Ghost: rock psicodélico que vem do Japão
Por Aline Luz
Fonte: All Music
Postado em 25 de dezembro de 2012
Com os holofotes voltados para a banda sueca Ghost, após o anúncio de sua participação no Rock in Rio em 2013, banda esta que possui elementos retrô em seu trabalho, como o Heavy Psych, torna-se interessante pôr em foco um outro grupo também chamado Ghost, vindo do Japão, que possui raízes na psicodelia dos anos 60 e no experimentalismo.
GHOST é um grupo underground, cuja formação constantemente sofre mudanças, formado em Tokyo no ano de 1984 por Masaki Batoh, guitarrista e principal mentor da banda.
O rock psicodélico do Ghost japonês contém influências que vão desde o krautrock alemão (CAN, AMON DÜÜLL, GURU GURU), passando pela cena inglesa (SYD BARRET e o PINK FLOYD, além do SOFT MACHINE) e a cena norte-americana (VELVET UNDERGROUND, BOB DYLAN, JEFFERSON AIRPLANE, entre outros).
Podemos ainda identificar como influência para a sonoridade do Ghost o trabalho de pioneiros da música pop eletrônica nos anos 60, que também estava relacionada ao psicodelismo. Procurem por WHITE NOISE (Inglaterra) e SILVER APPLES (EUA).
A improvisação e o free jazz são elementos de destaque. Outra influência, citada por Masaki Batoh, é a banda norte-americana CROMAGNON, um grupo obscuro psicodélico formado em 1969. Este grupo gravou apenas um único disco: ¨Orgasm¨ (1969), posteriormente rebatizado como Cave Rock. Cromagnon é uma banda que pode ser encaixada numa corrente livre-experimental que permeou os anos 60, mesclando barulhos diversos, de preferencia simples e primitivos, à sintetizadores, resultando em um nonsense dadaísta sonoro. Procure por grupos como RED KRAYOLA, THE FUGS, THE GODZ, HOLY MODAL ROUNDERS, SUN RA.
Masaki Batoh e seu Ghost regravaram a faixa "Caledonia", presente no único disco do Cromagnon. Podemos conferir este cover no disco "Stormy Nights", de 2007.
Apesar do Ghost ter sido um grupo que estreou em 1984, seu primeiro disco saiu apenas em 1990. A partir daí seguiram-se mais nove lançamentos, sendo que o último de que se tem notícia, "Overture: Live in Nippon Yusen Soko", foi lançado em 2007.
Durante os anos 80, houve um revival da psicodelia sessentista, onde podemos encontrar, além da Ghost, várias outras bandas como a grega PURPLE OVERDOSE, a brasileira VIOLETA DE OUTONO e a norte-americana THE FLAMING LIPS, que produziram um som que pode ser enquadrado no rótulo psicodélico (muitas vezes chamado neo-psicodélico), ou que mesclaram estas influencias em outros estilos como o pós-punk.
Discografia:
Ghost (1990)
Second Time Around (1992)
Temple Stone (1994)
Lama Rabi Rabi (1996)
Snuffbox Immanence (1999)
Tune In, Turn On, Free Tibet (1999)
Hypnotic Underworld (2004)
Metamorphosis: Ghost Chronicles 1984–-2004 (2005)
In Stormy Nights (2007)
Overture: Live in Nippon Yusen Soko 2006 (2007)
alguns links interessantes:
http://www.popmatters.com/pm/feature/ghost-stories-masaki-batoh-on-life-death-and-stormy-nights/
http://en.wikipedia.org/wiki/Ghost_(1984_band)
http://www.thelineofbestfit.com/reviews/albums/masaki-batoh-brain-pulse-music-81170
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm2608200209.htm
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps