Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, fala sobre o conceito de "Aqua"
Por F. C.
Fonte: Bravewords.com
Postado em 19 de setembro de 2010
A banda ANGRA disponibilizou seu novo álbum, "Aqua", em sua totalidade, para audição. Confira neste link: (http://www.myspace.com/angraofficial).
"Aqua" será lançado em 12 de outubro na América do Norte via SPV / Steamhammer. Este é o primeiro trabalho do ANGRA em quatro anos, sendo sucessor do "Aurora Consurgens", de 2006. O álbum estará disponível em quatro formatos (na América do Norte): uma edição limitada digipack que inclui um CD bônus com um resumo da "era Edu Falaschi", uma edição standard, a edição do LP duplo que inclui 3 faixas bônus, e como um download digital.
O guitarrista Rafael Bittencourt recentemente falou longamente sobre o conceito e a gravação de Aqua:
Aqui estamos nós novamente. Fazendo o que mais gostamos, que é levar nossa música para o mundo. Que incrível sensação de ter as nossas idéias se espalhando entre os fãs como sementes que estarão crescendo, bem como as pessoas que se envolveram com o álbum. Finalmente, após quatro anos sem lançar nada, estamos trazendo o que na nossa opinião é uma das nossas melhores peças já composta ... "Aqua".
Há uma diretriz muito interessante para o álbum. Após a leitura do texto, algumas vezes descobrimos que o elemento água é o personagem principal da história. Ela muda em ciclos, transformando-se, transformando as coisas ao seu redor, representando a ira em picos, e em seguida, em perdão e calma. Tudo acontece depois de uma enorme tempestade que ocorreu em uma ilha da costa. Enquanto as águas selvagens estão vindo acima e abaixo, um navio e sua tripulação estão lutando para evitar um naufrágio.
Talvez por coincidência, este ano tivemos fortes tempestades que causaram enchentes, deslizamentos e outros problemas em muitas cidades brasileiras. Pudemos ver que a mesma coisa estava acontecendo em vários países quase ao mesmo tempo, ferindo e matando pessoas. Parece que as águas estão representando um momento de mudança. A vinda da Era de Aquário, o Apocalipse, as profecias sobre 2012 e outros assuntos foram surgindo ao redor de nossas conversas.
Queríamos um título que descrevesse de uma forma muito sucinta, o conceito. "Aqua" é a palavra latina para a "água" e resume toda a idéia por trás da peça de Shakespeare e nossos sentimentos deste momento marcante.
"The Tempest" é também um trabalho muito misterioso e único de Shakespeare. Foi a última peça que ele tinha escrito e ela é cheia de declarações pessoais. Toda vez que você ler descobre algum novo aspecto da construção ou alguma curiosidade escondida dentro das linhas.
A história é sobre um rei chamado Próspero e sua filha Miranda. Eles ficaram exilados numa ilha que seria um suposto terreno baldio. A ilha não era tão deserta e eles construíram uma vida juntos com as criaturas mágicas daquele lugar muito encantado.
Os planos de vingança de Próspero contra os seus adversários traídores causam, por meio da magia, uma enorme tempestade sobre o navio que os transporta. Ele finalmente perdoa os maus atos de seus inimigos quando ele percebe que esses atos não o prejudicaram como estavam destinados.
Assim, a água representa a chegada da maturidade de Próspero e todas as transformações e os ciclos que levaram a esse ponto. Nós também estávamos passando por uma série de processos de renovação e queríamos expressar a idéia de renovação. Deixando de lado os maus sentimentos e pensamentos, existe um tema comum entre este texto de Shakespeare e "Aqua". A tempestade nos ajudou a descrever mais claramente nossas emoções neste momento.
Embora este álbum soe muito diferente de nosso anterior, "Aurora Consurgens", não há muitas diferenças musicais entre o "Aqua" e os nossos três últimos álbuns. Tentamos manter a idéia de combinar com o metal progressivo, clássico, brasileiro, étnico, pop e muitos outros estilos.
A grande diferença é que desta vez estávamos realmente atingidos pela inspiração. Assim, escrevemos cerca de trinta músicas boas, e acabamos escolhendo as dez melhores fora da grande lista que tínhamos. Toda a atmosfera de companheirismo e trabalho em equipe foi capturada nas faixas. Nós realmente ajudamos uns aos outros em cada detalhe e é isso que fazem as canções tão poderosas e especiais.
Outra diferença importante é que o baterista Ricardo Confessori está de volta na banda. Isso só foi possível após as sessões de gravação do projeto "Bittencourt Project – Brainworms I", e ele então tocou em algumas faixas.
Desde então, nós recuperamos nossa confiança e amizade. Nós tivemos alguns ensaios com o Angra onde ele ensaiou canções da era antiga e nova da banda. Além disso, apresentamos a ele algumas idéias novas para organizar e ele nos mostrou que tinha mantido a sua criatividade e musicalidade graciosa. Demos boas risadas lembrando das coisas que fizemos juntos no passado e como a mistura da música brasileira representou uma qualidade muito significativa na nossa era pré-"Rebirth".
Assim, "Aqua" representa onde estamos agora. E esperamos que ele seja lembrado como um de nossos grandes álbuns clássicos, porque ele foi feito com grande paixão, foco e dedicação. Esperamos que cada detalhe dessas músicas cuidadosamente novas possam ajudá-los através de sua própria época de mudança. Então, preparem-se para mergulhar profundamente em um oceano de sensações e flutuar com as diversas atmosferas líquidas que estarão mudando enquanto você escuta e prosseguirão sempre mudando à medida que você ouvir mais vezes. Bem-vindo às águas giratórias de "Aqua".
Tracklist:
Edição Limitada Digipak:
CD1
'Viderunt Te Aquæ'
'Arising Thunder'
'Awake From Darkness'
'Lease Of Life'
'The Rage Of The Waters'
'Spirit Of The Air'
'Hollow'
'Monster In Her Eyes'
'Weakness Of A Man'
'Ashes'
CD2 (CD Bônus Edu Falaschi Era):
'Nova Era'
'Rebirth'
'Hunters And Prey'
'Spread Your Fir'
'Waiting Silence'
'The Course Of Nature'
Edição standard:
'Viderunt Te Aquæ'
'Arising Thunder'
'Awake From Darkness'
'Lease Of Life'
'The Rage Of The Waters'
'Spirit Of The Air'
'Hollow'
'Monster In Her Eyes'
'Weakness Of A Man'
'Ashes'
LPL
Lado 1
'Viderunt Te Aquæ'
'Arising Thunder'
'Awake From Darkness'
'Lease Of Life'
Lado 2
'The Rage Of The Waters'
'Spirit Of The Air'
'Hollow'
Lado 3:
'Monster In Her Eyes'
'Weakness Of A Man'
'Ashes'
Lado 4:
'Nova Era' (bonus track)
'Spread Your Fire' (bonus track)
'The Course Of Nature' (bonus track)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
De surpresa: Rafael Bittencourt convida fã e vocalista Ian Gonçalves para cantar Rebirth do Angra
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Massacration: quando Kiko Loureiro criticou a banda - e supostamente arregou para eles
A reação de Milton Nascimento que tranquilizou o Angra após tensão durante gravação


