Blog Cena: Filmes fictícios baseados em fatos reais do rock
Por Gabriel Menezes
Fonte: Blog Cena
Postado em 29 de outubro de 2009
Existem alguns filmes com histórias fictícias sobre rock’n roll que qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Estas produções trazem bandas que não existem, mas cujas histórias foram baseadas, pelo menos em parte, em fatos reais.
Um exemplo clássico é o filme "Quase Famosos" (Almost Famous), de 2000, do diretor Cameron Crowe. A produção conta a história de um garoto de 15 anos que acompanha a turnê de um grupo chamado Stillwater, ao qual ele está escrevendo um artigo para a revista Rolling Stone. Na verdade, o roteiro do filme, que também foi escrito por Crowe, foi baseado em sua experiência própria. Aos 15 anos, ele acompanhou parte da turnê do LED ZEPPELIN.
Outro filme que segue esta receita é Rock Star, de 2001, do diretor Stephen Herek. O longa conta a história de um vocalista de uma banda cover de um grupo chamado Steel Dragons, que de uma hora pra outra ganha a oportunidade de assumir o vocal do grupo original. O roteiro foi baseado em um episódio ocorrido com o JUDAS PRIEST.
Em 1996, Tom Hanks escreveu, dirigiu e estrelou "The Wonders – O Sonho não Acabou" (That Thing You Do!). O roteiro não é baseado especificamente em um acontecimento real da história do rock, mas em diversos.
Também incluído nesta lista, o filme "Isto é Spinal Tap" (This is Spinal Tap), de 1984, do diretor Rob Reiner, talvez seja o mais influente trabalho cinematográfico no mundo do rock’n roll. Diversos astros se tornaram fãs do filme e até mesmo se identificaram com os personagens.
O Blog Cena traz detalhes sobre estes filmes e o que inspirou a criação de seus roteiros. Leia aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps