Dream Theater: "novo álbum sairá em setembro", diz Jordan

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nathália Plá, Fonte: noisecreep.com, Tradução
Enviar Correções  

Jordan Rudess, o lendário tecladista do Dream Theater, recentemente falou ao Noisecreep direto de um estúdio de gravação em Long Island, Nova Iorque, onde a banda está finalizando o trabalho no seu último lançamento. "Estamos bem próximos de finalizar, e está incrível", ele disse. "Mixagem em junho, álbum lançado em setembro."

publicidade

Mas, é claro, esse não é apenas qualquer álbum do Dream Theater. O disco será o primeiro sem o baterista co-fundador Mike Portnoy, que anunciou setembro passado que ele estava deixando a banda.

Portnoy, que deu um dempo para gravar e fazer turnê com o Avenged Sevenfold, queria que a banda fizesse uma longa pausa. Contudo os quatro outros membros discordaram e optaram por seguir adiante contratando um novo baterista.

publicidade

Após um extenso processo de audição, que foi gravado e transmitido como uma mini-série em documentário, a banda selecionou Mike Mangini (Annihilator, Extreme, Steve Vai). Então o que Rudess espera do primeiro trabalho da banda na era post-Portnoy? "Acho que as pessoas ficarão muito satisfeitas", ele disse. "Todos estão tocando com inspiração, nós tomamos nosso tempo para trabalhar em algo especial, e eu acho que os fãs ficarão impressionados."

publicidade

Rudess, que se mantém ocupado com discos solo e uma série de aplicativos para instrumentos sucesso de vendas com sua marca Morphwiz, estava extremamente feliz com a escolha de Mangini pela banda. "Vimos alguns grandes bateristas obviamente, mas o Mike chegou totalmente pronto, cheio de vontade e capaz de fazer esse trabalho. Para ele, o universo estava alinhado: isso era o futuro dele bem como nosso. Sabíamos disso e ele sabia disso. Sua forma de tocar, a energia em sua performance – desde o comecinho ficou claro para nós que havia compromisso com esse conceito extremamente sério conhecido por Dream Theater."

publicidade

Mangini não se envolveu na composição do novo álbum; essa responsabilidade ficou com Rudess, o baixista John Myung, o vocalista James LaBrie, e o guitarrista John Petrucci, que também está na produção das sessões. "Foi interessante compor música sem um baterista", refletiu Rudess. "Diferente para nós e bem singular. Ainda, tínhamos o time de composição base no lugar. E essa experiência toda de lidar com a saída de Mike foi um enorme desafio para a banda. Mas nós queríamos tirar o positivo de toda essa mudança e usar isso como uma oportunidade de nos desafiarmos a produzir música realmente poderosa."

publicidade

A mudança dramática na vida da banda afetou a nova música? "Tenho certeza que alguma intensidade foi canalizada para a música" disse Rudess. "Como músicos, sentimos o que está acontecendo a nosso redor, como todos músicos, e incorporamos essa energia em nosso processo criativo. Então trouxemos Mike Mangini e acrescentamos brilhantismo à mistura. A química é incrível e será divertido ver tudo desenvolver no palco."

publicidade

A banda tem shows na Europa com início em julho. Até o outono Rudess disse que eles esperam está em turnê nos Estados Unidos. Enquanto isso, Rudess disse que ele sabe que haverá muito foco no Dream Theater com o início desse sério novo capítulo na carreira da banda. "Estamos animados", ele disse. "É como um novo começo para uma banda, e de outro lado, o som e a abordagem clássicos do Dream Theater ainda estão incólumes. Mike está incrivelmente preparado para o que vamos encarar e espero que os fãs também estejam preparados para o próximo capítulo, porque vai ser algo muito especial."

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Dream Theater: 15 músicas com menos de 5 minutos de duraçãoDream Theater
15 músicas com menos de 5 minutos de duração

Dream Theater: banda divulga vídeo de Fatal Tragedy ao vivo, retirado do próximo DVDDream Theater
Banda divulga vídeo de "Fatal Tragedy" ao vivo, retirado do próximo DVD

Em 26/10/1999: Dream Theater lançava o genial Metropolis Pt.2 Scenes From A MemoryEm 26/10/1999
Dream Theater lançava o genial Metropolis Pt.2 Scenes From A Memory

Kiss: Derek Sherinian diz que foi meio humilhante tocar com eles, mas aprendeu muitoKiss
Derek Sherinian diz que foi "meio humilhante" tocar com eles, mas aprendeu muito

John Petrucci: guitarrista lança marca de produtos especiais para barbaJohn Petrucci
Guitarrista lança marca de produtos especiais para barba

Gustavo Carmo: brasileiro lança EP com Rudy Sarzo, Derek Sherinian e Brian Tichy

Derek Sherinian: Não sou um grande fã de rock progressivoDerek Sherinian
"Não sou um grande fã de rock progressivo"

John Petrucci: Eu adoro subir no palco e tocar guitarraJohn Petrucci
"Eu adoro subir no palco e tocar guitarra"

Dream Theater: banda anuncia nono (!) álbum ao vivo da carreira; confira capa e vídeoDream Theater
Banda anuncia nono (!) álbum ao vivo da carreira; confira capa e vídeo

Dream Theater: fãs se surpreendem nas redes com vídeo de John Myung falandoDream Theater
Fãs se surpreendem nas redes com vídeo de John Myung falando


Aquiles Priester: vídeo mostrando um resumo de toda sua carreiraAquiles Priester
Vídeo mostrando um resumo de toda sua carreira

Mike Portnoy: músico fala detalhadamente de suas tatuagensMike Portnoy
Músico fala detalhadamente de suas tatuagens


Kiss: Perguntas, respostas e curiosidades diversasKiss
Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Iron Maiden: os álbuns da banda, do pior para o melhorIron Maiden
Os álbuns da banda, do pior para o melhor


Sobre Nathália Plá

Mineira de Belo Horizonte, nasceu e cresceu ouvindo Rock por causa de seu pai. O som de Pink Floyd e Yes marcou sua infância tanto quanto a boneca Barbie, mas de uma forma tão intensa que hoje escutar essas bandas lhe causa arrepios. Ao longo dos anos foi se adaptando às incisivas influências e acabou adquirindo gosto próprio, criando afinidade pelo Hard Rock e Heavy Metal. Louca e incondicionalmente apaixonada por Bon Jovi, não está nem aí pras críticas insistentes dirigidas à banda. Deixando a emoção de lado e dando ouvidos à técnica e qualidade musical, tem por melhores bandas, nessa ordem, BlackSabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Metallica e Dream Theater. De resto, é apenas mais uma apreciadora do bom e velho Rock'n'roll.

Mais matérias de Nathália Plá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin