Blog Cena: Filmes fictícios baseados em fatos reais do rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Gabriel Menezes, Fonte: Blog Cena
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 29/10/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Existem alguns filmes com histórias fictícias sobre rock’n roll que qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Estas produções trazem bandas que não existem, mas cujas histórias foram baseadas, pelo menos em parte, em fatos reais.

Um exemplo clássico é o filme "Quase Famosos" (Almost Famous), de 2000, do diretor Cameron Crowe. A produção conta a história de um garoto de 15 anos que acompanha a turnê de um grupo chamado Stillwater, ao qual ele está escrevendo um artigo para a revista Rolling Stone. Na verdade, o roteiro do filme, que também foi escrito por Crowe, foi baseado em sua experiência própria. Aos 15 anos, ele acompanhou parte da turnê do LED ZEPPELIN.

Outro filme que segue esta receita é Rock Star, de 2001, do diretor Stephen Herek. O longa conta a história de um vocalista de uma banda cover de um grupo chamado Steel Dragons, que de uma hora pra outra ganha a oportunidade de assumir o vocal do grupo original. O roteiro foi baseado em um episódio ocorrido com o JUDAS PRIEST.

Em 1996, Tom Hanks escreveu, dirigiu e estrelou "The Wonders – O Sonho não Acabou" (That Thing You Do!). O roteiro não é baseado especificamente em um acontecimento real da história do rock, mas em diversos.

Também incluído nesta lista, o filme "Isto é Spinal Tap" (This is Spinal Tap), de 1984, do diretor Rob Reiner, talvez seja o mais influente trabalho cinematográfico no mundo do rock’n roll. Diversos astros se tornaram fãs do filme e até mesmo se identificaram com os personagens.

O Blog Cena traz detalhes sobre estes filmes e o que inspirou a criação de seus roteiros. Leia aqui.

Nota do editor: e aqui no Whiplash nós temos uma seção dedicada somente a este tema:

0 acessosLeia tudo o que já publicamos sobre 'Cinema e TV'.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Led ZeppelinLed Zeppelin
Myles Kennedy fala sobre a audição para a banda em 2008

24 acessosLed Zeppelin: Bonham é homenageado com placa em sua cidade natal703 acessosLed Zeppelin: advogados exigem que reclamantes paguem as custas1389 acessosThem Crooked Vultures: Grohl diz que banda deve retornar em breve124 acessosSina: "Whole Lotta Love" do Led com jovens amigos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Led ZeppelinLed Zeppelin
Segundo Jason Bonham a reunião esteve muito próxima

Rock and RollRock and Roll
Brigas internas que serviram como inspiração para clássicos

Led ZeppelinLed Zeppelin
Biografia revela profissões de Plant

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Cinema e TV"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Judas Priest"

Regis TadeuRegis Tadeu
A tsunami de lixo musical da atual música brasileira

MetallicaMetallica
Paula Fernandes canta clássico da banda

SlayerSlayer
Tom Araya revela seus ídolos do baixo

5000 acessosAfinal de contas, o que é um riff?5000 acessosMotorhead: Lemmy conta seu segredo com as mulheres5000 acessosMotorhead: Segundo Lemmy Kilmister, "Rap não é música"5000 acessosMonsters of Rock: a feijoada que quase derrubou King Diamond5000 acessosSabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca3531 acessosO Metaleiro: a versão Metal do Funk do Zap Zap

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Gabriel Menezes

Gabriel Menezes é jornalista, natural de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro. Edita o Blog Cena (www.blogcena.com), onde escreve sobre rock e cultura pop. É um apaixonado por rock’n roll, em quase todas as suas vertentes. É baixista e membro da banda Dakocaga (www.myspace.com/dakocaga).

Mais informações sobre Gabriel Menezes

Mais matérias de Gabriel Menezes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online