Miyavi: primeiro show em Moscou em setembro
Por Emanuel Seagal
Fonte: JaMe Brasil
Postado em 03 de novembro de 2009
A turnê Neo Tokyo Samurai Black World Tour 2009, de miyavi, começou em Moscou no dia 19 de setembro de 2009. Logo cedo os fãs se reuniram em frente ao DK Gorbunova, onde o show aconteceria mais tarde, para receber seu músico favorito com pinturas grafitti coloridas. As portas da casa de shows estavam cheias de inscrições de "miyavi, nós estamos prontos para o rock" e "Bem-vindo à Rússia". Logo, miyavi apareceu na casa, acenou e entrou para a passagem de som. Conforme o dia foi passando, uma fila de pessoas foi crescendo ao redor da casa.
Finalmente, as portas foram abertas às 18h30. O espaço em frente ao palco e o mezanino logo se encheram de fãs. A maior parte do público carregava bexigas brancas, rosas e vermelhas em formato de coração, em homenagem ao 28° aniversário do cantor. Todo o equipamento já estava posicionado no palco: havia uma bateria em uma plataforma à esquerda, as pick ups para o DJ à direita e guitarras e um microfone para miyavi no centro do palco. No fundo havia um grande banner com as palavras "miyavi de TÓQUIO", e, à direita, um pôster com as palavras "miyavi, bem-vindo à Rússia! Nós te amamos!" pendurado no mezanino. Antes do show começar, os fãs puderam se aquecer ao som de música eletrônica e de Breed, do Nirvana.
Ás 20h00 as luzes se apagaram e a música de introdução começou. Os músicos suporte apareceram no palco e foram recebidos pela plateia. O suporte do microfone estava iluminado por uma luz amarela quando miyavi apareceu. Ele estava vestido de preto da cabeça aos pés: botas, calças com uma grande corrente, um colete, um casaco com uma violeta e uma guitarra preta nas mãos. O músico mostrava uma coreografia perfeita e acurada, e parava em diferentes poses. Os acordes da primeira música, Ippiki Ookami Ron, começaram, e a plateia começou a pular. Durante toda a música, miyavi gritou e cantou enquanto dançava no palco. Ele se curvou para que os fãs das primeiras fileiras pudessem tocá-lo. Na metade da música, o cantor gritou, "Rússia!".
Próximo do final da música, miyavi mostrou seu ombro tatuado, lambeu o braço da guitarra e ficou parado. Alguns momentos se passaram até que o músico dissesse: "Olá, Rússia! Vocês estão prontos? Sim, sim, sim! Mais!". Rock'n'roll is 'NOT' Dead começou em seguida, continuando com o clima energético do show. miyavi, junto com o guitarrista e o baixista, começou a agitar selvagemente no palco, se curvou para a plateia e gritou, deixando que os fãs o tocassem. Então, devagar e eroticamente, ele tocou a si mesmo, fazendo o público gritar em êxtase. Estava quente na casa de shows quando a música terminou, e uma tempestade de aplausos pode ser ouvida.
Coin Lockers Baby também começou com a coreografia de miyavi. Durante a música, ele ficou atrás do microfone, cantando com um pé em uma plataforma e, às vezes, gritando: "Vocês estão prontos?" e "Rússia!" e recebendo respostas animadas do público. O palco foi iluminado por luzes verdes e azuis, e o músico começou um belo solo de guitarra. Ele foi até a beirada do palco e apertou as mãos dos fãs. Todos bateram cabeça com os poderosos riffs finais e a bateria selvagem. miyavi se virou de costas para a plateia, agradeceu a todos os presentes e parou.
Durante BOOM-HAH-BOOM-HAH-HAH, algum fã das primeiras fileiras jogou uma rosa no palco, mas miyavi não pôde pegá-la devido a problemas com o equipamento, tendo de ficar algum tempo atrás do suporte do microfone. Porém, os problemas não afetaram a apresentação, e, quando foram solucionados, miyavi já estava tocando o solo seguinte com a guitarra perpendicular ao chão. Ele ergueu a guitarra sobre a cabeça, e, finalmente, tocou o instrumento nas costas. miyavi passeou pelo palco, seduzindo os fãs. Depois disso, ele voltou para o microfone e disse: "Obrigado, Rússia!". Com a elegância de um gato, o músico dançou atrás do suporte. Ele examinou a plateia e incitou todos a pularem e o apoiarem. Mais um solo foi apresentado, acompanhado de uma bateria pesada e efeitos sonoros. No refrão, miyavi movimentou os quadris e fez a plateia gritar. Assim terminou 21st Century Tokyo Blues, e miyavi desapareceu do palco.
O público não parou de gritar seu nome, até ele retornar. miyavi apareceu sem o casaco; ele usava apenas o colete, o que permitia aos fãs verem suas tatuagens. Ele começou falando sobre quão feliz estava por se apresentar em Moscou, e sobre a difícil jornada até a Rússia e a diferença do fuso horário. miyavi falou principalmente em inglês, mas, para alegria dos fãs, muitas frases foram em russo. Após esse longo discurso, a parte mais calma do set teve início. O músico, beijando sua guitarra, começou a cantar Please, Please, Please. A plateia bateu palmas ao ritmo dessa lenta música jazz. Porém, inesperadamente, a música ficou mais rápida e os acordes afiados se transformaram em um solo de guitarra.
No intervalo, os músicos suporte deixaram o palco. Face a face com a casa de shows, miyavi apresentou Ame ni utaeba. Depois, ele se livrou da guitarra, pegou o microfone e se sentou em um amplificador. Com algumas palavras de agradecimento, ele se aproximou a beirada do palco e pegou uma rosa vermelha da mão de um fã. O público começou a cantar "Parabéns a Você", e miyavi, iluminado por uma luz branca, parecia um anjo. Ele ficou emocionado e agradeceu aos fãs em russo. Com a rosa em sua mão, ele anunciou a música seguinte, Lovelie. O músico pediu a todos que movimentassem seus braços lentamente de um lado para o outro e começou a cantar. Aos poucos, os membros suporte reapareceram para se unir à melodia. miyavi se aproximou da frente do palco e se ajoelhou, e as mãos dos fãs das fileiras da frente tocaram seu corpo. Ele se levantou, sem soltar as mãos dos fãs. A casa foi preenchida por uma luz branca quando Lovelie chegava ao fim, e o público aplaudiu.
"Eu amo vocês!", ele disse em russo. miyavi deu início a outro discurso, falando sobre o recente nascimento de sua filha e sobre a felicidade que encontrou na paternidade e na vidaem família. Após esse emocionante discurso e durante Coo Quack Cluck, lágrimas encheram os olhos de todos. Cada momento foi cheio de calor e sentimentos sinceros.
A parte pesada da apresentação voltou com miyavi vestindo uma jaqueta e trocando de guitarra. Ele ficou de costas para a plateia. O mezanino e a pista se encheram de luz quando o músico começou a gritar e cantar novamente. Com energia renovada, o público pulava, agitava os punhos, batia cabeça e gritando com os pesados e selvagens riffs de guitarra e a bateria rápida. A força de Shouri no V-ROCK!! continuou em Super Hero, durante a qual os fãs não tocaram apenas miyavi, mas também o baixista e o guitarrista. No palco, os membros agitavam. No meio de Eccentric Otona Yamai, as três cores russas apareceram nas mãos dos membros da plateia nas primeiras fileiras. miyavi não demorou a pegar a bandeira e agitá-la sobre sua cabeça. Então, ele a abriu, beijou e jogou de volta para o público.
Os primeiros trechos de Are you ready to ROCK? foram reconhecidos imediatamente. miyavi se aproximou do lado esquerdo do palco, onde uma fã estendia o braço segurando um brinquedo desde o início do show. O músico o pegou, falou com ele no microfone e o jogou para a plateia, gritando: "Are you ready to rock?". Os músicos suporte se aproximavam da frente do palco às vezes para agitar com os fãs. Sem se esquecer dos fãs que não estavam nas primeiras fileiras, miyavi subiu nos alto-falantes de ambos os lados do palco. Usando essas plataformas, ele permitiu que o público o tocasse enquanto ele gritava as letras da música com os fãs.
Após essa loucura, o palco ficou completamente vazio. Os fãs, impacientes, gritaram: "miyavi!" e "Bis!". Depois de um tempo, os músicos reapareceram, seguidos por miyavi, que usava um casaco e um boné preto. Pedindo a todos que erguessem os braços, ele começou a tocar os primeiros acordes de We love you ~Seaki wa Kimi wo Aishiteru~. Durante essa apresentação, uma pessoa com uma câmera de vídeo apareceu no palco, e logo a câmera passou para a mão de miyavi - ele gravou imagens da casa de shows, seus músicos suporte e dele mesmo, mostrando a língua.
Após um curto discurso, o músico pediu seu celular. Todos tinham que gritar o nome da turnê enquanto miyavi gravava, mas ele se esqueceu de apertar o botão de vídeo na primeira vez. O público ficou feliz em repetir a tentativa, e a gravação ficou perfeita na segunda vez. O vídeo pode ser assistido no MySpace oficial do cantor. Então, Sakihokoru Hana no You ni -Neo Visualizm- começou, a música animada trazendo energia tanto ao público como aos músicos.
Quando os músicos suporte deixaram o palco, chegou a hora da última música, "Aishiteru" kara Hajimeyou. Pegando um violão, miyavi agradeceu a todos os presentes pela noite e prometeu voltar para um show no ano que vem. O público começou a mover os braços de um lado para o outro, batendo palmas e fazendo corações com as mãos enquanto o músico tocava. Gritos felizes também podiam ser ouvidos. Os músicos suporte reapareceram no palco e a música ficou mais alegre. No fim, eles deixaram o palco, um por um – o DJ, o guitarrista, o baixista e o baterista –, se curvando e acenando. Eles deixaram miyavi com uma plateia que se recusava a deixá-lo ir. Infelizmente, todos os shows têm um fim, e o músico se curvou, deixou sua guitarra, acenou e desapareceu do palco. O ótimo show terminava ali.
Essa energética apresentação permanecerá no coração e na memória dos fãs russos e de miyavi por um bom tempo, e um fato interessante prova isso: durante o show, toda a casa foi iluminada algumas vezes, e não apenas o público podia ver o palco, mas miyavi também podia ver o rosto dos fãs.
Set list
SE
Ippiki Ookami Ron
Rock'n'roll is «NOT» Dead
Coin Lockers Baby
BOOM-HAH-BOOM-HAH-HAH
21st Century Boy
МС
Please, Please, Please
Ame ni Utaeba
МС
Lovelie
МС
Coo Quack Cluck
Shouri no V-ROCK!!
Super Hero
Eccentric Otona Yamai
Are you ready to ROCK ?
Encore:
We love you ~Sekai wa Kimi wo Aishiteru~
МС
Sakihokoru Hana no You ni -Neo Visualizm-
"Aishiteru" kara Hajimeyou
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps