ACTA: mais uma ameaça à livre expressão na Internet
Por José Cláudio Carvalho Reis
Fonte: Avaaz.org
Postado em 08 de junho de 2012
Depois que o temor da SOPA e da PIPA deu uma esfriada no congresso estadunidense, a Europa protesta contra uma nova tentativa de censurar a internet. Trata-se do ACTA. Confira trechos extraídos do Avaaz.org:
"ACTA - um acordo global - pode permitir que as corporações censurem a Internet. Negociado secretamente por um pequeno número de países ricos e por poderes corporativos, esse acordo configuraria um novo órgão sombrio para a regulamentação comercial internacional que daria poder para interesses privados policiarem tudo que fazemos online e iria impor enormes penalidades -- inclusive sentença à prisão -- a pessoas que eles julgarem estar afetando seus negócios."
"É revoltante -- os governos de quatro quintos da população mundial foram excluídos das negociações do Acordo Comercial Antipirataria (ACTA) e burocratas não eleitos têm trabalhado de perto com lobistas corporativos para criar novas regras e um regime de aplicação dessas regras altamente perigoso. O ACTA cobriria inicialmente os EUA, Europa e 9 outros países, e então se expandiria para o mundo. Mas se conseguirmos que a União Europeia diga não agora, o tratado perderá sua força e poderá ser paralisado para sempre."
As regras bastante rigorosas significam que pessoas em qualquer lugar do mundo são punidas por atos simples como compartilhar um artigo de jornal ou enviar um vídeo de uma festa que possua uma música sob direitos autorais. Vendido como sendo um acordo comercial para proteger os direitos autorais, o ACTA pode também banir medicamentos genéricos que salvam vidas e ameaçar o acesso de fazendeiros locais a sementes que eles precisam. E, espantosamente, o comitê do ACTA vai ter carta-branca para mudar suas próprias regras e sanções sem controle democrático."
Bem, o teor da coisa é esse mesmo. Se aprovado, o ACTA trará consequências desastrosas para todo o mundo, afetando sobremaneira nossas vidas. Você aceitaria? Caso queira participar, o Avaaz disponibiliza um "abaixo-assinado". Seja mais um a dar o contra!
https://secure.avaaz.org/po/eu_save_the_internet_spread/?rc=fb&pv=357
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Kirk Hammett compara integrantes do Thin Lizzy a super-heróis
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
O hit progressivo dos Mutantes que mistura Yes com samba e encantou Flávio Venturini
O maior cantor, compositor e showman, segundo Ritchie Blackmore: "Ninguém compete"


A piada do porteiro que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço negativo dos gaúchos
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram
Paulo Ricardo diz que sofre boicote de rádios por questões políticas
História do Rock: dos primórdios aos anos 70



