Kid Vinil: lançamentos recomendados do primeiro trimestre
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 22 de agosto de 2009
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito de lançamentos recomendados deste ano. Confira um trecho do artigo.
"Seguem alguns lançamentos desse primeiro trimestre de 2009, que valem a pena ir atrás.
GRIZZLY BEAR - VECKATIMEST
Sério candidato a um dos 10 melhores discos de 2009, é esse novo trabalho do grupo norte-americano Grizzly Bear. O quarteto é novaiorquino, do bairro do Brooklyn, de onde surgiram as melhores bandas dos dois últimos anos. Segue uma pequena série de novos nomes só pra exemplificar a importância musical do Brooklyn( NY), no rock atual: TV On The Radio, Vampire Weekend, MGMT, Oneida, Yeasayer, Battles, High Places, Gang Gang Dance, Vivian Girls e Dirty Projectors.
A música do Grizzly Bear usa elementos do jazz, da música folk e do rock, amparados por recursos eletrônicos." Veckatimest" é um dos mais requintados e bem arranjados álbuns de 2009.
THE FIERY FURNACES - I´M GOING AWAY
Essa década foi marcada pelos duos e seguindo o exemplo dos irmãos Meg e Jack White, do White Stripes, vieram os irmãos Matthew e Eleanor, em 2003, com o excelente disco de estreia "Gallowbird´s Dark". O Fiery Furnaces tem várias fontes de inspiração, o rock do The Who, a psicodelia de Captain Beefheart e dos nossos Mutantes, assim como a música country/folk de Bob Dylan e um pouco de blues. Essas boas referencias já renderam sete ótimos discos. Esse novo, "I´m Going Away", mostra que os irmãos ainda tem fôlego e poder criativo pra mais uma série de álbuns.
WHITE DENIM - FITS
Esquizofrênicos e gloriosos, esse trio texano surpreende mais uma vez, com esse seu segundo álbum. Uma banda que não mede esforços na hora de fazer música, exploram os sons de guitarra da década de 60 de MC5 a Jimi Hendrix. Criam às vezes uma quebradeira jazzística e eventualmente caem até no folk rock. Isso garantiu mais credibilidade pro White Denim nesse segundo e ousado disco.
WILD BEASTS - TWO DANCERS
Esse quarteto inglês é uma das grandes revelações do indie rock britânico dos últimos anos. Fugindo dos modismos o Wild Beasts, consegue criar uma música diferenciada das outras bandas da cena indie britânica. A começar pela voz do vocalista e guitarrista Hayden Thorpe, que canta em falsete no estilo dos novos talentos como Mika e Antony Hegart y (do Antony & The Johnsons). "Two dancers" é o segundo disco do Wild Beasts e assim como o anterior, "Limbo Panto", de 2008, fazem uma mistura rítmica bem curiosa, de música de cabaré, vaudeville, jazz, disco e afro-pop. A voz de Hayden Thorpe às vezes lembra também Jimmy Somerville (famoso interprete da década de 80 das bandas Bronski Beat e Communards).
RELANÇAMENTOS QUE TAMBÉM VALEM A PENA RECOMENDAR
WOODSTOCK EXPERIENCE - VÁRIOS
Lá fora saiu até uma caixa reunindo os cinco CDs duplos de Jefferson Airplane, Santana, Johnny Winter, Sly And The Family Stone e Janis Joplin. Aqui no Brasil, a Sony editou os CDs separadamente. Cada CD duplo consiste no show realizado em Woodstock , em agosto de 1969, e o álbum de estúdio, referente àquele ano, de cada um dos interpretes. Vale a pena conseguir todos os cinco lançamentos, pois os shows completos são espetaculares, verdadeiros documentos históricos e um dos mais importantes, senão o mais relevante, de todos os festivais de rock."
A matéria completa pode ser conferida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps