Alex Lifeson: "o Rock perdeu muito de sua relevância"
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Macleans.ca
Postado em 01 de outubro de 2009
O guitarrista do RUSH, Alex Lifeson, concedeu uma entrevista na qual falou sobre sua participação no filme ‘Suck’, e relaciona a história do filme com o começo da carreira do RUSH. Abaixo podem ser conferidos alguns trechos da conversa.
Ao que parece um dos grandes temas do filme é o medo de perder a relevância. Você sente que há alguma relação entre isso e o rock atual?
Alex Lifeson: "Ele perdeu muita a relevância. A indústria como um todo mudou muito. Acho que o filme é uma metáfora para a forma como a indústria do rock costumava ser, vender sua alma para seguir adiante e realizar seu sonho".
Você achou que havia muitas semelhanças entre o filme e sua experiência como músico e o que a banda estava passando, como estar na estrada, e ser um fracasso assim como eles eram no início do filme?
Alex Lifeson: "Mais ou menos. Você sabe, a fome, a banda inteira viajando em um carro e esse tipo de coisa. Com certeza fizemos isso por anos quando tocávamos no ginásio em clubes e bares no sul de Ontário. E realmente nos primeiros três ou quatro anos nós excursionamos pelos EUA em um carro, uma station wagon".
O RUSH nunca teve de vender a alma como os caras fizeram neste filme. Como vocês administram isso?
Alex Lifeson: "Foi em nosso terceiro álbum, 'Caress of Steel', que tentamos experimentar um pouco mais. Começamos a trabalhar em peças conceituais para um lado inteiro de um álbum, e este álbum não foi muito bem sucedido comercialmente. Sofremos muita pressão, estávamos afogados em dívidas. Assim, meio que sentamos e dissemos que duas coisas poderiam ser feitas: fazer um álbum de rock mais direto como a gravadora estava nos pedindo ou podíamos simplesmente fazer o que queríamos fazer, nos arriscar, mas pelo menos faríamos o que sentíamos que era para ser feito. E esse filme mostra muito disso. O que eles são? Que tipo de banda são? Será que eles precisam dessa influência súbita que está vindo de outro lugar?"
E no fim eles decidem que o melhor é vender suas almas pelo Rock n Roll.
Alex Lifeson: "Sim, exatamente".
Mas essa não é a sua experiência.
Alex Lifeson: "Bem, nós não precisávamos. Não nos separamos depois de 'Caress of Steel' e não fomos para casa vestir nossos casacos xadrez de lã como eles fizeram e passar a viver sempre com este pensamento, ‘eu estraguei tudo, eu tive realmente uma chance?’ Este não foi o nosso caso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
Festival Online Metal com Batata celebra 10 anos reunindo 25 atrações de oito países
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Max Cavalera relembra o enteado Dana Wells, morto há 30 anos
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Andreas Kisser explica por que arte e cultura são as primeiras a sofrer no fascismo



A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
O álbum dos anos setenta que Geddy Lee disse ser a maior decepção musical de sua vida
A resposta de Regis Tadeu a quem diz que Alex Lifeson é a parte mais fraca do Rush
Geddy Lee relembra o sinal mais "insano" da presença do falecido Neil Peart na nova turnê do Rush
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
A inovadora banda que resgatou em Geddy Lee a fé na música


