África: headbangers do Botsuana em especial de tevê
Por Willba Dissidente
Fonte: Youtube
Postado em 04 de março de 2013
Após a exposição fotográfica "Renegades" de Frank Marshall, a impressionante cena metal africana, especificamente em Botsuana, continua chamando atenção no mundo todo. Dessa vez, o underground local foi filmado num mini-documentário pelos holandeses do Metropolis TV. Reunindo jovens cineatras e produtores de televisão, a meta do Metropolis é contar estórias impressionantes de todos os cantos do globo, já tendo produzidos filmes curtos sobre situações em lugares como Filipinas, Tanzânia, EUA, entre outros, mas não exclusivamente sobre o Heavy Metal.
Intitulado "Metalheads que abraçam coelhinhos no Botsuana", o vídeo (legendado em inglês), que estreiou no fim de janeiro desse ano, nos apresenta "Gunsmoke" que, junto com seu melhor amigo "The Trooper", é dos pioneiros da cena metal de Gaborone, capital do Botsuana. Gunsmoke mora na roça com seu pai e trabalha como criador de coelhos. O estilo de calças apertadas, jaquetas com franja, cinturões, bracetes, luvas, lenços, correntes, botas e chapéus de cowboy, todos devidamente adornados com inúmeros arrebites, gera desconfiança entre os vizinhos e o próprio pai do headbanger, que gosta "de todo o tipo de musica", porém desaprova os hábitos etílicos e aparência "perigosa" de Gunsmoke. "Não somos satanistas, apenas amamos a música, ajudamos uns aos outros e curtimos os filmes de cowboys brancos", declararam The Trooper e Gunsmoke em entrevista.
Um dos méritos do mini-documentário é retratar mais o visual distintivo do heabangers do Botsuana, para além dos fotografados por Marshall e demostrar os fãs de metal em seus respectivos espaços (como o quarto com posters do BLACK SABBATH e IRON MAIDEN nas paredes), e o "Mopipi Bar" onde ocorrem os eventos de rock pesado.
Quando a produção do Metropolis estava filmando em Botsuana, a banda que se apresentava no "Mopipi" era o SKINFLINT, grupo de heavy metal oitentista formado em 2005 e que já conta com 04 discos lançados; um dos favoritos entre os headbangers locais. "Muitas bandas africanas estão ocidentalizando a músicas, mas nós queremos fazer algo diferente, por isso colocamos nas letras mitologias, conhecimentos e crenças ancestrais, o que nós chamamos de African Heavy Metal", declara Giuseppe Sbrana, vocalista e guitarrista do SKINFLINT.
Quando perguntando o porquê do metal ser tão importante para ele, Gunsmoke responde o que qualquer headbangers, não importando onde ele vive diria: "por que me inspira e me fortalece frente as dificuldades". Tal resposta, outra vez, nos mostra que o amor ao rock pesado faz de todos nós headbangers, não importando etnia, religião, cor de pele ou qualquer outro esteriótipo.
Willba Dissidente agradece aos amigos Thiago Viana (São Luis/MA) e Saulo Baldim Gandini (Pouso Alegre/MG).
Nota: em minha matéria anterior sobre a cena underground do metal no Botsuana, mutios comentários foram feitos sobre a incompatibilidade do clima local com as roupas dos bangers. De acordo com o site Infopédia, a temperatura local varia dos 34°C, no âpice do verão, à valores inferiores a zero na época mais rigorosa do inverno.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
Tico Santa Cruz: um comovente texto sobre suicídio de Champignon
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Bruce Dickinson elege o melhor cantor de Rock da história; Não é Freddie, Dio ou Gillan
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião do Sepultura
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo


