Evanescence: influências eletrônicas em próximo disco
Por Amanda Dumont
Fonte: Rolling Stone Online
Postado em 05 de março de 2010
Na segunda feira, dia 22 de fevereiro, o EVANESCENCE começou a gravação de seu novo disco em Nova York, com o aclamado produtor Steve Lillywhite. A vocalista Amy Lee conta à Rolling Stone que o novo disco será uma mistura de "agresssão sarcástica", que vai mostrar um novo lado da banda - com influências claras de músicas eletrônicas.
"Muitas das bandas pelas quais eu sempre me inspirei estão começando a aparecer um pouco mais," diz Lee, citando o choque futuristico do som de grupos como DEPECHE MODE, MASSIVE ATTACK, PORTISHEAD, CSS, LA ROUX e MGMT. "Existe muita coisa que não soa como as músicas antigas do Evanescence, mas a essência da banda ainda está lá. Este é um álbum muito, muito ritmicamente direcionado. Logo, existem muitos tambores digitais misturados aos reais, tambores que estamos alugando um dia por vez, como os tambores Japoneses Taiko".
Lee está co-produzindo o disco com um velho amigo e novo colaborador Will Hunt, um produtor, programador e baterista de Fort Worth, Texas. A dupla decidiu começar a escrever junto após compor "Sally's Song" em 2008 e passaram o resto de 2009 escrevendo juntos em Nova York e no Texas, moldando várias programações eletrônicas, já gravadas, que irão fazer parte do novo album.
"Os sons e influências que ele traz à tona – ele programa sons incríveis de outro planeta que não dá nem pra reconhecer. Eu passei por uma fase onde eu não sabia se eu iria começar uma carreira solo, se eu iria escrever partituras ou o que," diz Lee. "E então, uma vez que começamos a escrever juntos eu percebi que isso é completamente Evanescence.
Este é também o primeiro album da banda com o produtor veterano Steve Lilliwhite, que trabalhou com os ROLLING STONES, DAVE MATTHEWS BAND e em oito álbuns do U2. Lillywhite, que foi quem abordou a banda, está co- produzindo o disco com Hunt, e tem trabalhado duro desde o primeiro dia. "Ele não é o tipo de produtor que sai durante o dia e depois volta para ver o que estamos fazendo," diz Lee sobre Lillywhite. "Ele é parte do time, uma grande parte do time."
Esse será o primeiro trabalho do EVANESCENCE desde "The Open Door", seu disco ganhador de platina. Nesse tempo de folga, Lee se casou e começou a ter aulas de harpa - e ela garante que os corajosos frutos de seu trabalho certamente irão aparecer no LP. Quanto ao resto da banda, o guitarrista Terry Balsamo e o baixista Tim McCord estão de volta à bordo; Dave Campbell vai mais uma vez lidar com os arranjos de corda; e o guitarrista Troy McLawhorn está dependendo de sua agenda com sua banda SEETHER. Hunt vai tocar a maior parte da bateria, mas Lee não descarta a aparição do último baterista do EVANESCENCE - coincidentemente também chamado Will Hunt. "Será bem difícil continuarmos sem deixar as pessoas confusas porque eles tem exatamente o mesmo nome," diz Lee.
Quanto à mudança de direção, Lee diz que é mais como um jeito de voltar pra casa. "Eu simplesmente estou em um lugar onde eu sei quem eu sou," diz Lee. "Eu não estou tentando provar nada desta vez. Da última vez eu tinha muito peso nos meus ombros. Desta vez eu só estou me divertindo com a música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps