Ciência: o comportamento dos moshers estudado em universidade

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Sigried Neutzling Buchweitz, Fonte: Technology Review, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 


De acordo com TechnologyReview.com, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cornell, em Ithaca descobriu que a distribuição da velocidade de moshers em shows de heavy metal - onde os fãs correm juntos "abandonando" seus corpos, quicando uns sobre os outros com os braços e as pernas balançando e chutando - é parecido com o de moléculas num gás 2D em equilíbrio.
5000 acessosPain Of Salvation: Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas5000 acessosOsama Bin Laden: O que havia na sua coleção de cassetes?

Jesse Silverberg e seus colegas disseram na Universidade de Cornell: "shows de heavy metal apresentam um ambiente extremo onde grandes multidões de humanos, muitas vezes embriagados, se expõem a música muito alta em sincronia com brilhantes luzes que piscam. Neste cenário, encontramos dois tipos de movimento coletivo: mosh pits, em que os participantes se chocam uns contra os outros aleatoriamente, de maneira semelhante a um gás ideal, e circle pits, nos quais os participantes se movimentam coletivamente em um círculo formando um vórtice de pessoas. Nós modelamos estes dois comportamentos coletivos usando flocking* e encontramos pontos comuns qualitativos e quantitativos com os comportamentos encontrados em vídeos de shows de metal. Além disso, encontramos um diagrama de fases que mostra a transição de um mosh pit para um circle pit, bem como uma terceira fase prevista, a formação de uma espécie de 'faixa de rodagem'."

*flocking: pra explicar um pouco, de maneira bem superficial, é um modelo comportamental de partículas como sendo bandos, manadas, cardumes, enxames... Em escalas que vão de indivíduos a grupos de moléculas. É muito estudado para diversas aplicações, que vão desde computação gráfica para animações e jogos até pesquisas científicas de biologia, química, física, matemática e por aí vai.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 14 de março de 2013
Post de 30 de outubro de 2014

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

Pain Of SalvationPain Of Salvation
Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas

Osama Bin LadenOsama Bin Laden
O que havia na sua coleção de cassetes?

MetromixMetromix
A lista dos vocalistas mais irritantes do rock

5000 acessosMetal: adolescentes que ouvem o gênero fazem mais sexo?5000 acessosHeavy Metal: as trinta maiores bandas de países diferentes5000 acessosNinguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos4516 acessosTop 5 de Filmes: O Estranho Mundo de Rob Zombie3030 acessosLed Zeppelin: Pole Dance ao som de "I Can't Quit You Baby"5000 acessosAxl: chatice e as estranhas festas para impressionar o Metallica

Sobre Sigried Neutzling Buchweitz

Sou arquiteta e urbanista, blogueira nas horas vagas, apaixonada por novidades sonoras. Por isso edito o blog Rio de Metal, pra ajudar a divulgar eventos e bandas (autorais) independentes de rock pesado que acontecem no estado do Rio de Janeiro. De vez em quando, falo de outros assuntos ligados a esse som poderoso que é o Metal, tipo arquitetura, decoração, humor... Gosto muito quando os leitores participam com comentários!

Mais matérias de Sigried Neutzling Buchweitz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online