Morre Ed Cassidy, baterista do Spirit, morre aos 89 anos
Por Fernando Portelada
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 07 de dezembro de 2012
Ed Cassidy, baterista da clássica banda de rock SPIRIT, morreu em San Jose, Califórnia, na última quinta (6 de dezembro) de motivos não revelados. Notável por sua cabeça raspada, o que lhe garantiu o apelido de Mr. Skin, um roupão preto da cabeça aos pés e uma bateria gigantesca, Cassidy foi considerado grande influência para outros bateristas nos anos 1960. Ele tinha 89 anos no dia de sua morte.
Nascido em 4 de maio de 1923 em uma cidade rural nos arredores de Chicago, Cassidy começou sua carreira ainda bem jovem, em 1937, após sua família mudar para Bakersfield, também na Califórnia. Ele serviu na marinha durante a Segunda Guerra Mundial e teve diversos trabalhos antes de retornar para o mundo da música nos anos 1940, trabalhando em diversos tipos de bandas, além de trilhas sonoras e na San Francisco Opera.
Cassidy passou os anos 1950 trabalhando principalmente com Jazz na Califórnia, tocando com personalidades históricas, como: Art Pepper, Roland Kirk e Gerry Mulligan. Ele tocou com Taj Mahal e Ry Cooder brevemente em uma banda chamada Rising Sons, antes de formar um novo grupo, os Red Roosters, em 1965. Esta última continha Cassidy, seu enteado Randy California nas guitarras, Mark Andes no baixo e Jay Ferguson nos vocais.
Trocando o nome para SPIRIT, com a adição do tecladista John Locke, eles criaram um som que era mistura de Jazz, Hard Rock e influências psicodélicas. Assinando ainda nos anos 1960 com o empresário musical Lou Adler, o grupo lançou oficialmente seu álbum auto-intitulado em 1968 e "The Family That Plays Together" logo após, que incluía o grande sucesso: "I Got A Line On You".
Em 1969 eles fizeram uma turnê com uma banda pouco conhecida até então: LED ZEPPELIN. Seu impacto neste novo grupo foi substancial. Cassidy normalmente tocava seu solo de bateria com as mãos nuas, o que supostamente teria influenciado John Bonham em "Moby Dick", enquanto Jimmy Page começou a usar um theremin para alterar o tom de sua guitarra, após ver Randy California fazê-lo no palco. Muitos fãs e críticos notaram as similaridades de "Taurus", música do SPIRIT, com a introdução de "Stairway to Heaven", do ZEPPELIN, que surgiu vários anos depois.
Após o lançamento de seu grande álbum "Twelve Dreams of Dr. Sardonicus", em 1970, a formação original do SPIRIT se desfez. Cassidy continuaria no grupo por várias décadas e formações, até Randy California se afogar no Havaí em 1997. Após tal fato ele continuou tocando com Merrel Frankhauser até a aposentadoria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps