Demonoid: IFPI assume autoria, detenções no México
Por Felipe Espinosa Fernandes
Fonte: Torrentfreak.com
Postado em 20 de agosto de 2012
No inicio da semana se tornou público que o popular site de torrents Demonoid sofrera um ataque hacker e DDoS (distributed denial-of-service), mas, ao que consta, eles tem mais coisas com o que se preocupar.
Sergei Burlakov, do Ministério de Administração Interna da Ucrânia, disse que atendendo as requisições da Interpol, os investigadores do governo chegaram ao provedor do Demonoid, ColoCall, e fizeram com que o site fosse derrubado. A ColoCall se pronunciou, dizendo que a decisão de remover o site foi própria.
Até então, a informação sobre o ocorrido só tinha como fonte a informação que veio da Ucrânia, o que fez com que alguns se questionassem por qual motivo as indústrias de músicas e filmes tenham se mantido silenciosas. Mas agora, o IFPI (Federação Internacional da Industria Fonográfica, nos EUA) soltou uma nota dizendo que finalmente suas reclamações surtiram resultado.
"Demonoid era um líder global em pirataria digital, com uma concorrência deleal em relação aos mais de 500 serviços licenciados que oferecem música de grande valor aos consumidores enquanto protege os direitos dos artistas, escritores e gravadoras", disse o diretor da IFPI anti-pirataria, Jeremy Banks, em um comunicado
"A operação para fechar o Demonoid foi um grande exemplo da cooperação internacional para combater o serviço da facilidade em distribuição de música ilegal em grande escala. Eu gostaria de agradecer a todos os policiais envolvidos neste operação para fechar a empresa que foi construída sobre o abuso de direitos autorais de terceiros."
Nós já sabiamos que as autoridades mexicanas lançaram uma investigação criminal sobre os proprietários do Demonoid e que a Procuradoria Geral do México tinha se envolvido no caso no ano passado, mas hoje foi confirmado que houve uma série de detenções no país.
Uma vez que muitos membros do Demonoid estão preocupados se eles podem estar em risco a TorrentFreak perguntou ao IFPI se os usuários serão o alvo. Porém o grupo disse que não pode mais comentar nada pois há uma investigação ainda em andamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps