The Who: Townshend não acredita que a banda esteja junta até hoje
Por Nathália Plá
Fonte: classicrockmagazine.com
Postado em 11 de março de 2013
O guitarrista do the Who, Pete Townshend, diz que fica surpreso da banda não ter se separado – e dá créditos ao falecido baterista, Keith Moon, por mantê-los juntos.
Townshend e Daltrey continuaram a trabalhar a despeito das mortes de Moon em 1978 e do baixista John Entwistle em 2002. Mas o icônico guitarrista – que semana passada pediu desculpas por xingar palavrões a uma garota – diz que as coisas poderiam ter sido bem diferentes.
Ele disse ao Spinner: "Bandas são coisas peculiares. Poderia ter sido mágico, de certa forma, dois músicos tocando juntos. Isso não significa necessariamente que eles serão amigáveis".
"Houve exceções – eu tenho um amigo, Eric Mingus, que é filho de Charlie Mingus. Ele conta histórias de quando o Thelonius Monk vinha e sentava ele no colo e tocava piano. Eu acho essas histórias inebriantes e quero saber mais: a idéia de que Thelonius Monk e Charlie Mingus de fato ficavam em casa e com suas crianças em seus colos é um deleite".
"Mas isso não é algo que seja necessário entre músicos. Você pode subir em um palco com um bando de gente que você odeia e produzir música fantástica".
Townshend admite que houve "ódio e indisposição" durante os primórdios do The Who. "A gente tinha uma tendência a ser portar como loucos e ficávamos fora de si como que numa comédia pastelão", disse ele. "O Keith amenizava o clima".
A banda é infame por destruir quartos de hotel, que o guitarrista admite serem atos de energia negativa. "Há uma sensação de que a destruição era de certa forma muito, muito sombria. Penso que aquele incidente em Montreal foi sombrio porque, na realidade, não fomos só nós. Foi uma festa com 20 ou 30 pessoas, muitas das quais eram executivos de gravadoras e nativos que participaram dessa destruição absurda desse lindo quarto em um Hotel Four Seasons novinho em folha em Montreal."
"Esses momentos sombrios foram pouquíssimos e esparsos. O Keith fazia de tudo uma piada. Ele mantinha todos felizes".
"Mas sempre havia uma forte possibilidade da banda dispersar a qualquer momento. Fico surpreso por isso não ter acontecido".
O the Who acabou de concluir uma turnê nos EUA com o seu show Quadrophenia And More. Eles tocarão pela Europa começando em junho, incluindo as seguintes datas no Reino Unido e Irlanda:
8 de Jun: Dublin O2 Arena
10 de Jun: Belfast Odyssey Arena
12 de Jun: Glasgow SECC
15 de Jun: Londres O2 Arena
16 de Jun: Londres O2 Arena
18 de Jun: Sheffield Motorpoint Arena
20 de Jun: Newcastle Metro Radio Arena
23 de Jun: Manchester Arena
25 de Jun: Cardiff Motorpoint Arena
28 de Jun: Birmingham LG Arena
30 de Jun: Liverpool Echo Arena
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A clássica música do Queen que Brian rejeitava pois pressentia a tragédia de Freddie
O que significa "Ovelha Negra", e de quem Rita Lee estava falando na letra da canção
Os clássicos dos Beatles que Mick Jagger não gostava porque achava "bobinhas" demais



Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
Os guitarristas icônicos que mais influenciaram Pete Townshend: "Tudo mudou"
O guitarrista que Angus Young disse ser "o mais imitado do mundo"
O músico que seria salvo pelo The Who, ficou a ver navios e David Bowie o tirou da lama
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas
Lemmy e o solo de baixo que mudou a história do instrumento no rock lá em 1964



