Alex Lifeson: "o Rock perdeu muito de sua relevância"
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Macleans.ca
Postado em 01 de outubro de 2009
O guitarrista do RUSH, Alex Lifeson, concedeu uma entrevista na qual falou sobre sua participação no filme ‘Suck’, e relaciona a história do filme com o começo da carreira do RUSH. Abaixo podem ser conferidos alguns trechos da conversa.
Ao que parece um dos grandes temas do filme é o medo de perder a relevância. Você sente que há alguma relação entre isso e o rock atual?
Alex Lifeson: "Ele perdeu muita a relevância. A indústria como um todo mudou muito. Acho que o filme é uma metáfora para a forma como a indústria do rock costumava ser, vender sua alma para seguir adiante e realizar seu sonho".
Você achou que havia muitas semelhanças entre o filme e sua experiência como músico e o que a banda estava passando, como estar na estrada, e ser um fracasso assim como eles eram no início do filme?
Alex Lifeson: "Mais ou menos. Você sabe, a fome, a banda inteira viajando em um carro e esse tipo de coisa. Com certeza fizemos isso por anos quando tocávamos no ginásio em clubes e bares no sul de Ontário. E realmente nos primeiros três ou quatro anos nós excursionamos pelos EUA em um carro, uma station wagon".
O RUSH nunca teve de vender a alma como os caras fizeram neste filme. Como vocês administram isso?
Alex Lifeson: "Foi em nosso terceiro álbum, 'Caress of Steel', que tentamos experimentar um pouco mais. Começamos a trabalhar em peças conceituais para um lado inteiro de um álbum, e este álbum não foi muito bem sucedido comercialmente. Sofremos muita pressão, estávamos afogados em dívidas. Assim, meio que sentamos e dissemos que duas coisas poderiam ser feitas: fazer um álbum de rock mais direto como a gravadora estava nos pedindo ou podíamos simplesmente fazer o que queríamos fazer, nos arriscar, mas pelo menos faríamos o que sentíamos que era para ser feito. E esse filme mostra muito disso. O que eles são? Que tipo de banda são? Será que eles precisam dessa influência súbita que está vindo de outro lugar?"
E no fim eles decidem que o melhor é vender suas almas pelo Rock n Roll.
Alex Lifeson: "Sim, exatamente".
Mas essa não é a sua experiência.
Alex Lifeson: "Bem, nós não precisávamos. Não nos separamos depois de 'Caress of Steel' e não fomos para casa vestir nossos casacos xadrez de lã como eles fizeram e passar a viver sempre com este pensamento, ‘eu estraguei tudo, eu tive realmente uma chance?’ Este não foi o nosso caso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990

O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Tensões internas e despedida amarga: Geddy Lee revela detalhes da turnê final do Rush


