Blog Cena: Filmes fictícios baseados em fatos reais do rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Gabriel Menezes, Fonte: Blog Cena
Enviar Correções  

Existem alguns filmes com histórias fictícias sobre rock’n roll que qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Estas produções trazem bandas que não existem, mas cujas histórias foram baseadas, pelo menos em parte, em fatos reais.

Um exemplo clássico é o filme "Quase Famosos" (Almost Famous), de 2000, do diretor Cameron Crowe. A produção conta a história de um garoto de 15 anos que acompanha a turnê de um grupo chamado Stillwater, ao qual ele está escrevendo um artigo para a revista Rolling Stone. Na verdade, o roteiro do filme, que também foi escrito por Crowe, foi baseado em sua experiência própria. Aos 15 anos, ele acompanhou parte da turnê do LED ZEPPELIN.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro filme que segue esta receita é Rock Star, de 2001, do diretor Stephen Herek. O longa conta a história de um vocalista de uma banda cover de um grupo chamado Steel Dragons, que de uma hora pra outra ganha a oportunidade de assumir o vocal do grupo original. O roteiro foi baseado em um episódio ocorrido com o JUDAS PRIEST.

Em 1996, Tom Hanks escreveu, dirigiu e estrelou "The Wonders – O Sonho não Acabou" (That Thing You Do!). O roteiro não é baseado especificamente em um acontecimento real da história do rock, mas em diversos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Também incluído nesta lista, o filme "Isto é Spinal Tap" (This is Spinal Tap), de 1984, do diretor Rob Reiner, talvez seja o mais influente trabalho cinematográfico no mundo do rock’n roll. Diversos astros se tornaram fãs do filme e até mesmo se identificaram com os personagens.

O Blog Cena traz detalhes sobre estes filmes e o que inspirou a criação de seus roteiros. Leia aqui.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à bandaMötley Crüe
A ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda

Contra Costa Times: Os 25 melhores guitarristas da Bay AreaContra Costa Times
Os 25 melhores guitarristas da Bay Area


Sobre Gabriel Menezes

Gabriel Menezes é jornalista, natural de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro. Edita o Blog Cena (www.blogcena.com), onde escreve sobre rock e cultura pop. É um apaixonado por rock'n roll, em quase todas as suas vertentes. É baixista e membro da banda Dakocaga (www.myspace.com/dakocaga).

Mais informações sobre Gabriel Menezes

Mais matérias de Gabriel Menezes no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336