2012: A crítica musical agoniza e morrerá
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 11 de janeiro de 2012
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande
Nos dias de escassez de informação, eu precisava de revistas como a Rolling Stone e a SPIN. Eu ME IMPORTAVA se a Source desse cotação máxima a um álbum, simplesmente porque era impossível checar tudo com antecedência «e algumas vezes, não dava pra checar nada». Mas isso tudo acabou, e é disso que um memorando do «jornal estadunidense» LA WEEKLY publica em letras garrafais, assim como a razão deles terem cessado totalmente a publicação de resenhas de discos.
A manobra do LA Weekly trata-se menos da morte do crítico, e mais do surgimento de uma casta de curadores. O ecossistema da supersaturação meramente coroou uma nova casta de formadores de opinião incrivelmente poderosos, com influência imensa sobre a cultura musical.
Claro, a lista de vencedores vai muito além do «site musical» Pitchfork, e adentra canais menos codificados como as playlists do Spotify que são compartilhadas via Facebook, Pandora, Sirius, e até mesmo o antenado Shazam. Mas também inclui influências como o «festival» Coachella, e até plataformas altamente entranhadas como o rádio convencional. Porque ao invés de excluírem os críticos, a verdade é que a maioria dos fãs está simplesmente acessando canais diferentes. E elaborando suas playlists e preferências de acordo com eles.
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