Guns N' Roses: qual o impacto do "Chinese Democracy"?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alvaro Augsten, Fonte: Wild Roses
Enviar correções  |  Ver Acessos

Publicado originalmente no Wild Roses:

The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim MorrisonSlash: guitarrista escolhe seus riffs favoritos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O dia 23 de novembro, o abençoado dia, com certeza ficará em nossos livros, enciclopédias, documentários e programas da MTV por ser a data de lançamento do tão aguardado álbum do inéditas do GUNS N'ROSES, o "Chinese Democracy" que, depois de vários adiamentos vê a luz do dia, mas qual foi realmente seu impacto?

Após um ano, vamos ver o que Axl e sua nova banda realmente podem fazer.

O disco já pareceu meio estranho, um mês antes do lançamento um contador foi postado no site oficial da banda, porém nada foi informado ao público, poderia ser qualquer data e os milhões de seguidores gastaram todas suas unhas pensando no que poderia acontecer quando aquele contador zerasse, afinal de Axl Rose podemos esperar qualquer coisa.

As primeiras informações concretas vieram quando alguns outdoors foram colocados em diversos países do globo, anunciando o dia 23 de novembro e o "Chinese Democracy". Foi um tiro certo, a grande maioria das pessoas logo souberam que o tão aguardado álbum do GUNS N'ROSES tinha uma nova data de entrega, e dessa vez parecia real demais. Os críticos ainda falaram que tudo poderia ser boato ou mentira, mas se tratando de Guns, toda crítica tem uma certa malícia. Ao passar do tempo mais outdoors, panfletos e adesivos foram aparecendo, além disso todas as emissoras de música e a grande maioria dos jornais impressos falavam sobre o legado de Axl.

O dia chegou, 23 de novembro apareceu em nosso calendário, o contador zerou, o CD realmente foi lançado. Então o Guns entrou em turnê para divulga-lo? Não. Mais um fato estranho, não houve outro tipo de divulgação pós lançamento, a única notícia real que tivemos foi a saída do guitarrista Robin Finck e a entrada do também estranho Dj Ashba, todos ficamos assim, sem saber o que havia acontecido. Nenhum comunicado oficial foi dado, nenhum dos membros quiseram falar sobre o assunto, e o "Chinese Democracy" apagou novamente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Juntamente com Guns, outras bandas como AC/DC, QUEEN e MOTLEY CRUE lançaram CDs de inéditas, a concorrência realmente foi forte. O QUEEN naturalmente teve uma boa repercussão, porém foi um banho de críticas, afinal que cantor poderia substituir Freddie Mercury? A banda entrou em turnê e logo o disco foi sendo esquecido. AC/DC lançou um álbum espetacular, após os 5 anos de férias a banda veio com tudo, foi o lançamento mais comentado de 2008, e o que teve o maior número de críticas boas. MOTLEY CRUE correu por fora, lançou um disco, apenas lançou, não foi muito aguardado e nem muito aceito. O GUNS N'ROSES teve o CD mais polêmico, o mais criticado, porém, o menos aceito. Pessoas de todo mundo postavam reviews do "Chinese Democracy" e com exceção de algumas poucas, todas o criticavam cruelmente e também o vocalista Axl Rose.

Mesmo com tudo isso, fazendo uma comparação com "Black Ice" do AC/DC (disco que foi fortemente divulgado), e o "Chinese Democracy" (que foi praticamente esquecido), o CD de Axl teve um bom número de vendas, só em 2008 vendeu cerca de 5 milhões de cópias, contra 7,5 milhões do AC/DC. Porém o fracasso foi ficando cada vez mais nítido, principalmente no ano seguinte, quando o "Greatest Hits", lançado em 2004, passou o Chinese no índice da Billboard.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quase um ano depois foi anunciado uma turnê promo do álbum, que deve começar em dezembro deste ano, e só nesse meio tempo de especulações, as vendas do novo disco subiram cerca de 32% em todo mundo segundo a empresa que está distribuindo-o com exclusividade, a gigante Best Buy. Mas ainda hoje nenhum video clipe foi feito, nenhuma foto promo foi divulgada, ou seja, nada foi feito com exceção do lançamento.

Com ou sem "Chinese Democracy", GUNS N'ROSES ainda tem um impacto impressionante no mundo da música, tudo que rodeia esse assunto é notícia na certa, e ainda hoje, nós, o público esperamos ansiosos para ver o que Axl Rose pode fazer.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"


Lemmy no Grammy: um tributo digno com Alice Cooper, Johnny Depp e Duff McKaganLemmy no Grammy
Um tributo digno com Alice Cooper, Johnny Depp e Duff McKagan

Guns N' Roses: Slash e DJ Ashba, as semelhançasGuns N' Roses
Slash e DJ Ashba, as semelhanças


The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim MorrisonThe Doors
A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison

Slash: guitarrista escolhe seus riffs favoritosSlash
Guitarrista escolhe seus riffs favoritos


Sobre Alvaro Augsten

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais informações sobre Alvaro Augsten

Mais matérias de Alvaro Augsten no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280