Kid Vinil: "a era dos supergrupos e power trios não acabou"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 13 de agosto de 2009
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito de supergrupos e power trios. Confira um trecho do artigo.
"Essa onda de supergrupos começou lá na década de 60, quando apareceram os chamados "Power Trios". Um dos mais famosos sem dúvida foi o Cream, que trazia na sua formação o fabuloso Eric Clapton na guitarra, Jack Bruce, no contrabaixo e vocal, e Ginger Baker na bateria.
O Cream foi um dos grupos mais celebrados de toda história do rock. Na sua esteira veio o grupo Beck, Bogert & Appice, do guitarrista Jeff Beck, o baixista Tim Bogert e o excelente batera Carmine Appice. Também teve o West, Bruce & Laing, em 1972, com os ex-Mountain, Leslie West na guitarra, Corky laing na bateria, e no baixo e vocal o ex-Cream, Jack Bruce. Sem esquecer ainda o pai desses power trios, que foi o Jimi Hendrix Experience, que tinha Hendrix na guitarra e vocal, Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria.
Outros trios importantes do rock que merecem ser citados: Rush, Blue Cheer, Motorhead, Emerson, Lake & Palmer, James Gang, Grand Funk Railroad, Cactus,Triumph, ZZ Top e Thin Lizzy. A partir da década de 80 tivemos The Police, The Jam, Primus, Husker Du, Gov't Mule, Green Day e Nirvana.
Trabalhar em trio sempre funcionou muito bem e continua dando bons resultados até hoje. As novas revelações do rock como The Cribs, Wolfmother, Muse, The Wombats e The Young Knives são alguns exemplos dessa nova geração.
Mas de repente surge a notícia de um novo power trio que pode ou não revolucionar a história do rock. Parece piada, mas a gente nunca perde as esperanças. Há algumas semanas foi anunciada a formação do trio Them Crooked Vultures, um supergrupo formado por Dave Ghrol, ex-Nirvana e atual Foo Fighters, na bateria, Josh Homme, do Queens of The Stone Age, na guitarra e vocal, e John Paul Jones, o ex-Led Zeppelin, assumiu o baixo e os teclados".
A matéria completa pode ser conferida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Show de drones em Manchester indica nova turnê do Oasis em 2027
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Dez músicas do Ramones que animam o dia de qualquer pessoa
O dia que Digão assistiu ensaio da Legião Urbana sem saber que era a banda

Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"
Bon Jovi: chocando companheiros de banda com confissão
Chris Cornell: jornalista foi a último show e percebeu algo errado
O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



