Dream Theater: "novo álbum sairá em setembro", diz Jordan
Por Nathália Plá
Fonte: noisecreep.com
Postado em 19 de maio de 2011
Jordan Rudess, o lendário tecladista do Dream Theater, recentemente falou ao Noisecreep direto de um estúdio de gravação em Long Island, Nova Iorque, onde a banda está finalizando o trabalho no seu último lançamento. "Estamos bem próximos de finalizar, e está incrível", ele disse. "Mixagem em junho, álbum lançado em setembro."
Mas, é claro, esse não é apenas qualquer álbum do Dream Theater. O disco será o primeiro sem o baterista co-fundador Mike Portnoy, que anunciou setembro passado que ele estava deixando a banda.
Portnoy, que deu um dempo para gravar e fazer turnê com o Avenged Sevenfold, queria que a banda fizesse uma longa pausa. Contudo os quatro outros membros discordaram e optaram por seguir adiante contratando um novo baterista.
Dream Theater - Mais Novidades
Após um extenso processo de audição, que foi gravado e transmitido como uma mini-série em documentário, a banda selecionou Mike Mangini (Annihilator, Extreme, Steve Vai). Então o que Rudess espera do primeiro trabalho da banda na era post-Portnoy? "Acho que as pessoas ficarão muito satisfeitas", ele disse. "Todos estão tocando com inspiração, nós tomamos nosso tempo para trabalhar em algo especial, e eu acho que os fãs ficarão impressionados."
Rudess, que se mantém ocupado com discos solo e uma série de aplicativos para instrumentos sucesso de vendas com sua marca Morphwiz, estava extremamente feliz com a escolha de Mangini pela banda. "Vimos alguns grandes bateristas obviamente, mas o Mike chegou totalmente pronto, cheio de vontade e capaz de fazer esse trabalho. Para ele, o universo estava alinhado: isso era o futuro dele bem como nosso. Sabíamos disso e ele sabia disso. Sua forma de tocar, a energia em sua performance – desde o comecinho ficou claro para nós que havia compromisso com esse conceito extremamente sério conhecido por Dream Theater."
Mangini não se envolveu na composição do novo álbum; essa responsabilidade ficou com Rudess, o baixista John Myung, o vocalista James LaBrie, e o guitarrista John Petrucci, que também está na produção das sessões. "Foi interessante compor música sem um baterista", refletiu Rudess. "Diferente para nós e bem singular. Ainda, tínhamos o time de composição base no lugar. E essa experiência toda de lidar com a saída de Mike foi um enorme desafio para a banda. Mas nós queríamos tirar o positivo de toda essa mudança e usar isso como uma oportunidade de nos desafiarmos a produzir música realmente poderosa."
A mudança dramática na vida da banda afetou a nova música? "Tenho certeza que alguma intensidade foi canalizada para a música" disse Rudess. "Como músicos, sentimos o que está acontecendo a nosso redor, como todos músicos, e incorporamos essa energia em nosso processo criativo. Então trouxemos Mike Mangini e acrescentamos brilhantismo à mistura. A química é incrível e será divertido ver tudo desenvolver no palco."
A banda tem shows na Europa com início em julho. Até o outono Rudess disse que eles esperam está em turnê nos Estados Unidos. Enquanto isso, Rudess disse que ele sabe que haverá muito foco no Dream Theater com o início desse sério novo capítulo na carreira da banda. "Estamos animados", ele disse. "É como um novo começo para uma banda, e de outro lado, o som e a abordagem clássicos do Dream Theater ainda estão incólumes. Mike está incrivelmente preparado para o que vamos encarar e espero que os fãs também estejam preparados para o próximo capítulo, porque vai ser algo muito especial."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que deixou Tony Iommi impressionado: "Eu nunca tinha ouvido nada parecido"
A polêmica nova prática da indústria que Sting defende: "Sou pago, então por que não?"
Paul Stanley: A dor e o drama de ser talaricado por um Caça-Fantasmas


Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Mike Portnoy revela qual o seu integrante preferido do Kiss
O show do Dream Theater que virou disco ao vivo - e deixou Mike Portnoy passando mal
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Mike Mangini não sabia que seria demitido do Dream Theater



