Qual o impacto de "Chinese Democracy"?, novo disco do Guns N' Roses?
Por Alvaro Augsten
Fonte: Wild Roses
Postado em 25 de novembro de 2009
Publicado originalmente no Wild Roses:
O dia 23 de novembro, o abençoado dia, com certeza ficará em nossos livros, enciclopédias, documentários e programas da MTV por ser a data de lançamento do tão aguardado álbum do inéditas do GUNS N'ROSES, o "Chinese Democracy" que, depois de vários adiamentos vê a luz do dia, mas qual foi realmente seu impacto?
Após um ano, vamos ver o que Axl e sua nova banda realmente podem fazer.
O disco já pareceu meio estranho, um mês antes do lançamento um contador foi postado no site oficial da banda, porém nada foi informado ao público, poderia ser qualquer data e os milhões de seguidores gastaram todas suas unhas pensando no que poderia acontecer quando aquele contador zerasse, afinal de Axl Rose podemos esperar qualquer coisa.
Guns N' Roses - Mais Novidades
As primeiras informações concretas vieram quando alguns outdoors foram colocados em diversos países do globo, anunciando o dia 23 de novembro e o "Chinese Democracy". Foi um tiro certo, a grande maioria das pessoas logo souberam que o tão aguardado álbum do GUNS N'ROSES tinha uma nova data de entrega, e dessa vez parecia real demais. Os críticos ainda falaram que tudo poderia ser boato ou mentira, mas se tratando de Guns, toda crítica tem uma certa malícia. Ao passar do tempo mais outdoors, panfletos e adesivos foram aparecendo, além disso todas as emissoras de música e a grande maioria dos jornais impressos falavam sobre o legado de Axl.
O dia chegou, 23 de novembro apareceu em nosso calendário, o contador zerou, o CD realmente foi lançado. Então o Guns entrou em turnê para divulga-lo? Não. Mais um fato estranho, não houve outro tipo de divulgação pós lançamento, a única notícia real que tivemos foi a saída do guitarrista Robin Finck e a entrada do também estranho Dj Ashba, todos ficamos assim, sem saber o que havia acontecido. Nenhum comunicado oficial foi dado, nenhum dos membros quiseram falar sobre o assunto, e o "Chinese Democracy" apagou novamente.
Juntamente com Guns, outras bandas como AC/DC, QUEEN e MOTLEY CRUE lançaram CDs de inéditas, a concorrência realmente foi forte. O QUEEN naturalmente teve uma boa repercussão, porém foi um banho de críticas, afinal que cantor poderia substituir Freddie Mercury? A banda entrou em turnê e logo o disco foi sendo esquecido. AC/DC lançou um álbum espetacular, após os 5 anos de férias a banda veio com tudo, foi o lançamento mais comentado de 2008, e o que teve o maior número de críticas boas. MOTLEY CRUE correu por fora, lançou um disco, apenas lançou, não foi muito aguardado e nem muito aceito. O GUNS N'ROSES teve o CD mais polêmico, o mais criticado, porém, o menos aceito. Pessoas de todo mundo postavam reviews do "Chinese Democracy" e com exceção de algumas poucas, todas o criticavam cruelmente e também o vocalista Axl Rose.
Mesmo com tudo isso, fazendo uma comparação com "Black Ice" do AC/DC (disco que foi fortemente divulgado), e o "Chinese Democracy" (que foi praticamente esquecido), o CD de Axl teve um bom número de vendas, só em 2008 vendeu cerca de 5 milhões de cópias, contra 7,5 milhões do AC/DC. Porém o fracasso foi ficando cada vez mais nítido, principalmente no ano seguinte, quando o "Greatest Hits", lançado em 2004, passou o Chinese no índice da Billboard.
Quase um ano depois foi anunciado uma turnê promo do álbum, que deve começar em dezembro deste ano, e só nesse meio tempo de especulações, as vendas do novo disco subiram cerca de 32% em todo mundo segundo a empresa que está distribuindo-o com exclusividade, a gigante Best Buy. Mas ainda hoje nenhum video clipe foi feito, nenhuma foto promo foi divulgada, ou seja, nada foi feito com exceção do lançamento.
Com ou sem "Chinese Democracy", GUNS N'ROSES ainda tem um impacto impressionante no mundo da música, tudo que rodeia esse assunto é notícia na certa, e ainda hoje, nós, o público esperamos ansiosos para ver o que Axl Rose pode fazer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Angela Gossow afirma que cogitou retornar ao Arch Enemy
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Morre Thomas Hackmann, que gravou vocais de apoio em discos do Blind Guardian
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Roger Waters relembra o lema marxista que norteou o Pink Floyd no "The Dark Side of the Moon"
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial
Top 6: Reggaes feitos por roqueiros



Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Allianz Parque liderou com folga a venda de ingressos para shows em todo o país
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Debandados: saíram de uma banda e formaram outras de igual pra melhor
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock



