The Who: Townshend não acredita que a banda esteja junta até hoje
Por Nathália Plá
Fonte: classicrockmagazine.com
Postado em 11 de março de 2013
O guitarrista do the Who, Pete Townshend, diz que fica surpreso da banda não ter se separado – e dá créditos ao falecido baterista, Keith Moon, por mantê-los juntos.
Townshend e Daltrey continuaram a trabalhar a despeito das mortes de Moon em 1978 e do baixista John Entwistle em 2002. Mas o icônico guitarrista – que semana passada pediu desculpas por xingar palavrões a uma garota – diz que as coisas poderiam ter sido bem diferentes.
Ele disse ao Spinner: "Bandas são coisas peculiares. Poderia ter sido mágico, de certa forma, dois músicos tocando juntos. Isso não significa necessariamente que eles serão amigáveis".
"Houve exceções – eu tenho um amigo, Eric Mingus, que é filho de Charlie Mingus. Ele conta histórias de quando o Thelonius Monk vinha e sentava ele no colo e tocava piano. Eu acho essas histórias inebriantes e quero saber mais: a idéia de que Thelonius Monk e Charlie Mingus de fato ficavam em casa e com suas crianças em seus colos é um deleite".
"Mas isso não é algo que seja necessário entre músicos. Você pode subir em um palco com um bando de gente que você odeia e produzir música fantástica".
Townshend admite que houve "ódio e indisposição" durante os primórdios do The Who. "A gente tinha uma tendência a ser portar como loucos e ficávamos fora de si como que numa comédia pastelão", disse ele. "O Keith amenizava o clima".
A banda é infame por destruir quartos de hotel, que o guitarrista admite serem atos de energia negativa. "Há uma sensação de que a destruição era de certa forma muito, muito sombria. Penso que aquele incidente em Montreal foi sombrio porque, na realidade, não fomos só nós. Foi uma festa com 20 ou 30 pessoas, muitas das quais eram executivos de gravadoras e nativos que participaram dessa destruição absurda desse lindo quarto em um Hotel Four Seasons novinho em folha em Montreal."
"Esses momentos sombrios foram pouquíssimos e esparsos. O Keith fazia de tudo uma piada. Ele mantinha todos felizes".
"Mas sempre havia uma forte possibilidade da banda dispersar a qualquer momento. Fico surpreso por isso não ter acontecido".
O the Who acabou de concluir uma turnê nos EUA com o seu show Quadrophenia And More. Eles tocarão pela Europa começando em junho, incluindo as seguintes datas no Reino Unido e Irlanda:
8 de Jun: Dublin O2 Arena
10 de Jun: Belfast Odyssey Arena
12 de Jun: Glasgow SECC
15 de Jun: Londres O2 Arena
16 de Jun: Londres O2 Arena
18 de Jun: Sheffield Motorpoint Arena
20 de Jun: Newcastle Metro Radio Arena
23 de Jun: Manchester Arena
25 de Jun: Cardiff Motorpoint Arena
28 de Jun: Birmingham LG Arena
30 de Jun: Liverpool Echo Arena
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
O dia que Caetano Veloso gravou sozinho para que músicos vissem show histórico de rock
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Derek Riggs: "Eddie vende mais do que Mickey Mouse"
O recado de Bruno Sutter para roqueiros que não entendem sucesso de outros estilos
Charlie Brown Jr: Esposa diz que Champignon foi sucumbido por espíritos ruins

O misterioso nome que aparece nos créditos de "Tommy", clássico do The Who
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A canção do The Who que Pete Townshend achava horrível e acabou vendendo mais de 1 milhão
A banda clássica que Pete Townshend respeitava, mas dizia nunca ter gostado
A música que, para Pete Townshend, herdou o papel rebelde do rock and roll
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
"The Who nunca mais foi o mesmo após Keith Moon falecer", admite Roger Daltrey
A importância do The Who na formação musical de Tom G. Warrior, ícone do metal extremo
O único disco de rock que Elvis Presley gravou em toda sua carreira, segundo Pete Townshend



