Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, fala sobre o conceito de "Aqua"
Por F. C.
Fonte: Bravewords.com
Postado em 19 de setembro de 2010
A banda ANGRA disponibilizou seu novo álbum, "Aqua", em sua totalidade, para audição. Confira neste link: (http://www.myspace.com/angraofficial).
"Aqua" será lançado em 12 de outubro na América do Norte via SPV / Steamhammer. Este é o primeiro trabalho do ANGRA em quatro anos, sendo sucessor do "Aurora Consurgens", de 2006. O álbum estará disponível em quatro formatos (na América do Norte): uma edição limitada digipack que inclui um CD bônus com um resumo da "era Edu Falaschi", uma edição standard, a edição do LP duplo que inclui 3 faixas bônus, e como um download digital.
O guitarrista Rafael Bittencourt recentemente falou longamente sobre o conceito e a gravação de Aqua:
Aqui estamos nós novamente. Fazendo o que mais gostamos, que é levar nossa música para o mundo. Que incrível sensação de ter as nossas idéias se espalhando entre os fãs como sementes que estarão crescendo, bem como as pessoas que se envolveram com o álbum. Finalmente, após quatro anos sem lançar nada, estamos trazendo o que na nossa opinião é uma das nossas melhores peças já composta ... "Aqua".
Há uma diretriz muito interessante para o álbum. Após a leitura do texto, algumas vezes descobrimos que o elemento água é o personagem principal da história. Ela muda em ciclos, transformando-se, transformando as coisas ao seu redor, representando a ira em picos, e em seguida, em perdão e calma. Tudo acontece depois de uma enorme tempestade que ocorreu em uma ilha da costa. Enquanto as águas selvagens estão vindo acima e abaixo, um navio e sua tripulação estão lutando para evitar um naufrágio.
Talvez por coincidência, este ano tivemos fortes tempestades que causaram enchentes, deslizamentos e outros problemas em muitas cidades brasileiras. Pudemos ver que a mesma coisa estava acontecendo em vários países quase ao mesmo tempo, ferindo e matando pessoas. Parece que as águas estão representando um momento de mudança. A vinda da Era de Aquário, o Apocalipse, as profecias sobre 2012 e outros assuntos foram surgindo ao redor de nossas conversas.
Queríamos um título que descrevesse de uma forma muito sucinta, o conceito. "Aqua" é a palavra latina para a "água" e resume toda a idéia por trás da peça de Shakespeare e nossos sentimentos deste momento marcante.
"The Tempest" é também um trabalho muito misterioso e único de Shakespeare. Foi a última peça que ele tinha escrito e ela é cheia de declarações pessoais. Toda vez que você ler descobre algum novo aspecto da construção ou alguma curiosidade escondida dentro das linhas.
A história é sobre um rei chamado Próspero e sua filha Miranda. Eles ficaram exilados numa ilha que seria um suposto terreno baldio. A ilha não era tão deserta e eles construíram uma vida juntos com as criaturas mágicas daquele lugar muito encantado.
Os planos de vingança de Próspero contra os seus adversários traídores causam, por meio da magia, uma enorme tempestade sobre o navio que os transporta. Ele finalmente perdoa os maus atos de seus inimigos quando ele percebe que esses atos não o prejudicaram como estavam destinados.
Assim, a água representa a chegada da maturidade de Próspero e todas as transformações e os ciclos que levaram a esse ponto. Nós também estávamos passando por uma série de processos de renovação e queríamos expressar a idéia de renovação. Deixando de lado os maus sentimentos e pensamentos, existe um tema comum entre este texto de Shakespeare e "Aqua". A tempestade nos ajudou a descrever mais claramente nossas emoções neste momento.
Embora este álbum soe muito diferente de nosso anterior, "Aurora Consurgens", não há muitas diferenças musicais entre o "Aqua" e os nossos três últimos álbuns. Tentamos manter a idéia de combinar com o metal progressivo, clássico, brasileiro, étnico, pop e muitos outros estilos.
A grande diferença é que desta vez estávamos realmente atingidos pela inspiração. Assim, escrevemos cerca de trinta músicas boas, e acabamos escolhendo as dez melhores fora da grande lista que tínhamos. Toda a atmosfera de companheirismo e trabalho em equipe foi capturada nas faixas. Nós realmente ajudamos uns aos outros em cada detalhe e é isso que fazem as canções tão poderosas e especiais.
Outra diferença importante é que o baterista Ricardo Confessori está de volta na banda. Isso só foi possível após as sessões de gravação do projeto "Bittencourt Project – Brainworms I", e ele então tocou em algumas faixas.
Desde então, nós recuperamos nossa confiança e amizade. Nós tivemos alguns ensaios com o Angra onde ele ensaiou canções da era antiga e nova da banda. Além disso, apresentamos a ele algumas idéias novas para organizar e ele nos mostrou que tinha mantido a sua criatividade e musicalidade graciosa. Demos boas risadas lembrando das coisas que fizemos juntos no passado e como a mistura da música brasileira representou uma qualidade muito significativa na nossa era pré-"Rebirth".
Assim, "Aqua" representa onde estamos agora. E esperamos que ele seja lembrado como um de nossos grandes álbuns clássicos, porque ele foi feito com grande paixão, foco e dedicação. Esperamos que cada detalhe dessas músicas cuidadosamente novas possam ajudá-los através de sua própria época de mudança. Então, preparem-se para mergulhar profundamente em um oceano de sensações e flutuar com as diversas atmosferas líquidas que estarão mudando enquanto você escuta e prosseguirão sempre mudando à medida que você ouvir mais vezes. Bem-vindo às águas giratórias de "Aqua".
Tracklist:
Edição Limitada Digipak:
CD1
'Viderunt Te Aquæ'
'Arising Thunder'
'Awake From Darkness'
'Lease Of Life'
'The Rage Of The Waters'
'Spirit Of The Air'
'Hollow'
'Monster In Her Eyes'
'Weakness Of A Man'
'Ashes'
CD2 (CD Bônus Edu Falaschi Era):
'Nova Era'
'Rebirth'
'Hunters And Prey'
'Spread Your Fir'
'Waiting Silence'
'The Course Of Nature'
Edição standard:
'Viderunt Te Aquæ'
'Arising Thunder'
'Awake From Darkness'
'Lease Of Life'
'The Rage Of The Waters'
'Spirit Of The Air'
'Hollow'
'Monster In Her Eyes'
'Weakness Of A Man'
'Ashes'
LPL
Lado 1
'Viderunt Te Aquæ'
'Arising Thunder'
'Awake From Darkness'
'Lease Of Life'
Lado 2
'The Rage Of The Waters'
'Spirit Of The Air'
'Hollow'
Lado 3:
'Monster In Her Eyes'
'Weakness Of A Man'
'Ashes'
Lado 4:
'Nova Era' (bonus track)
'Spread Your Fire' (bonus track)
'The Course Of Nature' (bonus track)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
As músicas "esquecidas" apontadas pela Metal Edge como algumas das melhores do Megadeth
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
Jello Biafra é hospitalizado após sofrer AVC hemorrágico
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada


Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
O dia que Andre Matos se chateou com Gabriel Thomaz do Autoramas no camarim do Angra
O ponto alto do Angra com Fabio Lione nos vocais, segundo Mayara Puertas
Os dois clássicos do Angra que Rafael Bittencourt ajudou a escrever, mas não foi creditado
Rafael Bittencourt sabia do potencial de "Holy Land"; "Sabíamos que seria um ótimo álbum"
Kiko Loureiro não está voltando ao Angra, afirma Rafael Bittencourt
Rafael Bittencourt compara morte de Andre Matos à queda de um meteoro
Rafael Bittencourt diz que estava se reaproximando de Andre Matos antes da morte do vocalista
Baterista que ficou em 2º no teste para Angra revela detalhe que fez banda escolher Aquiles
Capas Gêmeas: as infelizes coincidências nas artes dos álbuns


