualquer outro instrumento no seu catálogo; Eddie disse que ele quer oferecer aos consumidores o instrumento exato que ele toca nos palcos.
"O que eles fazem com elas é decisão deles", ele disse. "Ele não irão necessariamente soar como eu. Eu espero que eles façam algo diferente.
"Muitas empresas confiam no que produziam nos anos 50. Não que haja qualquer coisa de errado com isso, mas eu gosto de tirar o máximo que eu posso de cada idéia. Eu tenho o maior cuidado de fazer funcionar. É como compor uma música - porque eu (ouço na minha cabeça) coisas que são mais difíceis de tocar do que solfejar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
A excelente música do Red Hot Chili Peppers que é uma "coleção de lembranças"
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"
O solo de guitarra do Metallica que é "desafiador" para músico que inovou o progressivo

O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980



