Morre Ken Russell, cineasta diretor de "Tommy" do The Who
Por Vitor Bemvindo
Fonte: Mofodeu
Postado em 29 de novembro de 2011
A morte de Ken Russell, cineasta britânico de 84 anos, foi anunciada ontem (28 de novembro) pelo se filho. Russell papel importante na história do cinema, por inserir nos seus filmes a linguagem da pop-arte, além de quebrar tabus, abordando a temática da violência de forma explícita e sendo o primeiro cineasta a utilizar o nu frontal masculino em um filme.
Russell foi indicado ao Oscar de melhor direção, em 1969, por "Mulheres Apaixonadas", seu filme mais aclamado até então. Outro trabalho aclamado do cineasta foi "Vamos com Calma" (1962), filme cujo estilo foi citado algumas vezes por Stanley Kubrick como uma das suas maiores influências.
O trabalho mais notório de Russell, no entanto, foi a adaptação cinematográfica da ópera-rock "Tommy", composta por Pete Townshend, e lançada nos cinemas em 1975. O musical, inspirado pelo disco de mesmo nome, lançado pelo THE WHO em 1969, contou com a participação de importantes nomes da música como os próprios membros da banda, Eric Clapton, Tina Turner, Elton John, entre outros, além dos renomados atores Oliver Reed e Jack Nicholson.
Russell foi responsável não só pela direção do filme, mas também para adaptação da ópera para linguagem cinematográfica, redigindo o roteiro junto com Townshend.
Nenhum dos membros da banda se pronunciou sobre a morte de Russell, mas o site oficial do THE WHO traz a mensagem "R.I.P Ken Russell" (Descanse em paz, Ken Russell), com um link para a notícia da morte do cineasta no site do The Guardian.
Assista a cena clássica do filme, na qual Tommy (interpretado por Roger Daltrey) derrota o "Pinball Wizard" (Elton John):
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps