Black Sabbath: Iommi não deixou doença interferir no novo álbum
Por Nathália Plá
Fonte: blabbermouth.net
Postado em 11 de março de 2013
Black Sabbath - Mais Novidades
O baixista do BLACK SABBATH, Geezer Butler, disse em uma entrevista para a revista Guitar World que o "13", novo álbum da banda — o primeiro em 35 com a participação de Butler, do guitarrista Tony Iommi e do vocalista Ozzy Osbourne — é também o primeiro que os membros originais fizeram completamente sóbrios. Butler explicou, "Esse foi um milhão de vezes melhor que o último álbum, em que todos estavam com os miolos moles!" Acrescentou o vocalista Ozzy Osbourne, "O 'Never Say Die!' [de 1978] devia ter sido chamado 'We Should Be Fucking Dead!' ['Devíamos estar mortos!']"
O guitarrista do SABBATH, Tony Iommi, foi diagnosticado com linfoma em estágio inicial no fim de 2011. Linfoma é um câncer dos linfócitos, um tipo de célula que forma parte do sistema imunológico. A produção do "13" foi interrompida enquanto Iommi começou quimioterapia, mas não se passou muito tempo até que ele pedisse à banda que mudasse as operações do estúdio Shangri-La de Rick Rubin, em Malibu, Califórnia para a Inglaterra para que ele pudesse trabalhar no material no intervalo entre as sessões de tratamento.
"Tony é o tipo de sujeito que não quer nos decepcionar", disse Butler à Guitar World. "Ele não deixaria sua doença interferir nesse álbum. Ele queria fazê-lo."
A doença de Iommi não foi o único obstáculo para o BLACK SABBATH durante a criação do "13". Apesar de passar um ano compondo com a banda, o baterista Bill Ward decidiu ficar de fora da reunião no início de 2012 em virtude de desavenças contratuais amplamente divulgadas. Após muitas especulações dos fãs sobre quem seria o substituto de Ward, foi finalmente revelado nesse mês de janeiro que Brad Wilk — mais conhecido por seu trabalho no RAGE AGAINST THE MACHINE e AUDIOSLAVE — foi escolhido por Rubin para tocar bateria no álbum.
"Todos adoraríamos ter o Bill no álbum", disse Butler. "Mas de repente surgiu algo. Eu fui para o Havaí quando o Tony começou seu tratamento, e quando voltei o Bill não estava mais na banda."
"A única coisa triste é que o Bill não segurou as pontas", Osbourne disse à revista Revolver. "Teria sido ótimo ter o Bill conosco. Eu nunca entendi o lado negocial dessa coisa. Eu prefiro não chegar a esse ponto. Minha esposa faz isso por mim, e a esposa do Geezer é empresária dele e o Tony tem o empresário dele. Então eu não me intrometo nisso. Mas eles poderiam ter chegado a um acordo com ele. Quero dizer, eu ainda o amo, desejo bem a ele, mas..."
Apesar da banda ter hesitado em um primeiro momento quanto à convocação de Wilk para fazer as faixas de bateria no "13", ele se mostrou à altura da responsabilidade.
"Eu fiquei realmente surpreso", disse Butler à Guitar World. "Ele tem aquele tipo de swing de jazz do Bill Ward, mais do que aquela batida de heavy metal".
O novo álbum do BLACK SABBATH — o 19º da banda no total — sairá em junho. Os títulos das músicas que estarão no CD incluem três faixas monstruosas de mais de sete minutos, "End Of The Beginning", "God Is Dead" e "Epic", bem como uma faixa sobre padres pedófilos assassinos ("Dear Father") e outra sobre o flagelo do vício em metanfetamina ("Methademic").
No mês passado o BLACK SABBATH lançou online um vídeo com cenas de bastidores que leva os espectadores ao estúdio para um vislumbre da criação do "13". Todos os três membros originais parecem satisfeitos por finalmente estarem trabalhando juntos novamente após 35 anos, tendo Iommi dito o seguinte sobre o álbum, "Nem sempre você pode repetir o que fez, você apenas tem de seguir em frente. Será uma versão atual de como foi há 40 anos, eu suponho."
Em outra parte do video, Ozzy disse, "Esse álbum do BLACK SABBATH possivelmente é o álbum mais importante da minha carreira", enquanto Butler acrescentou, "Nós provavelmente estaremos mortos em breve, então enquanto ainda podemos tocar e cantar, nós temos de fazer isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Banda sueca Graveyard confirma turnê latino-americana com 4 shows no Brasil
Elton John quase casou com mulher que dizia que "vivia dizendo que eu nunca faria sucesso"
Astros do rock: o patrimônio líquido de cada um
Seria a canção mais odiada dos Beatles realmente tão ruim quanto dizem?


Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
Um dos maiores hinos do Metal, e que Ozzy disse ser "a 'Paranoid'" daquela outra banda
Os guitarristas que influenciaram Tony Iommi, fundador do Black Sabbath
Jack Osbourne diz que último show de Ozzy arrecadou "seis ou sete" milhões de libras
Alex Van Halen lembra como performance de Bill Ward (Black Sabbath) mudou sua vida
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal
A banda de Heavy Metal definitiva para Ronnie James Dio



