Led Zeppelin: Ultimate Classic Rock resenha Celebration Day
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 12 de outubro de 2012
Por Marc Bowan
Os membros sobreviventes do LED ZEPPELIN (Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones), acompanhados pelo baterista Jason Bonham, estiveram no Museu de Nova York de Arte Moderna para uma conferência de imprensa e exibição de seu novo filme 'Celebration Day' em 09 de outubro.
O entusiasta corpo de imprensa parecia estar muito impressionado com o filme durante a exibição, aplaudindo freneticamente depois de cada canção e dando, dessa forma, a sensação de um show real. Esta foi a única exibição a nível mundial, que contará com todos os quatro membros do LED ZEPPELIN. Há exibições adicionais com parte deles em Berlim, Tóquio e Londres, agendados para este mês.
O filme foi exibido para a imprensa antes da conferência de imprensa para dar aos repórteres a chance de fazer perguntas relativas a ele. A forma única como o filme foi concebido e apresentado em formato "filme" é um dos aspectos mais impressionantes de "Celebration Day". Não há entrevistas complementares, sem sequências de fantasia ou qualquer outro preenchimento. São duas horas de rock, essencial fervoroso, and roll, simplesmente. O filme é apresentado da mesma maneira como o concerto do LED na O2, em Londres em 2007. Em retrospecto, isso parece ser um convite muito bom.
Vinte milhões de pessoas se inscreveram para os bilhetes, mas apenas 18.000 sortudos ganhadores de loteria foram realmente capazes de assistir a este show histórico. Combinado com o fato de que os membros da banda se recusaram a entrar em turnê, este filme dá aos espectadores a chance de ver o desempenho brilhante, e dá conta de forma muito honesta do concerto real. Em um momento em que a edição criativa pode fornecer uma gama de experiências de visualização, o LED ZEPPELIN corretamente pediu para que não alterassem drasticamente ou adulterassem o filme, a mixagem do som ou a sensação de set list de concerto real. Como alguém que assistiu a este concerto histórico, este filme é realmente um documento exato do que pode ser a última performance do LED ZEPPELIN na história.
O filme oferece uma introdução inicial em que minimiza o uso de gráficos, créditos excessivos e coisas normal de um longa-metragem. Uma vez que os créditos de introdução terminam, o espectador é rapidamente transportado de volta para 10 de dezembro de 2007. As filmagens de noticiários vintage de Tampa 1973 vem primeiro, como no concerto real, e então inicia-se a contagem para "Good Times, Bad Times". A partir desse ponto, o ataque visual e auditivo começa.
Durante duas horas, o espectador é testemunha da fúria sonora do LED ZEPPELIN. As performances de Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones, combinadas com a potência da bateria de Jason Bonham, faltam saltar da tela. A Cinematografia em 14 câmeras leva você ao palco com a banda, então cada olhar piscar de olhos, e aceno dá testemunho de sua química enquanto o set se desenrola. Robert Plant canta com o coração, deixando-se levar em todos os momentos. O trabalho de Jimmy Page na guitarra é algo para ser admirado, e John Paul Jones é normalmente superior, tanto no baixo e teclados.
A maior revelação do filme poderia ser Jason Bonham, que estudou vários bootlegs e gravações da banda para realmente maximizar a oportunidade de tocar com os amigos de seu pai para a primeira das duas horas com o ZEPPELIN em 27 anos. Bonham realmente desafiou-se a segurar a barra e fazer seu pai orgulhoso. E ele é bem sucedido em todos os sentidos. Ele ainda traz algumas passagens próprias que acrescenta ao trem a vapor sonoro durante às duas horas da exibição.
Este é um filme que precisa ser seriamente observado, digerido e apreciado uma e outra vez. Fãs mais jovens que não estavam vivos quando o grupo estava em seu apogeu pode ver e experimentar o que uma banda magnífica como o LED ZEPPELIN realmente era.
'Celebration Day" faz uma enorme declaração condizente com a carreira do LED ZEPPELIN, e esse filme se excede nas formas mais triunfantes. Este filme definitivamente vai adicionar à lenda e deve tornar-se um "must have" para todos os amantes do rock n' roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
O dia que Eddie Van Halen chorou em encontro com Billie Joe Armstrong, do Green Day
A canção do Led Zeppelin que é "uma piada" mas ensina os jovens a gostar de Rock
Osama Bin Laden: O que havia na sua coleção de cassetes?
O clássico do Led Zeppelin que solo é do nível de "Stairway to Heaven", segundo Jimmy Page
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Boatos no rock: Alguns dos maiores mitos do Rock n' Roll
O cantor considerado o "Led Zeppelin dos anos 50" por Angus Young



