Dream Theater: "novo álbum sairá em setembro", diz Jordan
Por Nathália Plá
Fonte: noisecreep.com
Postado em 19 de maio de 2011
Jordan Rudess, o lendário tecladista do Dream Theater, recentemente falou ao Noisecreep direto de um estúdio de gravação em Long Island, Nova Iorque, onde a banda está finalizando o trabalho no seu último lançamento. "Estamos bem próximos de finalizar, e está incrível", ele disse. "Mixagem em junho, álbum lançado em setembro."
Mas, é claro, esse não é apenas qualquer álbum do Dream Theater. O disco será o primeiro sem o baterista co-fundador Mike Portnoy, que anunciou setembro passado que ele estava deixando a banda.
Portnoy, que deu um dempo para gravar e fazer turnê com o Avenged Sevenfold, queria que a banda fizesse uma longa pausa. Contudo os quatro outros membros discordaram e optaram por seguir adiante contratando um novo baterista.
Dream Theater - Mais Novidades
Após um extenso processo de audição, que foi gravado e transmitido como uma mini-série em documentário, a banda selecionou Mike Mangini (Annihilator, Extreme, Steve Vai). Então o que Rudess espera do primeiro trabalho da banda na era post-Portnoy? "Acho que as pessoas ficarão muito satisfeitas", ele disse. "Todos estão tocando com inspiração, nós tomamos nosso tempo para trabalhar em algo especial, e eu acho que os fãs ficarão impressionados."
Rudess, que se mantém ocupado com discos solo e uma série de aplicativos para instrumentos sucesso de vendas com sua marca Morphwiz, estava extremamente feliz com a escolha de Mangini pela banda. "Vimos alguns grandes bateristas obviamente, mas o Mike chegou totalmente pronto, cheio de vontade e capaz de fazer esse trabalho. Para ele, o universo estava alinhado: isso era o futuro dele bem como nosso. Sabíamos disso e ele sabia disso. Sua forma de tocar, a energia em sua performance – desde o comecinho ficou claro para nós que havia compromisso com esse conceito extremamente sério conhecido por Dream Theater."
Mangini não se envolveu na composição do novo álbum; essa responsabilidade ficou com Rudess, o baixista John Myung, o vocalista James LaBrie, e o guitarrista John Petrucci, que também está na produção das sessões. "Foi interessante compor música sem um baterista", refletiu Rudess. "Diferente para nós e bem singular. Ainda, tínhamos o time de composição base no lugar. E essa experiência toda de lidar com a saída de Mike foi um enorme desafio para a banda. Mas nós queríamos tirar o positivo de toda essa mudança e usar isso como uma oportunidade de nos desafiarmos a produzir música realmente poderosa."
A mudança dramática na vida da banda afetou a nova música? "Tenho certeza que alguma intensidade foi canalizada para a música" disse Rudess. "Como músicos, sentimos o que está acontecendo a nosso redor, como todos músicos, e incorporamos essa energia em nosso processo criativo. Então trouxemos Mike Mangini e acrescentamos brilhantismo à mistura. A química é incrível e será divertido ver tudo desenvolver no palco."
A banda tem shows na Europa com início em julho. Até o outono Rudess disse que eles esperam está em turnê nos Estados Unidos. Enquanto isso, Rudess disse que ele sabe que haverá muito foco no Dream Theater com o início desse sério novo capítulo na carreira da banda. "Estamos animados", ele disse. "É como um novo começo para uma banda, e de outro lado, o som e a abordagem clássicos do Dream Theater ainda estão incólumes. Mike está incrivelmente preparado para o que vamos encarar e espero que os fãs também estejam preparados para o próximo capítulo, porque vai ser algo muito especial."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps