Alex Lifeson: "o Rock perdeu muito de sua relevância"
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Macleans.ca
Postado em 01 de outubro de 2009
O guitarrista do RUSH, Alex Lifeson, concedeu uma entrevista na qual falou sobre sua participação no filme ‘Suck’, e relaciona a história do filme com o começo da carreira do RUSH. Abaixo podem ser conferidos alguns trechos da conversa.
Ao que parece um dos grandes temas do filme é o medo de perder a relevância. Você sente que há alguma relação entre isso e o rock atual?
Alex Lifeson: "Ele perdeu muita a relevância. A indústria como um todo mudou muito. Acho que o filme é uma metáfora para a forma como a indústria do rock costumava ser, vender sua alma para seguir adiante e realizar seu sonho".
Você achou que havia muitas semelhanças entre o filme e sua experiência como músico e o que a banda estava passando, como estar na estrada, e ser um fracasso assim como eles eram no início do filme?
Alex Lifeson: "Mais ou menos. Você sabe, a fome, a banda inteira viajando em um carro e esse tipo de coisa. Com certeza fizemos isso por anos quando tocávamos no ginásio em clubes e bares no sul de Ontário. E realmente nos primeiros três ou quatro anos nós excursionamos pelos EUA em um carro, uma station wagon".
O RUSH nunca teve de vender a alma como os caras fizeram neste filme. Como vocês administram isso?
Alex Lifeson: "Foi em nosso terceiro álbum, 'Caress of Steel', que tentamos experimentar um pouco mais. Começamos a trabalhar em peças conceituais para um lado inteiro de um álbum, e este álbum não foi muito bem sucedido comercialmente. Sofremos muita pressão, estávamos afogados em dívidas. Assim, meio que sentamos e dissemos que duas coisas poderiam ser feitas: fazer um álbum de rock mais direto como a gravadora estava nos pedindo ou podíamos simplesmente fazer o que queríamos fazer, nos arriscar, mas pelo menos faríamos o que sentíamos que era para ser feito. E esse filme mostra muito disso. O que eles são? Que tipo de banda são? Será que eles precisam dessa influência súbita que está vindo de outro lugar?"
E no fim eles decidem que o melhor é vender suas almas pelo Rock n Roll.
Alex Lifeson: "Sim, exatamente".
Mas essa não é a sua experiência.
Alex Lifeson: "Bem, nós não precisávamos. Não nos separamos depois de 'Caress of Steel' e não fomos para casa vestir nossos casacos xadrez de lã como eles fizeram e passar a viver sempre com este pensamento, ‘eu estraguei tudo, eu tive realmente uma chance?’ Este não foi o nosso caso".
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Silenoz diz que ex-membros "pegaram carona" no nome do Dimmu Borgir
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"


Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite
A inspiração direta no Led Zeppelin que o Rush está usando em sua nova turnê
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
O álbum estranho dos anos oitenta que se tornou um dos grandes favoritos de Alex Lifeson
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Classic Rock: os 50 maiores álbuns de rock progressivo


