Blog Cena: Filmes fictícios baseados em fatos reais do rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Gabriel Menezes, Fonte: Blog Cena
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 29/10/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Existem alguns filmes com histórias fictícias sobre rock’n roll que qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Estas produções trazem bandas que não existem, mas cujas histórias foram baseadas, pelo menos em parte, em fatos reais.

Um exemplo clássico é o filme "Quase Famosos" (Almost Famous), de 2000, do diretor Cameron Crowe. A produção conta a história de um garoto de 15 anos que acompanha a turnê de um grupo chamado Stillwater, ao qual ele está escrevendo um artigo para a revista Rolling Stone. Na verdade, o roteiro do filme, que também foi escrito por Crowe, foi baseado em sua experiência própria. Aos 15 anos, ele acompanhou parte da turnê do LED ZEPPELIN.

Outro filme que segue esta receita é Rock Star, de 2001, do diretor Stephen Herek. O longa conta a história de um vocalista de uma banda cover de um grupo chamado Steel Dragons, que de uma hora pra outra ganha a oportunidade de assumir o vocal do grupo original. O roteiro foi baseado em um episódio ocorrido com o JUDAS PRIEST.

Em 1996, Tom Hanks escreveu, dirigiu e estrelou "The Wonders – O Sonho não Acabou" (That Thing You Do!). O roteiro não é baseado especificamente em um acontecimento real da história do rock, mas em diversos.

Também incluído nesta lista, o filme "Isto é Spinal Tap" (This is Spinal Tap), de 1984, do diretor Rob Reiner, talvez seja o mais influente trabalho cinematográfico no mundo do rock’n roll. Diversos astros se tornaram fãs do filme e até mesmo se identificaram com os personagens.

O Blog Cena traz detalhes sobre estes filmes e o que inspirou a criação de seus roteiros. Leia aqui.

Nota do editor: e aqui no Whiplash nós temos uma seção dedicada somente a este tema:

0 acessosLeia tudo o que já publicamos sobre 'Cinema e TV'.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Led ZeppelinLed Zeppelin
Robert Plant acha horríveis seus vocais no começo da carreira

1799 acessosVlog Rock: o significado dos símbolos do Led Zeppelin213 acessosEm 24/02/1975: Led Zeppelin lança o álbum Physical Graffiti479 acessosRobert Plant: unboxing do novo álbum, "Carry Fire"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Robert PlantRobert Plant
Desdenhando Liam Gallagher, do Oasis

Ultimate GuitarUltimate Guitar
Site elege os 100 melhores solos de guitarra

Led ZeppelinLed Zeppelin
Page surtado com bateria de dois bumbos de Bonham

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Cinema e TV"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Judas Priest"


TatuagensTatuagens
Homenagens à banda Kiss na pele dos fãs mais radicais

VejaSPVejaSP
Momentos em que Ozzy Osbourne perdeu a noção

Dream TheaterDream Theater
O suposto plágio de música de Leandro & Leonardo?

5000 acessosBandas: Por que ninguém está indo a seus shows?5000 acessosA polêmica origem do termo Heavy Metal5000 acessosZakk Wylde: cinco momentos insanos do guitarrista5000 acessosBush: recusar o Metallica foi um acerto; aceitar o Anthrax também5000 acessosExodus: o Metallica é, de longe, a maior banda de Metal do mundo5000 acessosRatos de Porão: e se o Gordo tivesse mesmo virado crente?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Gabriel Menezes

Gabriel Menezes é jornalista, natural de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro. Edita o Blog Cena (www.blogcena.com), onde escreve sobre rock e cultura pop. É um apaixonado por rock’n roll, em quase todas as suas vertentes. É baixista e membro da banda Dakocaga (www.myspace.com/dakocaga).

Mais informações sobre Gabriel Menezes

Mais matérias de Gabriel Menezes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online