Metal Hard Nite: histórico oficial da festa gaúcha
Por Emanuel Seagal
Fonte: Metal Hard Nite
Postado em 21 de março de 2009
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Comemorando os dois anos de fundação da METAL HARD NITE, a Abstratti Produtora resolveu contar um pouco do histórico da festa. Confira abaixo.
Poucos sabem, mas a história da METAL HARD NITE não é tão recente quanto parece. Aproveitando que na edição de Março a festa estará comemorando dois anos de sua fundação, resolvemos contar neste texto um pouco de como tudo começou.
O ano era 2003, a cena pesada de Porto Alegre estava boa, bons shows aparecendo na capital e muitas camisetas pretas sendo vistas nos parques, festas e bares da cidade. Dois amigos que trabalhavam juntos no ramo de produção cultural na época, Ricardo Finocchiaro (também conhecido como Ricardinho F.) e Muriel Scliar, freqüentavam a Gothik Night, festa promovida por um amigo em comum, que ocorria no Club NEO. Notando a constante presença de camisetas de bandas de metal nesta festa, Muriel propôs a Ricardo que ambos organizassem juntos uma festa voltada ao público headbanger.
Aprovada a idéia, faltava o nome, facilmente aceito por todos, nascia em junho de 2003 a Metal Night. Realizada no Club NEO, sua primeira edição lotou o local atraindo muitos curiosos. A idéia da festa era simples, no som mecânico todas as vertentes do metal, indo do melódico ao extremo, do thrash ao gótico, do prog ao tradicional. Quem comandaria o som seria Gustavo B. Rock - na época apresentador do programa Arrasa Quarteirão da Ipanema FM - e Ricardinho F., sempre contando com a participação especial de algum músico da cena pesada fazendo as vezes de ‘DJ’.
Mesmo tendo sua ‘casa oficial’ o Club NEO, a Metal Night chegou a se aventurar em outras casas como o Elo Perdido, Alive Bar, Guanabara Rocket e Revolver. Nesta última casa, inclusive, aconteceram cerca de duas edições sem os discotecários residentes. Nestas os responsáveis pelo som eram Leandro Vignoli (apresentador do programa Mosh da Unisinos FM) e Marçal Santos e a produção ficava a cargo de Muriel Scliar, isso ocorrendo no ano de 2004.
Neste período Ricardinho F. montou uma festa similar chamada Metal Jam, que contava com uma banda formada por músicos da cena local tocando covers de metal em geral. A festa ocorria no Alive Bar e também contava com discotecagem de Gustavo B. Rock. A festa ocorreu no período de 2004 a 2005 e chegou a ocorrer uma única vez no Garagem Hermética.
Em 2006 a Metal Night volta ao Club NEO – já com seus dejotas originais - dividindo espaço com a Gothik Night, em um novo projeto chamado Apocalipse. Notando o fácil aceitamento do público à vertente hard rock, Ricardinho F. começa a pensar na idéia de promover uma festa para este gênero.
Antes de Ricardinho F. formalizar sua idéia, a amiga Gica Debizze – proprietária da loja Beatnik – organiza no Bar Ocidente uma festa chamada Hard Rock Celebration em novembro de 2006 e que, em março de 2007, se uniria à Metal Night para realizar a primeira edição da METAL HARD NITE. O local é o Club NEO e a festa é um sucesso absoluto. Em uma pista ocorre a Hard Rock Celebration e na outra a Metal Night, agradando assim ambos os públicos.
Já na segunda edição da METAL HARD NITE, a Metal Night (de propriedade intelectual de Muriel Scliar) dá vez à Metal Jam e segue ocorrendo normalmente até janeiro de 2008, quando – após a saída de Gica Debizze da parceria por motivos pessoais – a Hard Rock Celebration dá lugar à Hard as a Rock. Logo em março do mesmo ano, após problemas com entrada de menores dentro do Club NEO, o público da festa cai, forçando a unificar os públicos do hard e do metal em uma mesma pista.
Após uma belíssima edição no mês de Junho de 2008, eis que ocorre a grande mudança e, já em Julho do mesmo ano, a METAL HARD NITE se muda para o Manara Bar e lança sua primeira edição open bar, com duas pistas e duas bandas tocando o melhor do metal e do rock pesado mundial.
Atualmente a festa ocorre a cada dois meses – sempre nos meses ímpares – no Manara com open bar, os DJs residentes Ricardinho F., Gustavo B. Rock e Gilby Sweet. Além do som mecânico a banda Street Flash executa clássicos do metal e rock pesado em altíssima qualidade.
Já na sexta-feira, dia 20 de março, acontecerá a edição de comemoração de dois anos da Metal Hard Nite. Confira abaixo todas informações da festa
Resumo:
O quê: Metal Hard Nite Open Bar – Edição de aniversário
Onde: Manara – Av. Goethe, 200 - Porto Alegre - RS
Quando: Sexta-feira, 20 de Março – 22h
Quanto: Antecipados R$20 / na hora R$25
Website:
www.myspace.com/metalhardnite
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Testament: Dave Mustaine tentou sabotar a banda, mas Rob Halford impediu
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam
Mike Portnoy explica por que gosta da maneira que Eloy Casagrande toca bateria

Iron Maiden: como soa a voz de Bruce Dickinson isolada?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Bruce Dickinson: "Prefiro errar letras a usar monitores!"
Guia: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições
Sepultura: Andreas Kisser comenta os primórdios da banda
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra



